segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Suécia dá início ao maior exercício militar dos seus últimos 20 anos, o Aurora 17


Por: Redação OD

As Forças Armadas da Suécia começaram no dia de hoje, seu maior exercício militar das últimas duas décadas, o Aurora 17 e que reunirá equipes em terra, no ar e no mar, contando com a participarão de cerca de 19,5 mil militares suecos e de 1,5 mil militares de outras nacionalidades, incluindo da Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Lituânia, EUA e Noruega, bem como cerca de 40 instituições civis diversas, o exercício se estenderá até o dia 29 de setembro. As principais localidades do exercício serão a cidade de Estocolmo e seus arredores, Gotlândia e Gotemburgo. O objetivo dos exercícios é "praticar os procedimentos de apoio do país anfitrião".


Alguns críticos  ao exercício, vinculam esses exercícios com sendo uma reunião disfarçada da OTAN, mas o ministro da Defesa Sueco, Peter Hultqvist, disse em entrevista ao jornal local Dagens Nyheter, que isso não é verdade. "São manobras suecas, os convites foram enviados pela Suécia e o cenário é sueco", afirmou ele. O governo sueco anunciou em junho passado que os países ribeirinhos no mar Báltico, incluindo a Rússia, junto com outras nações que têm interesses na região, são convidados participar das manobras.


Os convites foram enviados à Alemanha, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Letônia, Lituânia, Noruega, Polônia e Rússia, bem como a Bielorrússia, Canadá, EUA, França, Holanda e Reino Unido. O deputado Stig Henriksson, do Partido da Esquerda, pensa, no entanto, que o exercício pode agravar ainda mais a tensão. "Desta forma, a Suécia contribui ativamente para uma nova espiral de tensão, armas e exercícios na região. Isto é demonstrado pelo fato de que (paralelamente) estão sendo realizadas as manobras russas. E isso é arriscado para a Suécia", disse Henriksson ao jornal Daily Express.

Entretanto, Hultqvist disse que o parlamentar "está errado sobre isso", pois "Trata-se de praticar a defesa nacional e devemos ter direito a isso. Trata-se da nossa integridade, da nossa soberania, e acho que é muito bom que realizemos esses exercícios", respondeu ele. O exercício Aurora 17 ocorrere quase que em simultâneo aos exercícios conjuntos russo-bielorrussos Zapad 2017 (14 a 20 de setembro) no território da Bielorrússia e Rússia, com a participação de cerca de 12,7 mil soldados, aviões e helicópteros, unidades de material bélico, incluindo blindados, peças de artilharia, sistemas de mísseis e morteiros, bem como navios.

Nenhum comentário: