domingo, 29 de outubro de 2017

Militar Rei e/ou Rei Militar?

Nos anos 90 a comparação com o personagem de videogame foi inevitável, e entre afirmações que era homenagem encomendada, outros que se tratava de provocação. Mas os autores do personagem jamais admitiram nem negaram sobre o caso.
Por: Yam Wanders.

Uma figura considerada controversa pelo seu próprio povo e polêmica pela comunidade internacional, esse é "Sua Alteza Real" Maha Vajiralongkorn, 65 anos,  o atual Rei da Tailândia.
 A polêmica em torno dele se deve aos rumores de excessos em sua vida pessoal que lhe valeram uma fama de "playboy" e de seus casamentos curtos, todos com pessoas não oriundas de famílias nobres, contrariando as regras para a nobreza. A exceção foi seu primeiro casamento com uma prima, que durou poucos anos.


Uma das poucas imagens do então Príncipe Maha Vajiralongkorn durante um dos muitos cursos e treinamentos que efetuou na juventude.

O então Príncipe Maha Vajiralongkorn no Exército.
O que poucos sabem de sua formação militar, é que o mesmo passou mais tempo vivendo no exterior do do que na Tailândia, em grande parte adquirindo formação educacional e principalmente militar das mais diversas, tudo em grande discrição. 
O Rei "Rama X" (Rama décimo) como é agora seu título, teve formação educacional secundária no Reino Unido na Millfield University de Nova Gales do Sul, no The King's School Parramatta (Austrália), efetuou formação militar na Academia Militar de Duntroon na Austrália, e Fort Bragg nos USA. Foi integrado ao exército de seu país em 1975, e conseguiu concluir diversos cursos e obter suas graduações no oficialato, porém seu posto de General é outorgado por direito real para poder comandar as  forças armadas de seu país. 
Uma das poucas fotos divulgadas dos cursos dos quais o então Príncipe da Tailâmdia participou no Exército de seu país. Imagem Via Bangkok Post.
Entre os diversos cursos que possui, o destaque é para sua formação como aviador civil e militar ( o mesmo é um grande apaixonado pela aviação), pois o também "General Maha" ou Rei Rama décimo, está habilitado a voar uma diversidade de aeronaves convencionais e jatos militares entre eles o Northroph F-5 Tiger II e o Saab Grippen, sendo por isso um dos motivos que o mesmo passa grande parte do tempo na Alemanha e em outros países para realizar cursos e treinamentos diversos. Entre outros cursos da formação militar do Rei "Rama X" estão uma diversidade de especializações em ações de Commandos, Forças Especiais, Inteligência/Contra-inteligência, controle de tráfego naval, entre outros, todos efetuados em Forças Armadas de nações aliadas da Tailândia, principalmente nos USA, Reino Unido, e Israel. Hoje aos 65 anos de idade, o Rei "Rama X" possui uma formação militar mais diversificada e extensa que de qualquer Príncipe ou Rei do qual se tenha conhecimento de tal. Somente para comparação, todos os Príncipes da Familia Real Britânica e de algumas outras famílias reais européias, tem por tradição servir a um dos ramos de suas Forças Armadas, porém todos acabam por partir para a reserva após atingir o posto de Capitão, para que possam se dedicar aos compromissos sociais & políticos de suas nações.
O então Príncipe Maha Vajiralongkorn, certemente em Israel, pois ao fundo podemos identificar um Kfir Israelense.

De acordo com  informações populares na Ásia, confirmada por amigos que moram na Tailândia e Japão, conta-se que o personagem de videogame M. Bisom (Street Fighter, Capcom) foi inspirado na pessoa do Príncipe Maha, porém a desvirtuação do estilo moral do personagem  se deu à interferências políticas de investidores que são opositores do regime real tailandês  no exterior, porém o que deveria ser uma homenagem virou provocação, mas o então Príncipe Maha acabou por não se importar com o fato.
De acordo com o Bangkok Post, o então Príncipe  Maha Vajiralongkorn já efetuou dezenas de vôos transportando suprimentos durante operações de ajuda humanitária para vítimas de calamidades naturais no Sudeste Asiático.

E apesar de todos na Tailândia amarem seu pai, sua Alteza Real Bhumibol Adulyadej, o falecido Rei da Tailândia, que foi finalmente cremado, depois de passado um ano do seu falecimento em uma mega cerimônia que foi organizada em parte pelo seu filho e sucessor o Príncipe ainda não foi oficialmente coroado, pois a cerimônia só pode ocorrer depois do funeral, mas o mesmo já administra a quase um ano, com mão de ferro muitas instituições governamentais e financeiras de um país que é uma das grandes potências econômicas e militares do sudeste asiático.

Uma das imagens do Príncipe em um exercício militar internacional foi com o 67th Tactical Fighter Squadron durante o exercício COMMANDO WEST IX, aonde pode voar com os F-15D da USAF.
Imagem via USAF/
COMMANDO WEST IX.

Fontes bibliográficas e referências: Nikkey Asian Review, Embaixada da Thailandia no Brasil, Association of Southwest Asian Nations.
Saiba mais acessando a matéria em inglês do Bangkok Post:
https://www.bangkokpost.com/print/1147537/


Nenhum comentário: