quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Celebração do Dia Marítimo Mundial



Por: Redação OD.

O Dia Marítimo Mundial celebra-se a 28 de setembro em 2017, com o tema "Ligando navios, portos e pessoas".
É na quarta quinta-feira de setembro que a data tem lugar no calendário anual, mas as festividades do Dia Marítimo Mundial podem decorrer noutros dias da última semana de setembro, de acordo com a disponibilidade dos governos e das entidades envolvidas nas celebrações.



O objetivo da data é chamar a atenção para a importância da segurança na navegação marítima, das indústrias marítimas para o comércio mundial e da proteção do ambiente marinho.
A data foi criada em 1978 pela Organização Marítima Internacional (OMI), a agência Nações Unidas especializada na segurança da navegação e na prevenção da poluição marinha provocada por navios.
Realiza-se também um evento paralelo à data anualmente, desde 2005, num país membro da OMI. Em 2016 este evento aconteceu em Istambul, Turquia, de 4 a 6 de novembro. O tema do dia em 2016 foi “Transporte marítimo: indispensável para o mundo."

Sabia que?

Cerca de 80% do comércio mundial em volume e mais de 70% do comércio global por valor são transportados por mar e são manipulados por portos em todo o mundo.
Sem o transporte marítimo a importação e exportação de mercadorias na escala necessária para sustentar o mundo moderno não seria possível.
Existem mais de 50.000 navios mercantes a comercializar internacionalmente, transportando todo o tipo de carga. A frota mundial está registada em mais de 150 nações e é tripulada por mais de um milhão de trabalhadores marítimos de praticamente todas as nacionalidades.

Fonte: IMO - International Maritime Organization.

Nenhum comentário: