sábado, 10 de junho de 2017

Artilharia Divisionária 1 e suas organizações militares subordinadas e vinculadas comemoram o Dia da Artilharia


Por: Anderson Gabino

Fundamental no campo de batalha. Assim pode ser resumida a importância da Artilharia, principal meio de apoio de fogo do Exército. No dia 10 de junho, é celebrado o Dia da Artilharia, a Arma dos fogos largos, densos e profundos. No Rio de Janeiro, o Comando da Artilharia Divisionária (AD/1) realizou no dia de ontem 09/06, sua tradicional formatura militar no âmbito de suas organizações militares subordinadas e vinculadas. A cerimônia ocorreu nas dependências do 1º Grupo de Artilharia Antiaérea (1ºGAAAe) – unidade de Artilharia Antiaérea mais antiga do Exército Brasileiro, localizado na Guarnição da Vila Militar. 


O evento presidido pelo Comandante da AD/1 e da Guarnição Militar de Niterói, o General de Brigada Katibe , contou com a participação das organizações militares de Artilharia que compõem a 1ª Divisão de Exército além de comandantes de OM´s da Guarnição da Vila Militar, e de civis convidados. 


Foi um grande evento onde o saudosismo entre oficiais-generais da ativa e da reserva que prestigiaram as atividades, mostrou-se latente. Os Artilheiros de ontem e de hoje tiveram o prazer de poderem estar mais uma vez juntos e assim relembrarem suas histórias de um passado não tão distante. Após a formatura, todos foram os presentes foram convidados a visitar a exposição de material de Artilharia, tendo a oportunidade de conhecer mais sobre as novas tecnologias da Artilharia Antiaérea e em seguida a participarem do tradicional almoço de confraternização.


A Artilharia é a única Arma do Exército Brasileiro a operar exclusivamente com dois Sistemas: Apoio de Fogo e Defesa Antiaérea. Vital desde a Antiguidade, ela transformou-se com a dinâmica da evolução tecnológica. Hoje, ao lado de armamentos que há décadas são orgânicos de seus quartéis, modernos meios possibilitam novos padrões operacionais à Arma. Como exemplo, temos o Sistema Astros e os mísseis IGLA, de Defesa Antiaérea. O papel da Artilharia, como no passado, segue fundamental, pois é com o fogo que se ganham as batalhas.

Dia da Artilharia: 10 de junho


No dia 10 de junho, comemora-se o dia da Artilharia, data do nascimento do seu ilustre patrono, o Marechal Emílio Luiz Mallet – Barão de Itapevi. Nascido em Dunquerque, na França, Mallet veio ainda jovem para o Brasil, onde foi convidado pelo Imperador D. Pedro I a ingressar nas fileiras do Exército Brasileiro. Militar de conduta exemplar, foi credor de mérito todo especial por ter-se consagrado e dedicado de corpo e alma à Pátria que o adotou.  A Artilharia é uma das Armas do Exército Brasileiro, cuja missão é apoiar as tropas pelo fogo, destruindo ou neutralizando alvos que ameacem o êxito de uma operação. É a única Arma a operar exclusivamente dois Sistemas: Apoio de Fogo e Defesa Antiaérea. 


O primeiro, materializado na Artilharia de Campanha, tem como objetivo amparar os elementos de manobra com fogo, buscando aprofundar o combate. Suas unidades e subunidades podem ser dotadas de canhões, obuses, foguetes ou mísseis.  O segundo Sistema, de Defesa Antiaérea, é responsável por impedir ou dificultar reconhecimentos e ataques aéreos inimigos, como parte integrante da defesa aeroespacial do País.


Antigamente, havia também a Artilharia de Costa, que participava da defesa contra operações navais inimigas em áreas marítimas próximas ao litoral ou em águas interiores. Suas características eram a precisão e a rapidez, para destruir ou neutralizar as instalações, os equipamentos e as tropas inimigas localizadas em profundidade no campo de batalha. O papel da Artilharia sempre será um grande e nobre fator na decisão do combate: moderna, ágil, silenciadora e vibrante.


Nenhum comentário: