segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Fuerza Aérea Argentina avalia alugar caças F-5 M da FAB para utilizar na defesa do espaço aéreo durante o G-20


Por: Redação OD

A Fuerza Aérea Argentina não quer ser deixada para trás na operação de segurança aérea quando for realizado em 2018 o encontro do G-20 em Buenos Aires. Sem poder contar desde dezembro 2015, com sua aviação de caça, a Força teme por evidenciar a fragilidade de sua defesa aérea, a qual seria exposta durante a reunião de chefes de Estado e de Governo dos países ricos e emergentes. Uma alternativa pensada nas últimas semanas pela Força Aérea foi a possibilidade de alugar as aeronaves F-5 M da vizinha Força Aérea Brasileira com intuito de se cumprir a missão.


Uma outra alternativa impulsionada por setores da marinha:, seria de se buscar junto ao governo autorização para colocar em condições de voo 9 caças Super Etendard pertencentes à aviação naval. A questão de alugar os F-5 do Brasil foi colocada entre o chefe da Fuerza Aérea, brigadeiro-general Enrique Amrein, com o seu homólogo da Força Aérea Brasileira, Nivaldo Rossato, em uma visita feita recentemente a Bariloche.


Durante o almoço, Amrein colocou a questão sobre a mesa, onde também foi dito que se a operação for realizada, ela será feita por pilotos da Fuerza Aérea, aproveitando que os mesmo voaram estas aeronaves em um intercâmbio recente com Espanha. Expecula-se que este aluguel seja de 2 a 4 F-5, que também podem ser encontrados nas forças aéreas do México, Honduras e Turquia, entre outros. "Sem os caças interceptadores não somos capazes de repelir um ataque aéreo. O G20 é um desafio, pois tornará claro que não podemos cumprir nossa responsabilidade corporativa. Por isso a alternativa dos F-5 está sendo avaliado", disseram fontes.

FONTE: Clarín 

Nenhum comentário: