sábado, 2 de dezembro de 2017

USS Wasp (LHD-1): O 10º navio em uma dinastia com mais de 240 anos de guerreiros da US Navy


Por: Anderson Gabino
Sejam bem-vindos ao navio de guerra n° 1 da Marinha dos Estados Unidos! Com esta frase a imprensa carioca, fora recebida a bordo do USS Wasp (LHD-1), pelo Lieutenant Commander Scott Olin. A visita fora feita a partir de um convite do Consulado do Estados Unidos, aproveitando-se da escala técnica da embarcação no Rio de Janeiro, já que o navio está em trânsito para o Japão, onde ele irá substituir o USS Bonhomme Richard, na área de conflito com a Coréia do Norte. Durante o roteiro a bordo, fomos a várias seções do navio, começando pela doca seca, onde os blindados anfíbios e suas lanchas ganham o mar, durante suas operações. A bordo do navio, encontrava-se apenas 03 unidades de MH-60S Sea Hawk, sendo que uma das aeronaves, encontrava-se no deque inferior parcialmente desmontada.

A sua força orgânica de aeronaves (F-35 B, Osprey, Sea Stallion, Huey Cobra e Sea Hawk) e demais materias de combate, encontram-se a bordo do USS Bonhomme. Chegando ao japão, haverá a transferência de material do USS Bonhomme, para o USS Wasp, assim desta forma a região não fica desguarnecida e também existe a questão da logística e dos corte de gastos imbuídos nesta faina. Na sequêcia fomos convidados pelo Commander Gregory Freitag, a conhecer o centro médico da embarcação. O local tem capacidade para se tratar, até 14 pacientes graves ao mesmo tempo. Podendo ainda atender desde pequenos procedimento médicos e consultas, chegando até ao nivel de alguns tipos de cirurgias de alto teor de complexidade. Uma área reservada como enfermaria, via-se 20 leitos prontos para qualquer tipo de situação médica. O USS Wasp (Vespa) é o primeiro, de oito navios da Classe Wasp de assalto anfíbio e múltiplos propósitos (LHD) e o décimo navio de guerra a ostentar esse nome. 


A principal missão da embarcação é apoiar os Marines em combate, e também fornecer ajuda humanitária durante algum desastre natural, assim como apoio médico a quem se fazer necessário. O navio é de fato uma cidade flutuante, com uma tripulação que beira 1.200 militares, ele ainda é capaz de embarcar 1.600 Marines equipados e com seus suprimentos necessários para combate. Fazendo-se uso do seu impressionante centro de comando/controle, do convés de pouso e decolagem, de seus recursos médicos, ele se oferece, como uma poderosa opção de resposta a crises. O Wasp mede 257 m e desloca 41 mil tons, podendo abrigar até 31 aeronaves de múltiplos uso, além de várias lanchas de desembarque e viaturas blindadas de assalto. 

O navio fora construído em Pascagoula, no Mississipi tendo sido comissionado em 29 de julho de 1989. Para sua defesa, o USS Wasp está equipado com inúmeros sensores e sistemas de armas, como: Sistemas Sea Sparrow e Rolling Airframe Marine, além de 2 sistemas de armas de defesa (CIWS) cada qual com 4 metralhadoras 25mm e uma .50. Mas a principal arma deste navio de guerra são os seus marinheiros e fuzileiros navais. Cada marinheiro e fuzileiro naval a bordo, é um voluntário que recebeu um treinamento intensivo na arte da navegação, em combate e em missões humanitárias. A bordo, todos estão sempre atento à segurança interna e externa, já que eles fazem parte de um navio de guerra ativo, onde o trabalho perdura de dia e de noite.
A história de um nome


Os navios da classe de assalto anfíbio de múltiplos propósitos recebem geralmente o nome de navios famosos da Marinha dos EUA, onde os quais, por sua vez, não foram nomeados em homenagem a batalhas. O nome do LHD 1 Wasp, foi uma homenagem que a US Navy, prestou aos nove navios que, o precederam desde a época da Revolução Americana e que levavam esse nome ilustre. Os antigos navios da US Navy, que foram nomeados Wasp seguem nesta distinta lista: uma escuna (1775-1777), uma corveta de guerra (1806-1813), outra escuna (1810-1814), uma corveta tender (1813-1814), uma corveta de guerra de três mastros e velas quadradas (1814), um navio a vapor com rotor lateral e casco de ferro (1865-1876), um iate a vapor (1898-1921) e os mais famosos dos nove, dois porta-aviões, o CV 7 (1940-1942) e o CV 18 (1943- 1972).

CV 18 Wasp, em ação!!!

O oitavo navio com o nome Wasp era um porta-aviões de 14.700 toneladas e 226 m, o qual ganhou duas estrelas de serviço durante a Segunda Guerra Mundial. O excelente desempenho do Wasp inspirou a famosa frase do primeiro-ministro britânico Winston Churchill: “Quem disse que uma vespa não pode picar duas vezes?”. Após a mudança do palco de operações para o Pacífico, o CV 7 participou de muitas batalhas, antes de ser afundado durante a Batalha de Guadalcanal, em 15 de setembro de 1942. Após a perda do CV 7, o CV 18, cuja construção já estava em andamento, tornou-se o nono Wasp. O navio possui oito estrelas de serviço por sua atuação no Pacífico durante a Segunda Guerra Mundial. Após 29 anos de serviço naval heroico, o CV 18 foi desativado em 1972.


Galeria de fotos
Clique na foto para expandir









Lieutenant Commander Scott Olin e o Srº Raphael Lima do Consulado dos EUA



Sino do 8º Wasp - CV 7


O nº1 da Marinha!!!










Sistemas de Defesa












Nenhum comentário: