terça-feira, 27 de março de 2018

HMS OCEAN é descomissionado da Royal Navy em cerimônia com a presença da Rainha Elizabeth II

A cerimônia terminou com o "White Ensign" (bandeira símbolo)  da Marinha Real sendo arriado do mastro principal do navio. Foto via Royal Navy.

Por: Redação OD.

Em uma cerimônia de alta pompa e importância para a Marinha Real Britânica incluíndo os tradicionais 21 tiros de canhão, realizou-se hoje na base naval de Devonport, na cidade de Plymounth, o descomissionamento do HMS Ocean após 20 anos de serviços e recentemente adquirido pela Marinha do Brasil.

Imagem via Royal Navy.

A cerimônia contou com a presença de sua Majestade, a Rainha Elizabeth II, acompanhada pelo chefe da Marinha Real, primeiro almirante do Mar do Mar Sir Philip Jones e mais de 500 tripulantes do navio e de esquadrões de helicópteros que operaram no mesmo entre, oficiais e praças, suas famílias e muitos outros ligados as atividades do navio.
Imagem via Royal Navy.

Durante a cerimônia de descomissionamento, a Rainha inspecionou um desfile da companhia de serviço do navio no píer e  um sobrevoo de aeronaves militares antes de seu embarque no navio para a complementos da cerimônia. No desfile aéreo estiveram presentes helicópteros Wildcats do 815 Naval Air Squadron (NAS),  Merlins Mk3 do 845 NAS baseados na Royal Naval Air Station Yeovilton (RNAS);  Sea King´s Mk 7 do 849 NAS, dois Merlin Mk2s do 814 NAS baseados em RNAS Culdrose e Chinooks do 27 Squadron baseado na RAF Odiham.

Durante os discursos da cerimônia de descomissionamento, Sua Majestade e outros altos Oficiais da Marinha Real afirmaram a importância que as novas visões de futuro da política de defesa britânica e da Commonwealth exigem navios aeródromos maiores e mais modernos, além de fragatas e outros de nova concepção, mais adequados às novas tecnologias e estratégias desenvolvidas pelo MoD (Ministry of Defence) britânico e seus aliados.
Além da cerimônia, Sua Majestade foi recebida para almoçar no HMS Ocean em companhia de membros da tripulação. 
A cerimônia terminou com o "White Ensign" (bandeira símbolo)  da Marinha Real sendo arriado do mastro principal do navio.

O Comandante do navio, Comandante Nick Wood, declarou:

 "Este é um dia triste para todos nós. Este navio foi a nossa casa quando em missões exteriores. Mas enquanto sentirmos a falta do HMS Ocean, não devemos deixar a nuvem turvar o futuro brilhante do Royal Marinha ou bloquear o caminho do progresso.O navio que substitui o HMS Ocean, HMS Prince of Wales , é muito maior e aumentou muito nossas capacidades avançadas ." 

A rainha conheceu membros da tripulação e suas famílias a bordo, antes de ser apresentada com o livro oficial de descomissionamento e de receber lembranças e presentes do navio. O navio deixa oficialmente serviço com a Royal Navy esta semana depois de uma história movimentada de 20 anos.
Durante sua carreira agitada, o HMS Ocean mostrou que não é apenas um navio de guerra, mas se envolve com o mundo como um símbolo da influência britânica. Recentemente o navio provou suas capacidades em operações de ajuda humanitária com sua operação de socorro aos territórios ultramarinos britânicos devastados pelo recente furacão nas ilhas do Caribe no ano passado.

Fonte e imagens: Royal Navy.

Nenhum comentário: