terça-feira, 11 de julho de 2017

HMS Ocean: A Marinha do Brasil e o que há de verdade nas notícias que vem sendo veiculadas


Por: Anderson Gabino

EXCLUSIVO Nos últimos meses muito tem-se especulado, por conta do descomissionamento que a Royal Navy irá realizar brevemente de seu LPH HMS Ocean, tendo sido dito e afirmado categoricamente por vários meios jornalísticos, de que a Marinha do Brasil estaria comprando tal navio, na ideia de colocá-lo na vaga deixada pelo NAe São Paulo. Como especulação não ganha jogo procuramos saber a verdade sobre estas notícias com quem de fato pode responder as questões sobre tal "possível" compra, e assim fizemos. 

Enviamos ao Centro de Comunicação Social da Marinha, algumas perguntas de cunho básico, mas altamente elucidadoras para que nossos leitores possam se alinhar com o que está acontecendo em relação ao HMS Ocean, e gentilmente fomos atendidos pelo Centro de Comunicação, que nos enviou as seguintes respostas:

Senhor jornalista,
Em atenção à sua solicitação, participo a Vossa Senhoria os seguintes esclarecimentos:
1) Até onde de fato isso é verdade? Se sim, gostaria de um resumo sobre o que será visto e verificado por nossos militares.

Após a realização da visita inicial ao navio, no mês de junho, está sendo planejada uma inspeção técnica, a ser realizada no mês de agosto, por uma equipe multidisciplinar, composta por cerca de doze militares. A realização dessa inspeção está condicionada a um parecer favorável da Alta Administração Naval, com base nos estudos preliminares ora conduzidos, considerando as informações coletadas desde o início de todo o processo. Na provável inspeção, pretende-se realizar alguns testes operacionais nos sistemas e equipamentos de bordo, além de aprofundar os conhecimentos até então obtidos, para concluir sobre a viabilidade de se prover uma adequada sustentação orçamentária e logística do navio, no Brasil.

2) O HMS Ocean fora também oferecido a outras nações, onde as quais irão fazer a mesma coisa que a nossa Marinha?
A Marinha não possui informações a esse respeito.

3) Neste caso haveria um facilitador a nós por sermos parceiros antigos do Reino Unido, em questões de compra de equipamentos de defesa?

A Marinha possui excelentes relações com o Reino Unido, assim como com várias outras Nações. As compras de equipamentos de defesa ingleses realizados no passado, certamente acrescentam um alto grau de confiança nas relações entre as Marinhas de ambos os países.

4) Se for comprado junto a Royal Navy, ele não teria a capacidade de operar com os AF-1, isso abriria o precedente para uma possível aquisição de um lote (mesmo que pequeno) de caças Sea Harrier, ou se projeta em um futuro hipotético de utilização, fazê-lo somente com aeronaves de asas rotativas?
O HMS “Ocean” é um LPH-Landing Platform Helicopter. A MB não projeta o emprego de aeronaves de asa fixa no referido navio, caso se tenha uma solução de aquisição do meio. 

Atenciosamente,

FLÁVIO AUGUSTO VIANA ROCHA 

Contra-Almirante 
Diretor



Nenhum comentário: