segunda-feira, 15 de maio de 2017

Exército Brasileiro capacita seus futuros Caçadores de Operações Especiais (Parte 2): A teoria que leva à perfeição na prática!


Por: Redação OD

Durante uma semana, com carga horária de aproximadamente 10 horas por dia, os alunos do Estágio de Caçador de Operações Especiais receberam um bagagem de teórica enorme, fundamental para o tiro de precisão.  A primeira semana do Estágio, semana de Fase Técnica, constitui o alicerce do conhecimento do Caçador de Operações Especiais. Contendo intenso fardo de fundamentos cognitivos, o aprendizado varia de cálculos simples de avaliação de distância à paquimetria, passando por estudos de meteorologia e química e física da balística interna e externa. 


O contato diário com fuzil de precisão AGLC, de fabricação nacional (IMBEL), permite aos alunos ver "in loco" os conhecimentos passados pela competente equipe de instrução e materializá-los no manejo do armamento. O AGLC se trata de um fuzil de precisão simples e rústico, que permite ao aluno colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos para que, após a capacitação, o futuro caçador tenha um arcabouço teórico-prático para empregar os mais modernos fuzis de precisão, conferindo aos comandantes a certeza do tiro perfeito de seus caçadores. 


Toda esta teoria é verificada em forma de avaliação escrita e que habilita o aluno a prosseguir para a execução dos exercícios de tiro, uma vez que ele já demonstrou dominar o conhecimento teórico. A capacitação do Caçador de Operações Especiais se difere do Caçador convencional principalmente pela gama de ferramentas que o operador especial adquire para melhor empregar o tiro de precisão. A profundidade do conhecimento também é um dos objetivos planejados pela Equipe de Instrução, que visa proporcionar ao aluno percepção para o assessoramento, planejamento e emprego de Equipes de Caçadores de Operações Especiais. 


Acrescida à teoria, os estagiários tiveram contato com civis que de alguma forma estão em condições de contribuir significativamente com as Operações Especiais do Exército Brasileiro. Foi o caso da palestra sobre "relações entre as capacidades humanas e o despenho na execução do tiro de precisão". A brilhante palestra foi ministrada pelo Professor Rodney Lisboa - entusiasta e historiador sobre as Forças de Operações Especiais. 


Editor do site FOpEsp (fopesp.blogspot.com), o professor Rodney contribuiu sobremaneira para o aumento da bagagem dos futuros Caçadores, pois permitiu aos alunos colocarem em prática todas as noções de respiração durante o tiro, dicas para o estabelecimento de uma posição de estável. Com todo esse conhecimento o aluno está prestes à ingressar na disciplina de técnica básica de tiro de precisão e para um futuro próximo ficar em condições de neutralizar as ameaças com dignidade e eficiência.

Galeria de Imagens
Clique na Foto para Expandir











FONTE: Centro de Instrução de Operações Especiais

Nenhum comentário: