sábado, 27 de maio de 2017

Coronel do PARASAR parte para a Expedição ao Salar de Uyuni

Quem se prepara na paz, sofre menos nas adversidades reais. Foto: Gustavo Granado via WAS.

Por: Yam Wanders.

O já bem conhecido Coronel Leite, um dos mais célebres aventureiros brasileiros da atualidade, está partindo nesse domingo para uma expedição na Bolívia, que tem como missão efetuar uma travessia do famoso "Salar de Uyuni"(também conhecido como Tunupa) e o seu irmão menor, o "Salar de Coipasa", no altiplano boliviano. Durante oito dias de expedição, os aventureiros Antonio Fonseca e Coronel Leite efeturarão uma marcha, puxando cada um uma pequena carreta com todos seus equipamentos e suprimentos de comida e água para sobreviver a travessia de aproximadamente 285km de extensão, tendo início no extremo sudeste, em Uyuni, e final no extremo noroeste do salar, em Llica. Os dois aventureiros vão efetuar um novo e grande desafio pessoal. Movidos pela busca de um eu melhor, da superação dos limites e de uma missão complementar ainda não divulgada, vão encarar uma grande aventura que promete não parar por ai...



Expedições como essas são o expoente maior de um espírito de aventura e de exemplo de organização que muitos buscam, seja para a vida militar (exemplo do Coronel Leite), para a vida em expedições de aventura (exemplo do aventureiro Antonio Fonseca) e para assimilações que podem ser usadas desde a vida pessoal de cada um em seu dia a dia e até mesmo para grandes engajamentos da vida profissional/empresarial. A exemplo dos grandes aventureiros do passado, que desbravaram os mais longínquos cantos do planeta, o exemplo de superação pessoal dessa equipe serve para dar orgulho ao Brasil e para incentivar a paixão pela aventura e superação de vida aos jovens que hoje careçem de bons exemplos públicos em áreas fora do comum ao dia a dia. A equipe Orbis Defense acompanhará tudo o que for possível da aventura do Coronel Leite, do aventureiro Antônio Fonseca e equipe, para efetuar a melhor divulgação possível ao nosso público que vibra com as conquistas de nosso meio militar e civil envolvidos nos esportes de aventura que tem um viés na vida tática e vice-versa.
A preparação logística, essencial para qualquer missão, sempre bem detalhada pelo Coronel Leite em todos os ítens.

A região de Uyuni, altiplano boliviano.

A região dos  Salares de Uyuni e Coipasa é uma das regiões mais inóspitas do mundo, sendo o maior deserto de sal de todo o planeta com uma área de mais de 10 mil kilômetros quadrados a uma altitude de 3656m acima do nível do mar, e com vida praticamente inexistente devido a completa ausência de água. Com variações de  temperaturas entre 6°C a 30°C no verão e que podem chegar a mínimas de -25°C no inverno, as condições podem piorar com os fortes ventos provocando sensações térmicas de -40°C. Devido ao  ar rarefeito e da superfície reflexiva do solo, a radiação solar se propaga com mais intensidade, provocando sensações térmicas extremas, e devido a isso, as temperaturas baixam bruscamente quando o sol se põe, fenômeno agravado pelas propriedades físicas do sal, que acumula calor apenas numa fina camada da superfície. Na maior parte do ano o Salar é seco e não se encontra água em nenhum ponto de sua extensão, exceto nos meses de janeiro a março, quando chove uma média de 300mm. Mesmo assim a água é imprópria para o consumo devido ao altíssimo teor de sal.

Sobre o Coronel Leite

Especialista em sobrevivência e resgate,  protagonista dos programas Desafio Celebridades e Desafio em Dose Dupla – Brasil (1ª e 2ª temporada) no Discovery Channel, embaixador das marcas SPOT e DEUTER no Brasil. Coronel da Força Aérea Brasileira, hoje soma mais de 40 cursos no Brasil e no exterior, dentre ele o de Guerra na Selva e Comandos. É consultor em sobrevivência, resgates de alto risco, palestrante e ministra treinamentos empresariais utilizando as técnicas militares. Graduado pela Academia da Força Aérea, possui cursos da ONU na Suécia e MBA em Política e Defesa pelo Ibmec- Rio e ainda MBA em Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui visão estratégica incomparável. Transitando bem entre a carreira militar e a carreira televisiva tem como uma das metas atuais levar conhecimento através de entretenimento de aventura e desafios que envolvam riscos calculados e grandes transformações pessoais próprias e de todos os envolvidos, incluindo os telespectadores.

Coronel Leite é um verdadeiro convite para uma vida intensa, em que o mundo se desenvolve na aventura de experimentar lugares em que poucos seres humanos ousam estar. Para o Coronel Leite, aventura é "...sair da zona de conforto em busca pela natureza, viver muito mais que a sua rotina, saber que existe um planeta ao seu redor com o qual pode interagir em busca de conhecimento e elevação espiritual.

Os aventureiros

Antonio Fonseca é vice-presidente da WAS, experiente guia de montanha e explorador com um currículo repleto de experiência na região dos Andes e no altiplano boliviano. Coronel Leite é coronel da Força Aérea Brasileira e mestre em salvamento e resgate com vasta experiência em ambientes inóspitos. Ele foi um dos líderes do resgate do acidente do voo Gol 1907 em 2006.


Antonio Fonseca é vice-presidente da WAS - World Adventure Society.

A expedição será registrada em audiovisual pelo experiente aventureiro e fotógrafo Alberto Andrich, presidente da WAS*. Ele será o responsável pela produção e direção do documentário e da série Travessias Extremas e terá ao seu lado o caçador de auroras boreais Marco Brotto, experiente fotógrafo que completará sua equipe de produção.

Fontes de referências: WAS - World Adventure Society e site do Coronel Leite.

*WAS - World Adventure Society. A World Adventure Society é uma organização internacional sem fins lucrativos com sede no Brasil. Seus princípios são guiados pelo conceito de aventura como estilo de vida saudável, responsável, inclusivo e sustentável.
Mais informações : http://worldadventuresociety.org

Nenhum comentário: