terça-feira, 3 de outubro de 2017

Exercício de Simulação Construtiva e Exercício de Adestramento de Grupo de Artilharia de Campanha


Por: Redação OD

No período de 25 à 28 de setembro, o Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-SUL) realizou no Simulador de Adestramento de Comando e Estado-Maior (SIMACEM) o Exercício de Posto de Comando - Simulação Construtiva da 5ª Divisão de Exército (5ª DE), Curitiba-PR. No dia 26 de setembro o Excelentíssimo Sr General de Divisão Lourival Carvalho Silva, Comandante da 5ª DE, assistiu a uma palestra ministrada pelo Sr Coronel de Cavalaria Rickmann Schmidt, Comandante do CAA-Sul.

16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado realiza Exercício de Simulação de Apoio de Fogo


Paralelamente, no Simulador de Apoio de Fogo - Sul (SIMAF-Sul), foi realizado o Exercício de Adestramento do 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC AP), São Leopoldo-RS. Foram simuladas Missões de Tiro, do tipo Regulação e Tiro sobre Zona, integrando os principais Subsistemas da Artilharia de Campanha: Observação, Linha de Fogo, Direção e Coordenação, Comunicações e Busca de Alvos. Ao longo da semana, foram desencadeadas 126 Missões de Tiro e “consumidos” mais de 2.655 granadas (de artilharia) calibre 155 mm, dos tipos explosiva, fumígena e iluminativa.


O 16° Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, "Grupo Visconde de São Leopoldo", realizou a Integração e Adestramento de seus subsistemas de Artilharia de Campanha, do Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF), do CA SUL, que foi idealizado para aprimorar o adestramento e o processo ensino-aprendizagem do apoio de fogo do Exército Brasileiro (EB). Os sistemas de simulação são ferramentas valiosas para a otimização do treinamento de combate, sendo amplamente utilizados pelos melhores exércitos do mundo.












FONTE: Centro de Adestramento e Avaliação – Sul (CAA-SUL) e 16º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (16º GAC AP), Via CCOMSEx


Nenhum comentário: