domingo, 20 de agosto de 2017

Expedição no Pacífico encontra local e restos do naufrágio do USS Indianápolis


Por: Redação OD

Um dos navios ícones da Segunda Guerra Mundial, o cruzador USS Indianápolis, o qual foi torpedeado por um submarino japonês quase ao final da guerra, foi encontrado no Pacífico por uma equipe de investigadores liderada pelo bilionário e cofundador da Microsoft Paul Allen. A descoberta feita no sábado, foi revelada por Allen via twitter, onde ele mostra em fotos que os restos do navio foram encontrados, e estão a 5.500 metros de profundidade. O USS Indianápolis era o navio capitânia da Quinta Frota, tendo afundado em apenas 12 minutos e levando consigo mais da metade de sua tripulação.


O naufrágio ocorrido próximo aos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, quando ele foi atingido por um torpedo nas primeiras horas do dia 30 de julho de 1945. Antes do ataque, o navio tinha completado uma missão secreta, de entregar componentes para a Little Boy, a bomba atômica lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima em 6 de agosto de 1945.


Sobreviveram ao torpedeamento 900 dos seus 1.196 marinheiros que formavam a tripulação, mas infelizmente acabaram morrendo de desidratação, afogados ou atacados por tubarões após passarem cinco dias à deriva nas águas do Pacífico, sendo que no final, só sobreviveram 316 pessoas. O líder da expedição disse esperar que os sobreviventes e as famílias das vítimas se sintam aliviados por saber que a pesquisa finalmente deu resultado.


Nenhum comentário: