sábado, 6 de maio de 2017

Helicóptero H225M da Marinha do Brasil é destaque em documentário na Europa.


Por: Yam Wanders.

Nessa quinta-feira dia 4 de maio, foi ao ar pelo canal de TV da RMC (Radio Monte Carlo), o documentário "Caracal, Helicóptére d'Elite", que foi exibido na França, Itália, Suíça, Áustria, Alemanha, Linchestein, Andorra, Luxemburgo e Espanha, sendo também retransmitido via TV e internet para todos os demais territórios  de além mar da França e Canadá francófono.

Foto do dia da apresentação do H225M na HELIBRAS em Itajubá-MG.
O documentário exibe e explica em detalhes tudo o que o H225M pode efetuar em seu amplo espectro de empregos táticos, desde o simples transporte de tropas, passando por missões SAR/C-SAR e até a guerra antinavio/antisubmarino, que é a especialidade do modelo do H225M que a Marinha do Brasil, juntamente com a ATECH e MDBA ajudaram a HELIBRAS no seu desenvolvimento e testes operacionais na Restinga da Marambaia no ano de 2016.



Durante alguns minutos, o protótipo BRA-05 (H225M matrícula N-4101) ainda em fundo "cromatado" aparece em seus vôos de testes efetuando o lançamento de "flares" em um belo sobrevôo da Restinga da Marambaia-RJ, e em outros testes de sistemas diversos. O desenvolvimento e a fabricação desta nova versão naval foram realizados sob a liderança da Helibras em colaboração com a ATECH e ADS, responsáveis pelo sistema tático de Missão Naval que é o coração da integração do míssil com a aeronave e sensores; e a Avibras e a Mectron, que realizam a motorização do míssil Exocet AM39 B2M2, fabricado pela MBDA. Apesar do destaque não ter sido suficientemente à altura da importância do projeto, a exibição do mesmo deixa claro que o modelo montado no Brasil não deixa nada a dever aos demais e ainda salienta a iniciativa e aprimoramento tecnológico da Marinha do Brasil e outras empresas nacionais que participam do projeto.



A aeronave BRA-05 será o primeiro H225M em versão operacional a ser entregue para a Marinha, em 2018. Antes disso, já no próximo ano, os novos sistemas desta versão passarão pela avaliação e certificação da autoridade militar, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA-IFI). O helicóptero faz parte do contrato de 50 unidades do programa H-XBR encomendadas pelo Ministério da Defesa e Forças Armadas que estão sendo produzidas no Brasil com transferência de tecnologia e de conhecimento no país, no projeto de Cooperação & Offset, que vem sendo cumprido pela Helibras. A empresa já entregou 26 aeronaves desse pacote que já somaram mais de 14 mil horas de voo. Sete deles estão em operação na Marinha do Brasil, dez na FAB, incluindo duas unidades do GTE e nove no Exército Brasileiro.



Vale citar mais uma vez que o H225M montado na HELIBRAS é um modelo exclusivo do Brasil, e, comporta uma suíte de sistemas para a guerra ASW/ASEW e SAR, únicos no espectro dos helicópteros de sua categoria, e, em alguns aspectos chega a possuir recursos mais moderno que os modelos fabricados na Eurocopter e empregados pela Armée de l"Air (Força Aérea da França). 

O desenvolvimento do H225M com a função ASW/ASEW para a Marinha do Brasil já despertou o interesse de outros países, inclusive da França, que até o momento só desenvolveu modelos com armamento leve. A Orbis Defense foi o primeiro veículo de mídia especializado do Brazil a efetuar a divulgação das primeiras imagens da apresentação do H225M ao público em 25 de outubro de 2016, evento que contou com a presença de autoridades civis e militares e que recebeu com grande excelência todos seus convidados inclusive à nós da Orbis.

Nota da Redação: Estamos ainda tentando fazer o upload do documentário em nossa página do Facebook e Youtube para que todos possam ver o documentário na íntegra. Em breve estará no ar.


Nenhum comentário: