quarta-feira, 29 de novembro de 2017

28 de novembro: Dia de Homenagear os heróis anônimos da Pátria, militares que não mediram esforços para defender seu País


Por: Redação OD

Uma data para ser relembrar todos os anos, onde valiosos soldados perderam suas vidas em guerras, mas infelizmente não tiveram seus corpos identificados e enterrados junto aos entes queridos. Esse é o objetivo do dia  28 de novembro, onde se faz por lembrar o “Soldado Desconhecido”. Uma homenagem aos heróis anônimos da Pátria, militares que não mediram esforços para defender seu País com o sacrífico de suas vidas. Para celebrar a memória desses combatentes, muitos países construíram monumentos, conhecidos como “Túmulo do Soldado Desconhecido”, um símbolo para reverenciar esses heróis.


A tradição, que teve início na Primeira Guerra Mundial, quando o Reino Unido fez uma homenagem a um soldado desconhecido, fazendo referência a todos que haviam lutado pelo Império Britânico e que perderam suas vidas na defesa do território. No Brasil, o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, no Rio de Janeiro, simboliza a sepultura dos militares da Força Expedicionária Brasileira desaparecidos em combate, honrando nossos pracinhas e resgatando a história. 


Nesse monumento, os visitantes encontram o seguinte texto: "Honra a Pátria no passado: sobre os túmulos dos heróis; glorifica-a no presente: com a virtude e o trabalho; impulsiona-a para o futuro: com dedicação, que é a força da fé. Ama a terra em que nasceste e à qual reverterás na morte. O que fizeres por ela, por ti mesmo farás, que és terra, e a tua memória viverá na gratidão dos que te sucederam."


O Brasil possui tal homenagem também em terras estrangeiras. Na Itália, na região de Pistoia, o Monumento Votivo Militar Brasileiro representa toda a gratidão do povo italiano aos soldados brasileiros que combateram na Segunda Guerra Mundial. No início, o espaço era um cemitério militar brasileiro, posteriormente, com o translado dos corpos para o Brasil, o lugar foi transformado em uma praça de culto à memória da Força Expedicionária Brasileira.










FONTE: Agência Verde Oliva

Nenhum comentário: