sexta-feira, 12 de maio de 2017

Exército Brasileiro inicia a capacitação dos seus futuros Caçadores de Operações Especiais

FOTO: Sgt Pizzelli

Por: Redação OD

Iniciou em 24 de abril de 2017, o Estágio de Caçador de Operações Especiais, realizado no Centro de Instrução de Operações Especiais - Forte Imbuhy. O Estágio tem a finalidade de capacitar os operadores do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, e de outros operadores especiais de diversas matizes, nacionais ou internacionais. Apresentaram-se inicialmente para a realização do teste de entrada 15 candidatos, sendo eles 06 do Comando de Operações Especiais do Exército Brasileiro, 03 do BOPE/PMERJ, 02 BOPE/PMRN, 02 BOPE/PMGO, 01 GATE/PMRN e 01 GENARC/PCGO.


A seleção foi composta por teste físico, avaliação de saúde e teste de tiro, 13 candidatos foram matriculados. O teste de tiro constitui a prova mais difícil da fase seleção. Isso porque o candidato deve apresentar seus fundamentos de tiro de forma apurada com um nível de precisão altíssimo, nivelado com outros cursos de Caçador de Operações Especiais mundo afora. A meta é atingir no mínimo 85% dos pontos possíveis, com um fuzil de assalto calibre 5,56 mm em um alvo de fogo central a 50 metros. 

FOTO: Sgt Pizzelli
O voluntário para o Estágio deve apresentar-se já dominando o teste, pois os fundamentos de tiro exigibilidade no teste configuram ferramentas fundamentais para o desenvolvimento da técnica do tiro de precisão. A execução do teste durante a preparação do candidato também lhe confere auto-confiança e o aprimoramento de outras competências afetivas, uma vez que estas já foram desenvolvidas no Curso de Ações de Comandos e outros congêneres. 

FOTO: Sgt Pizzelli
Após o teste de tiro, somente os matriculados assistiram à aula inaugural. O evento que contou com autoridades da Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, do Centro de Instrução e Adestramento Almirante Áttila Monteiro Aché Ender - Marinha do Brasil e do Batalhão de Operações Policiais Especiais - Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, foi conduzido pelo comandante do Centro de Instrução de Operações Especiais, Coronel Will Mazon. A aula inaugural foi proferida pelo Sub-Tenente João Ricardo. John, como é conhecido por seus camaradas de Operações Especiais, é um experiente caçador e dedicou sua vida nas Forças Especiais, quase 20 anos, ao desenvolvimento e prática da doutrina de Caçador de Operações Especiais. 

FOTO: Sgt Pizzelli
Profundo conhecedor e praticante do assunto, o palestrante apresentou aos aspirantes a perito no tiro de precisão à longa distância aa diferenças básicas entre o Caçador Convencional e Caçador de Operações Especiais, bem como elucidou um pouco da rotina de um Caçador de Operações Especiais e do que os alunos encontrarão pela frente no Estágio.  Após a semana de seleção, que culminou com a aula inaugural, os alunos enfrentarão longas 06 semanas de intensa carga teórica e principalmente prática, carregada de muitos exercícios de tiro, tudo com a finalidade de melhor se capacitarem nessa preciosa habilitação. O nosso blog acompanhará o Estágio e manterá você atualizado com o que há de mais moderno sendo passado para os futuros Caçadores de Operações Especiais.

FOTO: Sgt Pizzelli
FOTO: Sgt Pizzelli


FOTO: Sgt Pizzelli
FOTO: Sgt Pizzelli

Nenhum comentário: