terça-feira, 26 de setembro de 2017

Operação Felino: O preparo de tropas que utiliza situações-problema para adestrar o emprego conjunto


Por: Redação OD

Este ano, o Exercício Felino, com presença de tropa é realizado no Brasil, no período de 18 a 29 de setembro de 2017, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada na cidade de Resende, Rio de Janeiro,  com participação de militares de todos os países lusófonos que integram a CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


O  Exercício Felino tem como objetivo a preparação de uma Força Tarefa Conjunta Combinada (CTCC), no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para atingir, manter e otimizar a capacidade de intervenção em missão de apoio à paz e de ajuda humanitária, aos níveis operacional e tático das tropas da Organização das Nações Unidas (ONU) no terreno, em um cenário fictício, realizam ações, como o bloqueio de ruas e o patrulhamento de áreas, com o objetivo de conter e dispersar manifestantes descontentes com a presença dessas tropas. Na ação fictícia do dia 23, foi necessário o emprego da Viatura Blindada para Transporte de Pessoal Média de Rodas Guarani (VBTP-MR) e de apoio médico.


Os exercícios visam realizar treinamentos para a organização, o planejamento e o comando e controle de operações, sob a égide das Organizações das Nações Unidas (ONU), em respostas às possíveis situações de crise que surgirem e cuja resolução foi incumbida à CPLP. O adestramento é planejado para um ciclo de 2 (dois) anos, o primeiro é realizado no formato Exercício na Carta (EC) e o segundo  com a presença de Forças no Terreno (FT). Em 2016, o exercício foi realizado na modalidade de EC em Cabo Verde, nas instalações do Estado-Maior das Forças Armadas de Cabo Verde, na cidade Praia, capital cabo-verdiana, no período de 12 a 23 de setembro, com a presença de oficiais de todos os países integrantes da CPLP.

Funcionamento da Série Felino


Cada Exercício da Série Felino funciona em ciclos com a duração de dois anos, utilizando o mesmo cenário fictício para simular situações-problema. O primeiro ciclo é realizado no formato “Carta”, no qual se planeja e executa uma operação por meio de rede de computadores, como um “Jogo de Guerra”. Essa fase foi realizada no ano passado, em Cabo Verde. O segundo ciclo é realizado no ano seguinte, no terreno, com a ação de tropas. Essa é a modalidade que está sendo realizada, neste ano, no Brasil.

Entendendo o cenário fictício


A trama do Exercício desenvolve-se na Região Sudeste de um continente denominado Gama. No passado, essa localidade havia sido colonizada e, após sua independência, diversos conflitos desmembraram a região em quatro países: Marrom, Azul, Amarelo e Branco. Nesse ínterim, o país Amarelo demonstrou descontentamento com sua delimitação territorial e, desde então, tem reivindicado uma área do território Azul. Debruçados sobre esse cenário fictício, os participantes do Exercício Felino treinarão, até o dia 28 de setembro.


Neste dia (28) haverá por parte do Ministério da Defesa, o Dia do Visitante Ilustre na Academia as Agulhas Negras (AMAN). O evento que encerra a série de atividades do Exercício Felino e contará com as presenças do Ministro da Defesa, Oficiais Generais do Brasil (Marinha, Exército e Aeronáutica) e das nações de língua portuguesa. Serão realizadas, nesse dia, diversas atividades como: exposição de material, patrulha mecanizada, controle de distúrbios, atendimentos a múltiplas vítimas, evacuação médica, vasculhamento, busca e apreensão e descontaminação química, biológica, radiológica e nuclear.



Com informação da Agência Verde Oliva e da 4ª Brigada de Infantaria Leve Montanha (Com Soc da Operação) - Fotos 4ª Brigada

Nenhum comentário: