quinta-feira, 12 de outubro de 2017

De volta ao Brasil, Fragata União (F 45) irá atracar no Porto de Salvador nesta sexta feira e estará aberta a visitação


Por: Redação OD

A Fragata “União” (F45) que encontrava-se no Líbano como navio capitânia da Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (United Nations Interim Force in Lebanon – UNIFIL) está retornando ao Brasil, e o primeiro local que a Fragata irá atracar nesta sua volta será o Porto de Salvador. O Navio irá atracar nesta sexta-feira 13, às 13h45, após cumprir seis meses de missão no litoral do Líbano (de março a setembro de 2017), e estará aberta a visitação nos dias 14 e 15, das 14h às 17h.


Em sua estadia no Líbano como capitânia da FTM, a Fragata União atuou em diversa situações, dentre algumas podemos exemplificar as operações de interdição marítima, que possui com o objetivo maior, impedir a entrada de armas ilegais, drogas e contrabando naquele país. A FTM da UNIFIL também contribui para o treinamento da Marinha libanesa, de modo que, no futuro, a mesma possa vir a conduzir estas atribuições, com suas próprias embarcações e tripulações.


A FTM-UNIFIL fora criada em 15 de outubro de 2006, em atendimento a Resolução Nº 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, por solicitação do governo libanês, sendo a única Força Naval componente de um missão de paz da ONU. Desde fevereiro de 2011, a Marinha do Brasil comanda a FTM-UNIFIL que possui um Estado-Maior multinacional e sete navios, de seis diferentes nacionalidades: Alemanha, Bangladesh, Brasil, Grécia, Indonésia e Turquia.

Nenhum comentário: