segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Exército Brasileiro: O SIMULADOR COMO FERRAMENTA PARA TESTAR NOVOS ARMAMENTOS


Por: Redação OD

Além do simples emprego das armas que a Força Terrestre já possui, o Simulador de Apoio de Fogo pode, em cenário virtual, contribuir com a Pesquisa Operacional Doutrinária, conferindo caráter científico e dados fidedignos ante à experimentação de novos procedimentos, equipamentos e armamentos. Isso ocorre por intermédio das possibilidades multidisciplinares que a informática oferece, com riqueza de dados e acurada observação, mediante dispositivos digitais.

Dez anos após acidente do voo 1907, militares do PARA-SAR voltam ao local do acidente e homenageiam as vítimas

Militares do PARA-SAR retornaram ao local
Por: Redação OD

Os militares do Esquadrão Aero terrestre de Salvamento, conhecido como PARA-SAR, unidade de elite da Força Aérea Brasileira (FAB), voltaram ao norte do Mato Grosso, onde, em 29 de setembro 2006, o Boeing 737 da Gol (Voo 1907) caiu, após se chocar no ar com o jato Legacy. Eles levaram uma imagem de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores e da aviação, e realizaram uma oração.

domingo, 25 de setembro de 2016

BRABAT realiza exercício de plano de contingência contra desastres naturais ou provocados pelo homem


Por: Redação OD

Nos dias 19 e 20 de setembro,foi realizado o Exercício de Prevenção de Desastres Naturais ou Provocados pelo Homem no Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT)- Batalhão Porto Príncipe. O objetivo do exercício foi avaliar o planejamento e os procedimentos a serem executados diante da ocorrência de eventos que possam causar danos às pessoas e às instalações.

sábado, 24 de setembro de 2016

Força Aérea Brasileira expõe o novo caça Gripen NG na 4ª Mostra BID Brasil


Por: Redação OD
A Força Aérea Brasileira (FAB) será uma das mais de 80 organizações e empresas expositoras na 4ª Mostra BID Brasil, da Base Industrial de Defesa brasileira. O evento acontece entre os dias 27 e 29 deste mês no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília (DF). A FAB irá levar para a mostra - além de foguetes, softwares e satélites - os projetos do novo caça Gripen NG; do novo cargueiro KC-390 e do novo armamento, o míssil A-DARTER.

Bombeiros de Mato Grosso do Sul realizam treinamento de SAR com apoio do Exército e da Força Aérea


Por: Redação OD
O Corpo de Bombeiros Militar por meio da Academia de Bombeiros Militar realizou no dia 22 de setembro, uma instrução de Técnicas de Busca e Salvamento de Matas e Cerrados para o Curso de Formação de Sargentos Bombeiro Militar na região conhecida como Inferninho e Ceuzinho.

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Capitão "Febiano" Waldyr O'Dwyer – 100 anos de História


Por: Redação OD

Waldyr O´Dwyer nascido no dia 12 de julho de 1916, na cidade do Rio de Janeiro, filho de Pedro O’Dwyer e de Guiomar Paiva O’Dwyer. Capitão da reserva do Exército Brasileiro, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira, Capitão Waldyr é, teve sua imagem cunhada em peças filatélicas dos Correios. A homenagem ocorreu no final de 2011. 

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Controle de avarias (CAv); Exercício de "crash de convôo". 02/02


Por: Yam Wanders.

Uma das curiosidades sobre qualquer exercício de CAv (controle de avarias)
é que são sempre realizados em conjunto com o exercício de
"postos de combate" com suas respectivas prontidões e simulações de
combate, pois o normal de qualquer embarcação da Marinha do Brasil é a
aplicação constante de preparo do seu lema; - Combater, navegar e flutuar.

O exercício de "Crash de Convôo" é um dos mais importantes para alguns navios, pois um helicóptero é além de um meio operacional importante para missões diversas de um navio de guerra, como também um objeto com massa suficiente para causar danos estruturais consideráveis e não há valor mensurável para as vidas humanas de seus tripulantes e passageiros, bem como de outros tripulantes do navio envolvidos no local de operações.

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

BINFA-14 realiza salto na Base Aérea de Campo Grande-MS


Por: Victor Mazoni.


Visando manter sua condição operacional, militares do BINFA-14 possuidores do curso de paraquedista militar realizaram nos dias 20 e 21 de setembro, saltos de adestramento na área de Campo Grande-MS. 
Durante a atividade, todos os envolvidos realizam saltos enganchados visando reciclar as técnicas básicas paraquedistas. Além dos militares do BINFA-14, também realizaram a atividade militares do BINFA-54 e também do PARASAR. Cabe destacar que a atividade, realizada com pleno êxito, foi apoiada por uma aeronave C-95BM do 4º Esquadrão de Transporte Aéreo (ETA-4) "Esquadrão Carajá" e por militares do Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) "PARASAR".