domingo, 4 de junho de 2017

Marinha do Brasil assumiu a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial


Por: Anderson Gabino

A Marinha do Brasil assumiu, nesta manhã ensolarada de domingo dia 04/06, a guarda do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMIISG), no Rio de Janeiro. A cerimônia que abre por tradição as comemorações da Batalha Naval do Riachuelo (Data Magna da Força Naval e que está completando 152 anos), foi presidida pelo Comandante do 1° Distrito Naval, Vice-Almirante Cláudio Portugal de Viveiros, e contou com a presença de autoridades do Exército Brasileiro, da Força Aérea, de ilustres convidados e veteranos, bem como representações das três forças armadas. 


Na solenidade em questão, uma companhia do Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro recebeu, da companhia do 1º Batalhão de Guarda do Exército Brasileiro, o posto de guarda e passará a ter responsabilidade de manter a ordem, a vigilância e a segurança do monumento. Durante o evento forão prestadas, as honras militares em homenagem ao Soldado Desconhecido. A Troca da Guarda festiva ocorre sempre no primeiro domingo dos meses de junho, agosto, outubro e dezembro com o revezamento entre as Forças Armadas. Ao final da solenidade, as tropas do Grupamento de Fuzileiros Navais e as do 1º Batalhão de Guardas do Exército, realizaram um desfile em continência as autoridades presentes no Monumento.


Sobre o Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial


O Monumento teve sua construção iniciada em 24 de julho de 1957 e foi inaugurado no dia 05 de agosto de 1960. Em 20 de junho de 1960, partiu para Pistóia, na Itália, a Comissão de Repatriamento dos Mortos do Cemitério de Pistóia (CRMCP), com a incumbência de proceder à exumação dos 467 corpos existentes no Cemitério Brasileiro ali localizado e prepará-los para transladação. A Comissão de Transladação, presidida pelo Marechal Oswaldo Cordeiro De Farias, que integrou a FEB como Comandante da Artilharia Divisionária, chegou ao Rio de Janeiro em 15 de dezembro de 1960, trazendo consigo os restos mortais dos pracinhas tombados nos campos da Itália.



O Monumento está localizado no Aterro do Flamengo, área turística no Rio de Janeiro. As visitas são abertas ao público de terça a domingo, das 09:00 às 17:00 horas. A entrada é gratuita e o visitante terá a oportunidade de conhecer detalhes sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial.

Galeria de Fotos
Clique para expandir
























































Nenhum comentário: