segunda-feira, 31 de julho de 2017

Força Aérea Brasileira comemora o 44º aniversário de criação do Museu Aeroespacial / MUSAL


Por: Anderson Gabino

Foi realizado no dia de hoje (31), no auditório Ten J. Kirk – nas dependências da Universidade da Força Aérea / UNIFA – formatura alusiva ao 44º aniversário de criação do Museu Aeroespacial (MUSAL). Se fizeram presente ao evento o Exmo Srº Maj Brig do Ar (R1) Wilmar Terroso Freitas, representando o Diretor do INCAER, o Exmo Srº Brig do Ar ARNALDO do Amaral Neto (Comandante da Universidade da Força Aérea / UNIFA), o Exmo Srº Brig do AR Luiz Carlos LEBEIS Pires Filho (Diretor do Musal), além de Comandantes de Unidades da Força Aérea, personalidades do meio Aeronáutico e civis convidados.


Como de praxe militares e civis do efetivo regular desta unidade, foram agraciados com diplomas e placas comemorativas, em alusão aos bons serviços prestados ao MUSAL ou por alguma situação atípica. Neste ano foram agraciados com diplomas como destaques do ano de 2017, 01 (um) Civil e 02 (dois) militares do efetivo. Dando continuidade a solenidade 03 (três) militares que passaram recentemente para a reserva foram agraciados com uma placa Institucional, e encerrando as premiações, fora entregue ao Capitão Especialista (R/R) Hiroshi Uchiya uma placa de agradecimento pelos serviços prestados em mais de 40 anos de serviço a FAB. Em seguida o Brig do Ar Lebeis, leu a Ordem do Dia, lembrando a todos do trabalho árduo e silencioso que é realizado no Museu Aeroespacial.


O Musal localizado no Campo dos Afonsos, berço da aviação brasileira, fora criado atendendo a um pedido do Ministro da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Araripe Macedo, onde o então Presidente da República Emílio Garrastazu Médici, cria através do Decreto N.º 72.552, nascido como Núcleo do Museu Aeroespacial no dia 31 de julho de 1973, mas sua concepção remonta a 1943, quando o então Ministro Salgado Filho determinou sua organização, entretanto, a falta de um local disponível interrompeu a construção do Museu à época.


Em janeiro de 1974, iniciaram-se os trabalhos de restauração do prédio e hangares (antiga “Divisão de Instrução de Vôo” da Escola de Aeronáutica), simultaneamente à coleta de acervo, restauração de aviões, motores, armas e outras peças de valor histórico. O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Situado no Campo dos Afonsos, “Berço da Aviação Militar”, atualmente o Museu Aeroespacial integra o Campus da Universidade da Força Aérea (UNIFA) e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).


O Museu Aeroespacial conta com o apoio da AMAERO - Associação dos Amigos do Museu Aeroespacial, que conta com o apoio de mais de quatrocentos sócios e alguns colaboradores que ajudam a divulgar e a preservar a história da nossa Força Aérea. Dentre as muitas funções atribuídas ao Museu Aeroespacial, podemos destacar: Pesquisar, Desenvolver, Divulgar, Preservar, Controlar e Estimular as atividades referentes à memória e cultura da aeronáutica brasileira, transmitindo para futuras gerações o que foi a vida, a obra e a contribuição para a sociedade nacional e internacional, daqueles que fizeram a História da Aviação. Possuindo um hangar de restauração e 13 salas temáticas: Esquadrilha da Fumaça; “A força mulher”; Bartolomeu de Gusmão 300 anos; Ministro Salgado Filho; Busca e Resgate; Santos Dumont; “A FAB na guerra”; Primórdios da aviação brasileira; Embraer; Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro; exposições de motores, de armas e de simuladores.

ENTRADA FRANCA / ESTACIONAMENTO INTERNO
HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO
Terça a Sexta-feira: de 9h as 15h.
Sábados, Domingos e Feriados: de 9:30h as 16:00h
FECHADO
24, 25 e 31 de dezembro, 1º de janeiro e Segunda-feira
AGENDAMENTO DE VISITAS
Seção de Recursos Educativos
Tels. 2157-2899 e 2157-2895
ramais 2125 e 2126
CONTATOS
Av. Marechal Fontenelle, 2000. SULACAP
Rio de Janeiro, RJ. 21740-000
Tel. 55 0xx 21 2157-2899 e 2157-2895



Galeria de fotos
Clique na foto para expandir



























Nenhum comentário: