terça-feira, 25 de outubro de 2016

Helibras apresenta o primeiro H225M Naval armado


Por: Redação OD

A Helibras abriu as portas de sua fábrica nesta terça-feira, 25, para o voo de apresentação do primeiro H225M armado da Marinha do Brasil, o mais complexo helicóptero que está sendo produzido e desenvolvido pelo Centro de Engenharia da empresa dentro do programa H-XBR. O protótipo BRA-05 conta com o Sistema Tático de Missão Naval, desenvolvido pela Helibras especialmente para as missões da Marinha, com radar de patrulha APS-143, sistema Chaff & Flare de contramedidas e sistema de inteligência com dois mísseis Exocet AM39 B2M2 de última geração.  

Companhia de Precursores Pára-quedista participou do teste de congelamento aerodinâmico da aeronave KC-390


Por: Redação OD
Entre os dias 13 a 29 de junho de 2016, a Companhia de Precursores Pára-quedista participou com uma Equipe de Precursores, responsáveis pelos lançamentos dos testes de homologação do lançamento de paraquedistas da futura aeronave militar, KC-390 na cidade de Campo Grande - MS. 

Base secreta nazista é descoberta em ilha no Ártico

A base foi de vital importância durante a Segunda Guerra 

Por: Redação OD
Pesquisadores russos anunciaram a descoberta dos escombros de uma base secreta nazista instalada numa ilha no Círculo Polar Ártico durante a Segunda Guerra Mundial. A expedição recolheu cerca de 500 artefatos, incluindo uniformes militares, munições, armamentos e equipamentos meteorológicos. A presença das forças alemães na região era conhecida por registros históricos, mas sua localização era um mistério guardado por mais de sete décadas.

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea revive história de Santos Dumont

O marcante voo de Santos Dumont é celebrado pelos integrantes da FAB
Por: Redação OD
Na manhã deste último domingo (23), a Base Aérea de Brasília sediou as comemorações do Dia do Aviador, data do primeiro voo realizado por Alberto Santos Dumont – patrono da Força, e dos 75 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). O presidente Michel Temer compareceu à solenidade e participou da entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Em texto alusivo, Temer ressaltou as ações da Força Aérea no cumprimento da missão constitucional e a participação em atividades vitais para o país.

Batalhão de Viaturas Anfíbias faz adestramento com CLAnf no NDM "Bahia"


Por: Redação OD
Um destacamento do Batalhão de Viaturas Anfíbias (BtlVtrAnf) participou, pela primeira vez, de 3 a 13 de outubro, em Itaóca (ES), da Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento no Navio de Desembarque Multipropósito (NDM) “Bahia”. Foi inédita também a atuação do Carro Lagarta Anfíbio (CLAnf) em um exercício com o NDM “Bahia”, em comissão.

Militares da Marinha se preparam para participar de missão no Líbano


Por: Redação OD

Durante uma semana, 20 militares do futuro Estado-Maior da Força-Tarefa Marítima da UNIFIL (FTM-UNIFIL) participaram de palestras preparatórias para integrarem o 13º contingente brasileiro que parte para o Líbano no começo de 2017. Realizado no Comando-em-Chefe-da-Esquadra (ComemCh), em Niterói, o evento marcou o início da preparação do contingente. 

domingo, 23 de outubro de 2016

Marinha do Brasil encerra as atividades de busca pela aeronave AF-1B após 88 dias


Por: RedaçãoOD

A Marinha do Brasil (MB), em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que, após 88 dias de intenso trabalho, foram encerradas hoje (21) as buscas ao piloto e à aeronave AF-1B, matrícula N-1011, desaparecidos no mar de Saquarema-RJ, no dia 26 de julho. As equipes de salvamento realizaram, nesse período, varredura ao longo da área marítima e trechos de praia situados nas imediações do acidente, inclusive com o emprego de mergulhadores da Marinha do Brasil, porém, lamentavelmente, o piloto e a aeronave não foram encontrados.

Marinha do Brasil e a Força Aérea Brasileira realizam voo de reabastecimento inédito no País


Por: Redação OD
No dia 18 de outubro, em Anápolis (GO), o Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque da Marinha do Brasil (MB), o Primeiro Grupo de Caça e o Primeiro Grupo de Defesa Aérea, ambos da Força Aérea Brasileira (FAB), realizaram uma operação de Reabastecimento em Voo (REVO) entre aeronaves de caça. No treinamento, o objetivo era que as aeronaves AF-1 da MB provessem um apoio aéreo aplicável à tarefa de sustentação ao combate, transferindo combustível para as aeronaves de uma esquadrilha de caças F-5M da FAB e, por conseguinte, ampliando a autonomia/alcance das aeronaves recebedoras.

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Esquadrão HU-2 participa do PAD-MAR/VE do NDM BAHIA


Por: Redação OD
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou no período de 3 a 13 de outubro do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do Navio Doca Multipropósito “BAHIA”, realizado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão.

1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear recebe visita de Comitiva do Paraguai


Por: Redação OD

No dia 03 de outubro de 2016, o 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) recebeu a visita da Comitiva da República do Paraguai. Na ocasião, o Comandante do Batalhão apresentou palestra sobre as atividades da Organização Militar e sobre o emprego operacional nos Grandes Eventos sediados pelo Brasil. 

Com apoio logístico da Força Aérea Brasileira, Ministério da Integração envia 120 barracas ao Haiti

Por: Redação OD
Cerca de 120 barracas foram enviadas pelo Ministério da Integração Nacional, por meio do Boeing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB), para a capital haitiana, Porto Príncipe. A ação foi realizada, nesta sexta-feira (14), com o objetivo de auxiliar as famílias atingidas e oferecer atendimento aos feridos pelo furacão Matthew. As tendas possuem área útil de 25 metros quadrados cada e são de fácil manejo e montagem com piso e cobertura de PVC, além de estrutura tubular de alumínio. Na próxima semana, as equipes do governo federal irão se reunir para definir novas ações, como envio de kits humanitários e medicamentos.

Operação Formosa 2016 adestra Fuzileiros Navais no Centro Oeste brasileiro


Por: Redação OD
Sob sol forte e em pleno cerrado brasileiro 2,4 mil fuzileiros navais vindos do Rio de Janeiro estão em operação real de guerra. São exercícios que têm por objetivo preparar o militar da Marinha do Brasil para situações das mais corriqueiras às mais extremas. E, para acompanhar parte deste treinamento, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, e oficiais generais da Força Naval e observadores estrangeiros estiveram nesta segunda-feira (17), na Fazenda Bonsucesso, um campo de treino do Exército situado a quase 100 quilômetros do centro de Brasília.

Operação Amazônia treina militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em Iranduba (AM)


Por: Redação OD

O porto da cidade de Iranbuba (AM), às margens do rio Solimões, recebeu tropas militares que participaram de uma simulação sobre dominação de grupos guerrilheiros. A ação, que aconteceu no último sábado e contou com a presença de militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, é parte da Operação Amazônia 2016. O objetivo é treinar os Estados-Maiores Conjuntos das Forças Armadas para a interoperabilidade em operações no ambiente amazônico.