terça-feira, 20 de setembro de 2016

Marinha do Brasil: Fragata "Liberal" assume como capitânia da Força Tarefa Marítima, no Líbano


Por: Redação OD

O 12° Contingente da Força-Tarefa Marítima, da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-Unifil), recebeu na última quinta-feira (15) a Fragata "Liberal" como seu novo navio-capitânia. A cerimônia de passagem de função entre os navios ocorreu no porto de Beirute a bordo da Fragata “Independência”, navio substituído, e foi presidida, pela primeira vez, pelo Deputy Force Commander da Unifil, general Sandeep Bajaj, do exército da Índia.

Forças de Operações Especiais do Exército Brasileiro realizando adestramento durante os Jogos Rio 2016


Por: Redação OD
Os Militares do Comando de Operações Especiais (C Op Esp) estiveram em constante adestramento para atuarem durante os Jogos Rio 2016, em caso de ataques terroristas ou com agentes químicos, biológicos, radiológicos e nucleares.

Força Aérea Brasileira celebra o 120º aniversário de nascimento de Eduardo Gomes


Por: Redação OD
A dedicação de uma vida inteira focada no objetivo de tornar o país mais desenvolvido, justo e soberano, sem com isso buscar benefícios para si, é uma maneira simples de transmitir, em poucas palavras, a trajetória do Marechal do Ar EDUARDO GOMES, patrono da Força Aérea Brasileira.

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Chega ao Brasil lote de 52 viaturas blindadas doadas pelos EUA ao Exército Brasileiro


Por: Redação OD
O Porto de Paranaguá desembarcou nesta segunda-feira (19) um carregamento de 52 veículos blindados para uso do Exército Brasileiro. O lote foi doado pelo exército americano e será modernizado e adaptado para os padrões do Exército Brasileiro no 20º Batalhão de Infantaria Blindado de Curitiba. Os veículos estão estacionados no pátio do Porto e a previsão é que comecem a ser levados a Curitiba a partir desta quarta-feira (21).

domingo, 18 de setembro de 2016

21ª BIA A AAe Pqdt no apoio a Defesa Antiaérea durante os Jogos Paraolímpicos Rio 2016


Por: Redação OD
A Defesa Aeroespacial é instrumento de proteção e de eficaz capacidade dissuasória. Nessa atividade, a complexa Defesa Antiaérea dos Centros de Defesa Setorial (CDS) Copacabana e Maracanã está sob a responsabilidade de 141 militares oriundos do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (Praia Grande-SP), apoiado pela 9ª Bateria Antiaérea Escola (Macaé-RJ) e 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista (Rio de Janeiro-RJ), que estão instalados, estrategicamente, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), situado na zona sul carioca. 

Esquadrilha da Fumaça apresenta sete novos integrantes para 2017

Por: Redação OD
A partir de 2017, a Esquadrilha da Fumaça contará com o trabalho de mais sete novos integrantes: quatro oficiais e três graduados. Os pilotos já realizaram suas atividades de aulas teóricas – Ground School – e de simulador de voo do avião utilizado pela Fumaça, o A-29 Super Tucano, durante o mês de agosto. O simulador de voo utilizado foi o do  Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), da Base Aérea de Campo Grande (MS). 

sábado, 17 de setembro de 2016

Investimentos na geração nuclear podem ajudar a tirar Brasil da crise


Por: Redação OD

A estruturação de projetos para financiar investimentos de longo prazo em infraestrutura de geração nuclear pode ser, hoje, a alternativa para o Brasil retomar o desenvolvimento nacional. “O alto grau de desenvolvimento tecnológico e científico necessário para o domínio da tecnologia nuclear abrange diversas ramificações estratégicas da indústria (metal-mecânica, eletro-eletrônica, química, ensaios não destrutivos etc.), que poderiam alavancar a inovação tecnológica no País na geração de energia via nuclear e na produção de radioisótopos para uso na indústria, medicina e agricultura”.

Cadetes da Academia da Força Aérea conhecem atividades da FAB na Amazônia

Esquadrões aéreos receberam os cadetes
Por: Redação OD
Conhecer as peculiaridades da Amazônia Ocidental e o trabalho do Comando da Aeronáutica na região. Essas foram as atividades, entre os dias 12 e 15 de setembro, de 138 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) que participaram de um programa de estudos na região Norte. Durante esta semana, os alunos das áreas de aviação, de infantaria e de intendência estiveram em Manaus (AM) e aprenderam como as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na capital amazonense realizam seus trabalhos e cumprem suas missões.

Arsenal de Guerra do Rio recebeu a visita de representantes da Empresa Suiça RUAG e da Diretoria de Fabricação


Por: Redação OD

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) recebeu, ao longo da manhã do dia 5 de setembro, a visita de uma comitiva de representantes da Empresa Suiça RUAG e da Diretoria de Fabricação. A visita teve como foco verificar a capacidade do AGR na fabricação de armamento pesado, principalmente do Morteiro 120 mm e do Morteiro 81 mm, assim como a possibilidade de participar do desenvolvimento do Sistema de Armas da Viatura Morteiro da Nova Família de Blindados sobre rodas do Exército Brasileiro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

10 Coisas que você precisa saber para concluir um exercício de sobrevivência

Por: Redação OD
Elas já foram assunto de vários filmes e seriados. Alguns, bastante famosos, como “Tropa de Elite” e “Até o limite da Honra”. Estão no imaginário de quase todos quando se fala em treinamento militar. Levam os militares a vivenciarem situações de guerra. São elas, as “temidas” sobrevivências e atividades de campanha.

EsACosAAe ministra aula de Disciplina Eletiva de Artilharia Antiaérea a cadetes da AMAN


Por: Redação OD

No período de 8 a 26 de agosto, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) ministrou pela 1ª vez nos seus 82 (oitenta e dois) anos de existência a Disciplina Eletiva de Artilharia Antiaérea (AAAe) para 22 (vinte e dois) Cadetes do 4° ano do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras.

Passagem de Comando da Força Aeronaval


Por: Redação OD

Em cerimônia militar realizada no dia 06 de setembro, o Contra-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein passou o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) ao Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço. A solenidade foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth. Estiveram presentes diversas autoridades militares e civis, além dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas e militares que servem no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.