sexta-feira, 20 de abril de 2018

Patrouille de France no Carrefour de l'Air 2018



Por: Yam Wanders.

Em mais um evento de grande qualidade e de grande importância institucional, o Carrefour de l'Air desse ano no Musée de l'Air et Espace de Le Bourget coincidiu sua realização com as festividades de aniversário de 120 anos do Aéroclub de France, a instituição aéronáutica pioneira e também a mais antiga do mundo. Apesar do Aéroclub de France não possuir uma "sede operacional em campo", o Aéroport de Le Bourget é ainda considerado seu lar pois foi lá que o mesmo desenvolveu suas atividades pioneiras no começo da era da regulamentação das atividades aéreas na França, que acabram por servir de exemplo ao mundo aeronáutico que se desenvolvia. E como não poderia deixar de ser, um evento de grande importância como esse torna imperativo a presença da Patrouille de France.




A Patrouille de France é o esquadrão de demonstrações aéreas oficial da Armée de l'Air ( a Força Aérea Francesa), criada em 1953 e juntamente com a "Equipe de Voltige" de l'Armée de l'Air ( equipe acrobática), ambos tem como missão representar a Armée de l'Air em eventos aéreos pela França e pelo mundosão, e também são os embaixadores da França no mundo aeronáutico civil e militar.

Sediada na Base Aérienne 701 na cidade de Salon-de-Provence desde meados dos anos 70, a PAF como é também conhecida, é considerada uma das melhores esquadrilhas performáticas do mundo e uma das mais tradicionais, com tradição de doutrina acrobática que remonta aos anos 30.



Composta de 9 pilotos e 35 mecânicos, além do pessoal de apoios administrativos, a Patrouille de France participa ativamente de todos os eventos possíveis na França quando do fim do inverno, e quando em ocasiões especiais a PAF é uma das raras esquadrilhas que tem estrutura para se deslocar para outros continentes, sendo a única que já efetuou a volta completa no globo terrestre efetuando apresentações por onde fez escalas técnicas ou agendadas.




A aeronave é o Alpha-Jet, um jato birreator de treinamento e ataque leve, de projeto e fabricação fanco-alemã, utilizado pela PAF desde 1981 e que é caracterizado pelas respectivas cores da bandeira francesa, e, atualmente a PAF possui 12 deles operacionais mas utilizam apenas 8 em suas apresentações. A seleção dos pilotos é rigorosa, atendendo a uma fila de espera de pilotos oriundos de diversos esquadrões de aviação de caça, que devem possuir um mínimo de 1500 horas de vôo em aeronave a jato além de efetuarem o curso de líder de esquadrão e serem também indicados pelos pilotos que já estão ou estiveram ativos na PAF.



Galeria de imagens:




















































Nenhum comentário: