sábado, 7 de abril de 2018

Força Aérea da Índia forma suas primeiras pilotos de caça

As primeiras pilotos de caça da Força Aérea da Índia, Avani Chaturvedi , Mohana Singh e Bhawana Kanth. Imagem via Indian Air Force.
Por: Redação OD

A Força Aérea Indiana anunciou a realização do primeiro voo solo de suas primeiras pilotos mulheres da aviação de caça de seu país. Avani Chaturvedi, Mohana Singh e Bhawana Kanth, efetuaram suas avaliações finais desde o dia 16 de março desse ano mas só agora suas aprovações foram divulgadas.



Após completarem um treinamento em aeronaves de treinamento turbo hélice HTT-40 e depois com o aperfeiçoamento em jatos HJT-16 Kiran e Hawk 132, as mesmas vão continuar treinamento de combate em aeronaves MIG-21 "Fishbed" e depois prosseguirão treinamento na versão mais moderna do MIG-21 "Bison". De acordo com diversos especialistas da imprensa indiana, o incentivo para a formação de mulheres aviadoras em todas as especialidades existentes na Força Aérea Indiana se deve a uma baixa do número de homens que procuram a formação de pilotos, em especial a de aviação de caça, assim como a crescente evasão dos pilotos já formados para o mercado civil após seu tempo regulamentar de serviço.


Entre as 3 formandas, apenas Mohana Singh vem de uma família de tradição militar, onde seu avô era artilheiro de helicóptero e veterano da guerra Indo-paquistanesa de 1948. A Força Aérea Indiana conta atualmente com um contingente de 120 mil oficiais diversos, sendo que destes, 1500 são mulheres em diversos postos de atividades de apoio ao voo, desde controladoras de tráfego aéreo até outras modalidades de tripulantes técnicos operacionais em aviões e helicópteros, e, desde 2015 existe um programa que visa a formação de mais mulheres na aviação operacional, em especial na Aviação de Caça.


Fonte e fotos: Indian MoD via Indian Defence-Debate & Facts.

Nenhum comentário: