segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo realizou o Exercício COROEX/2017, em Itaóca (ES)


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no período de 17 a 26 de novembro, na Base de Apoio Administrativo do Corpo de Fuzileiros Navais (na região de Itaóca-ES) o exercício COROEX/2017, sendo o mesmo ministrado pelo Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC). O exercício vem a ser o coroamento prático do que fora ensinado aos Sargentos-alunos dos Cursos de Aperfeiçoamento e Especialização em Infantaria, Engenharia, Comunicações Navais e de Blindados, bem como também aos Soldados Fuzileiros Navais do Curso de Cabo, durante o ano letivo. 


No exercício COROEX, os alunos da escola de Infantaria tiveram a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que lhes foi passado durante as Operações em terreno na MARAMBEX/2017 e no Campo de Instrução do Gericinó. Durante a COROEX, os militares tiveram a oportunidade de realizar várias oficinas de adestramento, onde os Sargentos-alunos junto aos futuros Cabos Fuzileiros, obtiveram a chance de trabalharem em conjunto dentro de uma fração de ES (Esquadra) ou de um GC (Grupo de Combate), para que ambos estivessem cientes de suas funções, até mesmo em caso da perda de seu Comandante da Esquadra ou do Grupo de Combate. 


Foi realizado pelos alunos de Infantaria: Ataques coordenados diurnos e noturnos, Operações anfíbias com blindados, Operações ribeirinhas, Operações com apoio de Blindados, Patrulhas defensiva e Marcha para o combate. Na escola de engenharia assim como na de infantaria, houve também uma integração entre os Sargentos-alunos e os futuros Cabos, onde os mesmos executaram: Práticas de explosivos (destruição/demolição), Reconhecimento técnico, Patrulha, Organização e emprego da engenharia em campo minado, Busca de explosivos em viaturas e culminando com uma apresentação ao comando sobre a demolição (inteira ou parcial) de uma ponte caso se fizesse necessário. Já os alunos de comunicações navais, aprenderam a utilização em campo dos equipamentos rádio, de como montar e fazer uso de postos de retransmissão, das antenas expeditas, do rádio RC-292 e dos procedimentos de fonia, além de exercitarem o estabelecimento e manutenção da rede de comunicações de uma Força de Desembarque. 


Os alunos do curso de blindados, tiveram uma oportunidade ímpar de terem sidos introduzidos nas oficinas de adestramento da Infantaria, assim os futuros comandantes e operadores de viaturas blindadas Piranha, M113, Clanf e do Carro de Combate SK 105, realizaram operações de apoio a Infantaria em terra e de desembarques em uma cabeça de praia, onde puderam vivenciar na prática o trabalho que será realizado por eles. Com a realização desse exercício, os diversos cursos envolvidos puderam coroar, com acentuado êxito, suas atividades letivas do ano de 2017, ratificando o alto grau de profissionalismo e espírito de corpo dos instrutores e alunos presentes ao evento. 


Nota do Editor: Tivemos a honra e o prazer de poder acompanhar "in loco" as três manobras: MARAMBEX, GERICINÓ e COROEX (clique sobre para acessar as matérias). Sendo assim gostaríamos muito de agradecer ao Comandante do Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, o Contra-Almirante Carlos Chagas Vianna Braga, por sua hospitalidade e apoio durante estas missões. E aproveitando para externar este agradecimento a todos os militares envolvidos nas operações, que de alguma forma nos apoiou nesta faina, onde pudemos contar com os mais elevado profissionalismo de todos na execução destas matérias. 

O nosso muito obrigado... 

ADSUMUS!!!!

GALERIA DE FOTOS:
Clique na foto para Expandir

Ataque coordenado 












Operações anfíbias com Clanf
























Operações Ribeirinhas








Operação com apoio de Blindados
































Marcha para o combate & Patrulha












 Reconhecimento técnico e Patrulha (Engenharia)























Varredura de explosivos em viaturas 





Apresentação ao comando sobre demolição










Piranha 














M113















Carro Lagarta Anfíbio (Clanf)




SK 105















Instruções Diversas
















Nenhum comentário: