terça-feira, 2 de maio de 2017

Tradutora do FBI casou-se em segredo com um militante do Daesh


Por: Redação OD

A história divulgada pela CNN está gerando uma grande polémica: o FBI confirmou que uma de suas tradutoras da agência viajou para a Síria e casou-se em segredo com um militante do grupo terrorista Daehs, o qual estava sobre investigação. O caso ocorrido em 2014, mas somente agora que a história de Daniela Greene foi divulgada, depois de terem sido reveladas as gravações do tribunal federal que julgou o caso. A agente do FBI, que trabalhava em Detroit, foi designada para investigar Denis Cuspert em janeiro de 2014.

Da investigação ao caso a um caso amoroso

Cuspert é um rapper alemão que se converteu ao Daesh, ele é acusado de vários crimes de terrorismo, e aparece em um dos vídeos de propaganda do grupo terrorista segurando uma cabeça decapitada. Em junho de 2014, a tradutora, nascida na antiga Tchecoslováquia e fluente em alemão, disse aos seus superiores que planejava visitar seus pais, que vivem na Alemanha. A viagem aconteceu, mas o destino foi outro: Greene seguiu para a Turquia, onde, segundo a CNN, atravessou a fronteira síria com a ajuda de militantes do Daesh. Uma vez em território sírio que Greene se casou com Cuspert. Sendo que nesta época, a agente do FBI ainda estava casada com um oficial norte-americano.

Denis Cuspert (EPA)
Do desespero à fuga
O arrependimento surgiu rapidamente e, pouco tempo depois, a tradutora escreveu para uma pessoa não identificada nos Estados Unidos, a quem revelou o "ambiente muito duro" em que vivia e disse sentir que provavelmente já seria "tarde demais". Um mês depois de chegar à Síria, conseguiu, sob circunstâncias não apuradas, sair de território controlado pelo Daesh e regressar aos EUA.

Condenada a dois anos de prisão
Imagem divulgada pela CNN em que Daniela Greene aparece com o rosto desfocado.
De volta aos Estados Unidos, ela foi julgada e admitiu ter dito a Cuspert que ele estava sendo investigado pelo FBI. Em dezembro de 2014, foi condenada. Cumpriu dois anos em uma prisão federal e foi libertada este verão. Atualmente, trabalha como recepcionista num hotel. Em declarações à CNN, o advogado de Daniela Greene explicou que a cliente é uma pessoa "inteligente, equilibrada e obviamente ingénua", e que se envolveu numa situação que fugiu do seu controle.
FONTE: SIC Notícias (Pt)

Nenhum comentário: