domingo, 17 de setembro de 2017

Precisa-se de Bombeiros para o verão, na Antártica!

Imagem via McMurdo Fire Dept.
Por: Yam Wanders.

O verão no hemisfério sul está chegando e com isso mais uma temporada de multiplicação de vôos e missões para as bases americanas no continente gelado, que são as maiores e mais modernas de todas, sendo a base de Mc Murdo e Amudsem Scott as principais operadas por cientistas e militares dos USA e aliados. Sendo assim, com o aumento significante de vôos e movimentação de material acaba por elevar os requisitos de segurança para todas as operações de suprimentação, entre muitas outras, pois as bases acabam sendo na prática, mini cidades industriais em apoio as bases de pesquisas das mais diversas e contendo quase todos os tipos de produtos perigosos que podem causar incêndios e acidentes em geral.


Atualmente, o departamento contra-incêndio da Base de Mc Murdo emprega 46 bombeiros e paramédicos que atendem uma média de 350 chamadas de emergência a cada ano, e pelo menos 80% delas acabam como ocorrências reais.
A grande dificuldade do momento é encontrar candidatos com o devido preparo, experiência ou vontade de ir para a Antártica, já que as carreiras para bombeiros nos USA são bem mais atrativas e conveniêntes.

Ocorrências de incêndios são mais comuns do que se imagina na Antártica. Imagem via McMurdo Fire Dept.

 De acordo com o Chefe de Bombeiros das equipes antárticas, Capitão Jack Fleurette, que está em sua 17a missão para a Antártica, as emergências menos significativas são as de caráter médico/fisiológico, pois a maioria dos integrantes de equipes que vem para a Antártica possuem bom condicionamento físico e possuem média de idade bem mais jovem que a população civil americana em geral. "As pessoas vem para a Antártica pensando em aventura, mas em algumas vezes esquecem que estão aqui para trabalhar, terão que efetuar tarefas com exigências maiores que as do ambiênte civil e ao mesmo tempo fazer esforços para combater a rotina, o que se torna um duro desafio para todos.

Um dos muitos postos avançados ao redor da base de McMurdo na Antártica.

As atividades mais exigidas dos bombeiros nas Estações Antárticas dos USA vão desde as tradicionais atividades de inspeções de prevenção de incêndios, bem como os combates reais à incêndios em instalações, equipamentos e aeronaves, e, resgates em regiões de banquisas e montanhas, tudo isso em "temperaturas de verão" que giram na média diurna de 0°C (zero graus centígrados) mas que podem cair a -10°C à noite ou em caso de ventanias sem aviso prévio dos serviços de meteorologia, e, no inverno, essas temperaturas chegam nas médias de -60°C ou menos!

O apoio de bombeiros para as operações aéreas é fudamental, e como regra internacional, sem bombeiros de prontidão na pista ninguém pousa. Imagem via McMurdo Fire Dept.

São requisitos básicos (além da formação básica padrão NFPA) para concorrer à uma vaga; curso de bombeiro de aeródromo ou ambiênte industrial, resgate e sobreviência no gelo. Infelizmente, as vagas são apenas para bombeiros naturais dos USA, e o contrato é de serviço temporário para 5 meses, à partir de outubro ou de um ano.

Fontes e referências: U.S. Antartic Program/NFPA/Fire Engineering Journal.

Nenhum comentário: