quarta-feira, 18 de outubro de 2017

AMAZONLOG17: Engenharia do Exército prepara terreno da Base Logística Multinacional


Por: Redação OD

Ao longo de 2017, no contexto do Exercício AMAZONLOG17, militares do 2º Grupamento de Engenharia, comando enquadrante do 6º Batalhão de Engenharia de Construção (6º BEC), já realizaram mais de nove viagens a Tabatinga, com o objetivo de efetivar reconhecimentos especializados de engenharia e vistorias nos serviços de infraestrutura, com foco em água, energia, esgoto, terraplenagem e na parte ambiental, visando à preparação do terreno da Base Logística Multinacional.


A Engenharia do Exército será a responsável pela distribuição (água de concessionária, água de poço e água das estações de tratamento militares) e pelo armazenamento de 96 mil litros de água/dia, sendo necessário lançar mais 1 km de tubulação de água. No tocante ao serviço de energia, serão lançados 2 km de cabeamento pelo 6º BEC e 1,5 km pela concessionária de fiação.


Também serão utilizados dois transformadores de 225 kw, 2 transformadores de 150 kw, 2 geradores de 300 kw e 2 geradores de 250 kw. O consumo de óleo diesel estimado para as atividades é de 30 mil litros. O 6º BEC está presente em Tabatinga com 94 militares, 21 equipamentos de engenharia e 15 viaturas. Desde o dia 3 de julho, o ritmo de trabalho é de 10 horas diárias, de segunda a sábado. A desmobilização ocorrerá em 3 de dezembro, totalizando 22 semanas de operações.


O AMAZONLOG17 é um Exercício Logístico na Região Amazônica e possui as seguintes características: caráter multinacional e interagências; foco nas ações humanitárias; preservação do meio ambiente – sustentabilidade; desdobramento de Unidades Logísticas Multinacionais Integradas; emprego de sistema logístico para apoiar civis e militares em regiões remotas, desassistidas e com pouca infraestrutura; espaço para empresas da área de defesa com produtos de emprego dual; interoperabilidade - capacidade de resposta multinacional; baseado na cooperação internacional; amparo legal e nas políticas, estratégias e acordos de cooperação. O Exercício Logístico, que envolve 21 países e 20 Agências, acontecerá de 6 a 13 de novembro em Tabatinga, na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.









“AMAZONLOG17: LOGÍSTICA MILITAR INTEGRADA LEVARÁ ASSISTÊNCIA HUMANITÁRIA À POPULAÇÃO DA PAN-AMAZÔNIA”

FONTE: Agência Verde Oliva

Nenhum comentário: