quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Aviação do Exército Brasileiro apoia a Marinha do Brasil no Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO)


Por: Redação OD

A Aviação do Exército Brasileiro teve sua origem em 1986. Na implantação de sua nova aviação, a Força Terrestre contou com grande apoio da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil. Esse apoio foi justamente na formação dos recursos humanos, necessários para operar as máquinas chegariam alguns anos depois. Até 1990, a formação dos pilotos do Exército ficou divida entre as outras duas Forças Armadas. Após 31 anos de existência, a AvEx está consolidada e progredindo cada vez mais, tanto em tecnologia como em operacionalidade, buscando equipamentos e doutrinas para o melhor emprego de seus meios em prol da Força.


No corrente ano, o Centro de Instrução de Aviação do Exército está tendo a oportunidade de retribuir à Marinha do Brasil, o apoio prestado na fase inicial da AvEx. O CIAvEx recebeu, em julho de 2017, três 1º Tenentes da Armada, que já cursavam o Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais (CAAVO), como é chamado o curso de piloto na Marinha. São eles: 1T Diego Torturella Silva, 1T RafaelGodofredo do Norte e 1T Mathyan Motta Beppu. Os referidos oficiais já haviam passado por toda a parte teórica do curso, porém não haviam realizado nenhum voo de instrução.


Ao chegar no CIAvEx, os alunos foram submetidos à uma avaliação diagnóstica, para verificar seus níveis de conhecimento. Posteriormente, deram início às instruções referentes ao “ground school” da aeronave AS-350 Esquilo, conduzidos pela SMA e pela SEP. No último dia 14, iniciaram os voos, com as manobras elementares, seguindo a mesma grade do CPA. Realizarão ainda, as manobras de emprego geral, viagem de navegação e EVI teórico e prático no simulador. Vale ressaltar que para os voos iniciais, conhecidos como “voos do padrinho”, os alunos contam com três instrutores pioneiros da AvEx, formados nas escolas da Marinha e da Força Aérea, que são: Cel R1 Robert Franco de Oliveira, TC R1 Sergio Fernandes Pires do Vale e TC R1 Victor Douglas da Silva Oliveira. Esses instrutores serão responsáveis pelos cinco primeiros voos e pela adaptação inicial dos novos discentes à atividade aérea.

Aviação!

Pela Audácia!

FONTE: RP/CIAvEx

Nenhum comentário: