sábado, 29 de abril de 2017

Protótipo do avião Bandeirante deixa Parque Santos Dumont para restauro

Bandeirante do Parque Santos Dumont será restaurado (Foto: Cláudio Vieira/Prefeitura de São José dos Campos)
Por: Redação OD

O protótipo do avião Bandeirante, no Parque Santos Dumont , em São José dos Campos, será levado para o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeronáutica (DCTA ) neste sábado (29), onde será restaurado. O trabalho de remoção começou por volta das 7h.A peça será levada em uma carreta. A ação, coordenada pela prefeitura, contou com o trabalho de 28 pessoas, deve terminar por volta de meio dia e será acompanhada por agentes de trânsito.

O comboio passará pelas avenidas Adhemar de Barros, Heitor Vila Lobos, Anel Viário, Jorge Zarur, Mário Covas, viaduto Talim, Mário Covas no sentido contrário, marginal da Dutra, Henrique Teixeira Lott e Paraibuna. O trânsito nestas vias deve ser afetado pelo trabalho de remoção do modelo.

Recuperação

Protótipo do Bandeirante é içado para trabalho de remoção do modelo do parque (Foto: Daniel Corrá/TV Vanguarda)
A revitalização do Bandeirante será feita por ex-funcionários da Embraer, com o apoio de 22 alunos do curso de mecânica de aeronaves do Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). Eles atuarão de forma voluntária. A estimativa é de que o restauro dure 90 dias, com o retorno do Bandeirante ao parque até 27 de julho, aniversário de 250 anos cidade. O Bandeirante foi instalado no parque em 1981. Ele é um símbolo da aeronáutica brasileira - no dia 22 de outubro, serão celebrados 49 anos do primeiro voo da aeronave fabricada pela Embraer.

Parque

Localizado na Vila Adyana, região central da cidade, o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46,5 mil metros quadrados, com área verde, pista para caminhada, equipamentos de ginástica, pista de skate e playground. No local também funcionam duas escolas municipais. Além do avião Bandeirante, o parque abriga outros modelos aeronáuticos, como a réplica do 14 Bis e maquetes de foguetes da família Sonda. Por dia, cerca de 500 pessoas visitam o parque.


FONTE:G1

Nenhum comentário: