quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Operação Formosa 2017: A Força de Fuzileiros da Esquadra realiza exercício de adestramento da tropa no cerrado


Por: Anderson Gabino

Considerado o maior exercício realizado pela Marinha do Brasil no Planalto Central, a Operação Formosa 2017 teve início dia 4 de outubro e irá ser finalizada na prima sexta feira, dia 16 de outubro no Campo de Instrução de Formosa (CIF), na sede da Fazenda Bonsucesso pertencente ao Exército Brasileiro, em Formosa (GO). O objetivo deste exercício anual, é aprimorar o treinamento e manter as condições de pronto emprego dos Fuzileiros Navais da Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) em diversos ambientes operacionais, entre eles o cerrado.


No dia 9 de outubro, houve uma Demonstração Operativa que contou com a presença do Comandante da Marinha e outras autoridades. Essa operação nos dá a capacitação para exercermos o poder naval, que representa os nossos fuzileiros navais, os nossos navios, em defesa daquilo que é a grande atividade nossa. que é a defesa da Pátria”, explicou o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, que esteve presente no Exercício ao lado do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante de Esquadra Ademir Sobrinho e de outras autoridades.


A FFE, ao logo do ano, desenvolve um grande ciclo de adestramento as tropas, numa sequência de exercícios que vai aumentando a complexidade dos meios conforme o aprimoramento dos militares. O Vice-Almirante Cesar Lopes Loureiro, comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, explica que os exercícios começam em nível de pequenas equipes, passam em seguida ao de subunidade (subdivisões de uma organização militar) e depois para o nível de Unidade e Força. “A Operação Formosa é o penúltimo exercício desse eixo de adestramento, onde nós exercitamos, atualmente, o planejamento de uma Unidade anfíbia, que é um grupamento operativo de fuzileiros navais nucleado por um batalhão e seu componente de combate terrestre”, ressaltou o Vice-Almirante.


A Operação deste ano conta com cerca de 1.700 militares e tem ainda a participação da Força Aérea Brasileira e de Fuzileiros Navais de Marinhas Amigas, tais como dos EUA, Paraguai e Colômbia. O exercício emprega aeronaves da asa fixa e rotativa, Carros de Combate (CC), Veículos Blindados de Transporte de Pessoal (VBTP), Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf), Mísseis Superfície-Ar (MSA), Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARP), obuseiros de artilharia e Lançador Múltiplo de Foguetes ASTROS, entre outros meios de combate, de apoio ao combate e de apoio de serviços ao combate. Todos os armamentos e sistemas de armas fazem uso de munição real.


adestramento anual da tropa na Operação Formosa, permite que seus militares estejam sempre preparados para atuar em diferentes tipos de conflito, desde os armados, até em operações de caráter humanitário e de paz. Nos últimos anos a FFE participou da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (MINUSTAH), tem sido empregada em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em diferentes estados do Brasil, e atuou na segurança de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos em 2016 e a Copa do Mundo em 2014.

Galeria de Fotos
Clique na foto para expandir

























*Com informações recebidas da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Ministério da Defesa.
FOTOS: Com Soc da FFE (CC Ana Cristina, Sgt Perez, Sgt Lyra e CB Dallostro)

Nenhum comentário: