sexta-feira, 20 de abril de 2018

PM de SP, MG e Aviação do Exército Brasileiro com ajuda de montanhistas voluntários efetuam missão SAR

Militares do COE da Polícia Militar do Estado de São Paulo, na região do Pico dos Marins entre São Paulo e Minas Gerais.

Por: Redação OD.

Desde a última quarta-feira 18 de abril, forças conjuntas dos estados de São Paulo e Minas Gerais conduzem uma missão de busca e salvamento  para localizar o francês Éric Welterlin que mora há 3 anos em Itajubá, sul de Minas Gerais. Segundo sua esposa, Éric tinha como objetivo subir e descer do Pico dos Marins ( Região de Piquete SP e Marmelópolis MG) na última segunda-feira dia 16 de abril. Experiente corredor de montanha, Éric não havia dado notícias ou retorno até a tarde de terça feira (17) quando a família e amigos notificaram o desaparecimento.


Em breve resposta, a Polícia Militar do Estado de São Paulo deu início ao apoio, através do COE (Comandos e Operações Especiais), Corpo de Bombeiros, Cães Farejadores do 3º BAEP e o Grupamento de Radio Patrulha Aérea (GRPAe - Águia) que em conjunto com o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar de Minas Gerais realizam as buscas com o apoio de montanhistas voluntários. Na quinta-feira dia 19 foram empenhados três helicópteros (GRPAe + Bombeiros MG + Exército Brasileiro) juntamente com mais 30 militares e outros 20 montanhistas, mas infelizmente sem a localização do Éric. 

Nessa manhã as buscas serão retomadas a partir das 6h e com áreas diferentes à serem exploradas. As informações da família são que ele estava minimamente equipado com jaqueta impermeável, cobertor de emergência e head-lamp. As buscas foram retomadas as 5h da manhã (dia 20) pela equipe de 16 homens do COE e às 6h30 pela equipe de 30 militares do Corpo de Bombeiros da PMESP. 02 Cães farejadores do 3º BAEP do CPI-1, Polícia Militar Ambiental de SP, 18 Bombeiros de MG e cerca de 20 montanhistas voluntários subiram a montanha para atuar em outras áreas das já exploradas.


Foi estabelecido um SICOE (Sistema de Comando de Operações de Emergência) pelo 3ºSGB do 11º Grupamento de Bombeiros (SP) com posto de controle no estacionamento do Refúgio Marins, local que é o principal acesso à trilha que leva a região da ocorrência. A empresa Drone Solution ( representada no local pelo Sr. Sérgio Zolino, operador profissional de drone) realiza voluntariamente auxílio à equipe do COE da PMESP, efetuando sobrevôos de locais de dificil acesso como fendas e abismos onde as aeronaves não conseguem realizar a aproximação. Também já integram as buscas os Helicópteros Esquilo do GRPAe (PMESP) e do Corpo de Bombeiros de MG, além do AS322 Cougar do Batalhão de Aviação do Exército Brasileiro de Taubaté.

*Luiz Antônio Gambá, montanhista voluntário que participa das operações de SAR no terreno é Diretor de Percurso e Segurança na empresa Desafio das Serras e Circuito das Serras, Voluntário na empresa Sou Amigo do Lobo e field staff na empresa Adventure Camp.


Fonte: Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e com informações "in loco" de Luiz Antônio Gambá*, montanhista que participa das operações.

*Luiz Antônio Gambá, montanhista voluntário que participa das operações de SAR no terreno é Diretor de Percurso e Segurança na empresa Desafio das Serras e Circuito das Serras, Voluntário na empresa Sou Amigo do Lobo e field staff na empresa Adventure Camp

Nenhum comentário: