sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Cerimônia militar alusiva ao 50º Aniversário do 1º/11º GAv, com imposição da “Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura ” e da "Medalha Militar"


Por: Anderson Gabino

Foi realizada no dia 19/10, nas instalações da ALA 10, cerimônia militar alusiva ao Quinquagésimo Aniversário de criação do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação, Esquadrão Gavião, com a imposição das “MEDALHA MÉRITO OPERACIONAL BRIGADEIRO NERO MOURA ” e "MEDALHA MILITAR". A cerimônia, presidida pelo Comandante da ALA 10, Brigadeiro do Ar PEDRO LUÍS FARCIC. Se fizeram presente autoridades civis e militares, amigos, familiares e membros da Sociedade Potiguar.


O dia no esquadrão começou com um culto ecumênico de agradecimento pelos 50 anos desta unidade. Na sequência foram recebidas as autoridades já citadas e dando assim o início da cerimônia. Como parte da festividade, o Exmo. Srº Brigadeiro do Ar PEDRO LUÍS FARCIC, o Srº CLÁUDIO RODRIGUES DE OLIVEIRA e o Srº FRANCISCO CARDOSO DE OLIVEIRA, foram agraciados com o diploma de Gaviões Honorários de 2017. O título de Gavião Honorário é uma distinção concedida, anualmente, a um militar ou civil, que tenha demonstrado consideração e apreço pela Unidade. É uma honra e jubilo para o Esquadrão Gavião prestar essa homenagem aos novos, agora, Gaviões. Sejam bem vindos à Família Gavião.


O Tenente-Coronel ALEXANDRE DE CARVALHO RIBEIRO comandante do Esquadrão Gavião, fora agraciado com a Medalha Mérito Operacional Brigadeiro Nero Moura, concedida por meio da portaria número 1.568/SCGC, de 05 de dezembro de 2016. A medalha MÉRITO OPERACIONAL BRIGADEIRO NERO MOURA foi instituída pelo decreto número 7.085, de 29 de janeiro de 2010, por ocasião das comemorações do centenário de nascimento do Brigadeiro Nero Moura. Com o enfoque de enaltecer a figura sem par do líder e do comandante operacional, é uma   distinção concedida a militares do Comando da Aeronáutica que exerçam o cargo de Comandante de Unidade Aérea, pela conduta em prol da operacionalidade da sua organização e da Força Aérea Brasileira.  Foram também agraciados com singelas lembranças o Coronel Aviador GILVAN CHAVES COELHO, Comandante do Esquadrão Gavião no período de 2004 a 2006 e o Coronel Aviador ALVARO FALCÃO FERREIRA, Comandante no período de 2006 a 2008.

Premiação aos Graduados e Praças


A Terceiro Sargento TAD GIRLAINY RABELLO FERNANDES e o Soldado de 1ª classe SGS IURY HENRIQUE PEREIRA FIRMINO, foram agraciados com o Prêmio de Graduado Padrão e Praça Padrão, respectivamente, e esta premiação é concedida a Graduados e Praças escolhidos pelo efetivo do 1º/11º GAv, os quais se destacaram no corrente ano, por exemplares serviços prestados, excepcional dedicação à Unidade Aérea, ótima apresentação pessoal, não ter sido punido disciplinarmente e ter vida civil exemplar.

DESTAQUE LOGÍSTICO

DESTAQUE PLATINA
  • Suboficial BMA MARCO ANTONIO MUNIZ LOBO
DESTAQUE OURO
  • Primeiro Sargento BEP  LUIS CARLOS SOARES PINTO
DESTAQUE PRATA
  • Primeiro Sargento BMA GLEY JAKSON CUNHA  KAUFFMANN
  • Primeiro Sargento BMA ROBÉRIO DE SOUSA CUNHA
  • Segundo Sargento BMA NILDEMBERG PEREIRA DE ARAÚJO

A “Menção Destaque Logístico " tem o objetivo de valorizar o desempenho dos militares e civis que se hajam distinguidos no exercício de sua profissão prestando relevantes serviços ao Comando-Geral de Apoio (COMGAP), em OM subordinada ou em atividade na área em elo da logística


DESTAQUE OPERACIONAL DO COMPREP

DESTAQUE OURO
  • Suboficial BMA WELLINGTON BARBOSA  SANTANA
DESTAQUE PRATA
  • Capitão Aviador JOSÉ ADRIANO HESPANHOL
  • Primeiro Sargento BMA MÁRCIO GOMES PINTO
DESTAQUE SEGURANÇA DE VOO
  • Capitão Aviador JOÃO CARLOS TABACOW

Considerando a missão institucional do 1º/11º GAv em formar os pilotos da aviação de asas rotativas e os mecânicos da aeronave H-50, além da manutenção e preparo do seu corpo de Instrutores, o Esquadrão cumpre aproximadamente um esforço de 3500 horas de voo no âmbito da Força Aérea. Como diretriz de comando, a atividade de segurança de voo do 1º/11º GAv é focada no trabalho de prevenção, valorizando atitudes que proporcionam diuturnamente o cumprimento da missão no seu menor grau de risco. 


Alinhando-se com o princípio máximo do SIPAER onde todo acidente pode e deve ser evitado, permanecendo neste patamar há mais de dez anos, o Esquadrão foi reconhecido internacionalmente, vindo a receber, ao final de 2015, o prêmio de segurança de voo SICOFFA (Sistema de Cooperação das Forças Aéreas Americanas). Nesse contexto, o Esquadrão Gavião valoriza a atividade de segurança de voo, concebendo a menção ao militar do 1º/11º GAv que se destacou, no corrente ano, entre os demais integrantes pela sua atitude focada no cumprimento da missão atendendo aos preceitos da segurança do trabalho e da segurança de voo. 

Assim, o Esquadrão Gavião tem a satisfação de destacar o Capitão Aviador JOÃO CARLOS TABACOW, como membro atuante e comprometido na manutenção do elevado patamar de segurança desta Organização, tornando-se desta forma uma referência a ser seguida por todos nessa Unidade.


MEDALHA  MILITAR 

Conceder a medalha militar de prata, com passador de prata, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 20 anos aos seguintes militares:
  • Primeiro Sargento BMA ROBÉRIO DE SOUSA CUNHA
  • Primeiro Sargento BEI GLEYBSON BARROS BEZERRA COUTINHO
  • Primeiro Sargento BEI BRENO VIEIRA ANDRADE
  • Primeiro Sargento BMA EZEQUIEL MARCELINO DA SILVA FREITAS

Conceder a medalha militar de bronze, com passador de bronze, como reconhecimento aos bons serviços prestados por mais de 10 anos aos seguintes militares:
  • Cap Aviador FERNANDO AUGUSTO BOLDRIM PASTURINO
  • Cap Aviador ALYSSON KARDECK FERREIRA LIMA
  • Primeiro Sargento BEI VALDISIO REIS SENA GOMES
  • Primeiro Sargento BMA CRISTIANO LEANDRO DA SILVA
  • Segundo Sargento BEI DANIEL LOPES BENTES
  • Segundo Sargento BMA MARCIO SOUZA DA SILVA BRAGA
  • Segundo Sargento BMA DIEGO NICÁCIO LIMA DE OLIVEIRA
  • Segundo Sargento BMA HECTOR ARAÚJO NIGRO
  • Segundo Sargento BMA THIAGO DA SILVA SÁ
  • Segundo Sargento BMA EDNILSON SILVA DIAS
  • Segundo Sargento BMA DAVID BONFIM DA SILVA
  • Terceiro Sargento BMA ELIALDO AVELINO PINTO

A “medalha militar”, criada pelo decreto Nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os bons serviços prestados pelos oficiais e praças da marinha, do exército e da aeronáutica, em serviço ativo. Se destina aos militares que, satisfeitas as condições previstas no regulamento, tenham completado, respectivamente, 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados.


Histórico do Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação.

A Força Aérea Brasileira recebeu seus primeiros helicópteros há mais de 50 anos. Inicialmente, os pilotos eram formados nas próprias Unidades operadoras. Visando a uma maior padronização doutrinária na Aviação de Asas Rotativas, foi criado, em 20 de outubro de 1967, por meio da Portaria 059/GM-3, o Centro de Instrução e Emprego de Helicópteros (CIEH), na cidade de Santos, São Paulo, já sendo adotado o Gavião como símbolo da Unidade. 

Diversas foram as designações dadas à Unidade, de forma a adequá-la à estrutura operacional e administrativa da Força, em cada época. Em 1970, a Unidade recebeu a denominação de Centro de Instrução de Helicóptero (CIH). Em 1973, passou a ser chamado de ALA 435, sendo subordinada ao então Comando Aerotático (COMAT). Em 1979, desmembrou-se em duas Unidades distintas: a Base Aérea de Santos e o Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação. Ao longo dos anos, a Unidade operou as seguintes aeronaves: H-13H, SH-19D, OH-4, OH-13H, UH-1H, H-13 e H-50 Esquilo, utilizada atualmente. Após a ativação da Primeira Força Aérea, destinada exclusivamente às Unidades de instrução, o Esquadrão Gavião foi transferido para a Base Aérea de Natal, em dezembro de 2006. 


Atualmente, o Primeiro Esquadrão do Décimo Primeiro Grupo de Aviação realiza a Especialização Operacional de todos os pilotos de helicóptero da Força Aérea, o que garante um elevado grau de padronização e doutrina na Aviação de Asas Rotativas. Concomitantemente aos 50 anos, o Esquadrão Gavião incorpora-se a ALA 10, transformando-se em uma nova estrutura organizacional, seguindo as diretrizes da Força Aérea 100. Aproveitando-se desta data especial a Rádio EBC realizou um entrevista com o TC Alexandre, durante o Programa Forças do Brasil, onde ele falou um pouco do trabalho que é realizado pelo Esquadrão.Ouça abaixo a entrevista na íntegra.


Galeria de fotos
Clique na foto para expandir


























Um comentário:

Borges disse...

Parabéns ao esquadrão! É muito bonito rever a força que eu amo brilhando com suas formaturas e cerimônias. Força e vibração, coragem para vencer, fibra e união, a pátria defender espacialista 95 esquadrão CFC, águia Brasil. EEAR BMA
Branca/
95/578 Borges 13° Esquadrilha