sábado, 22 de abril de 2017

Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) forma seu primeiro Oficial no Curso SAR


Por: Redação OD
Com a recriação da Aviação do Exército fez-se necessário, além de toda estrutura requerida para a atividade aérea, a implantação de uma Equipe Especializada em Busca e Salvamento. Para tanto, a Aviação do Exército selecionou e enviou à Força Aérea Brasileira (FAB), alguns de seus militares para realizarem o curso de Salvamento e Resgate (PARA-SAR), e assim dar início ao Grupo que, a partir daí, iria proporcionar a segurança adequada aos voos da Aviação do Exército.


Após a formação do efetivo mínimo para o cumprimento das diversas missões ligadas ao voo de aeronaves de asas rotativas, a Aviação do Exército se estruturou para especializar esta nova modalidade de recurso humano. Em 1.992, já formava sua 1ª Turma de Especialistas em Busca e Salvamento com o Curso de Combate a Incêndio, Resgate e Prevenção de Acidentes da Aviação do Exército – BRP para Sargentos. 

Hoje a Aviação do Exército já conta com mais de uma centena de militares entre Chefes de Equipes e Auxiliares de Busca e Salvamento, capacitados para atuarem sob quaisquer adversidades. Após longos anos de formação de militares na área de Busca e Salvamento, a Aviação do Exército viu a necessidade de se aplicar algumas reformulações para um melhor aproveitamento dos recursos humanos e através da Port 248, do EME, de 20 de outubro de 2014, criou o Curso de Busca e Salvamento da Aviação do Exército para Oficiais (Capitães e Tenentes) de carreia das Armas.

Foi matriculado para a realização desta especialidade, no ano de 2016, após ter aprovado em exames médicos, psicológicos e testes físicos, e concluiu com aproveitamento, o 1º Ten Inf DANIEL MOREIRA DE OLIVEIRA, oriundo do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL). Hoje o 1º Ten MOREIRA é classificado no 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx) e muito contribui com todo conhecimento adquirido para que o 1º BAvEx realize, com total segurança, muitos pousos e decolagens.
Pela Audácia!
FONTE: SEB/CIAvEx 

Nenhum comentário: