quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Operação Paraná: Exercício Combinado Brasil – Paraguai

Tropas brasileiras e paraguayas juntas no exercício "PARANÁ 2017". Foto via Agência Verde Oliva/Exército Brasileiro.
Por: Redação OD.

No dia 17 de setembro, chegaram à Guarnição de Cascavel os Oficiais do Estado-Maior e o Pelotão de Fuzileiros do Paraguai, que integram a Força Combinada Paraná. Os militares foram recepcionados pelo Comandante do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado (33º BI Mec), Tenente-Coronel Pinheiro, que realizou o briefing inicial sobre a Operação Paraná.  

Foto via Agência Verde Oliva/Exército Brasileiro.


Em continuidade às atividades de preparação, houve instruções de nivelamento, como manejo de armamento, comunicações, e embarque e desembarque da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP-MSR) GUARANI. No dia 18 de setembro, ocorreu a formatura no 33º BI Mec, marcando o início do Exercício Combinado. 
A Operação acontece entre os dias 18 e 22 de setembro, no oeste do Paraná. Trata-se de exercício inédito, realizado com tropas dos dois países em território brasileiro, com o objetivo de ampliar o intercâmbio e a amizade entre as nações e entre seus exércitos.


Foto via Agência Verde Oliva/Exército Brasileiro.

Durante o evento, serão realizados planejamentos do Estado-Maior de um Batalhão de Infantaria Mecanizado (Força Combinada Paraná), integrado por oficiais dos dois exércitos; e a execução de operações ofensivas por uma Companhia de Fuzileiros Mecanizada, composta por dois pelotões brasileiros e um pelotão paraguaio.
Coroando o exercício, no dia 22 de setembro, acontecerá demonstração de ataque coordenado da Força Combinada Paraná. A atividade contará com a presença de diversas autoridades, com destaque para oficiais-generais do Brasil e do Paraguai. 


Foto via Agência Verde Oliva/Exército Brasileiro.


Fonte: Agência Verde-Oliva

Nenhum comentário: