domingo, 18 de setembro de 2016

21ª BIA A AAe Pqdt no apoio a Defesa Antiaérea durante os Jogos Paraolímpicos Rio 2016


Por: Redação OD
A Defesa Aeroespacial é instrumento de proteção e de eficaz capacidade dissuasória. Nessa atividade, a complexa Defesa Antiaérea dos Centros de Defesa Setorial (CDS) Copacabana e Maracanã está sob a responsabilidade de 141 militares oriundos do 2º Grupo de Artilharia Antiaérea (Praia Grande-SP), apoiado pela 9ª Bateria Antiaérea Escola (Macaé-RJ) e 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Paraquedista (Rio de Janeiro-RJ), que estão instalados, estrategicamente, no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), situado na zona sul carioca. 

Esquadrilha da Fumaça apresenta sete novos integrantes para 2017

Por: Redação OD
A partir de 2017, a Esquadrilha da Fumaça contará com o trabalho de mais sete novos integrantes: quatro oficiais e três graduados. Os pilotos já realizaram suas atividades de aulas teóricas – Ground School – e de simulador de voo do avião utilizado pela Fumaça, o A-29 Super Tucano, durante o mês de agosto. O simulador de voo utilizado foi o do  Esquadrão Flecha (3º/3º GAV), da Base Aérea de Campo Grande (MS). 

sábado, 17 de setembro de 2016

Investimentos na geração nuclear podem ajudar a tirar Brasil da crise


Por: Redação OD

A estruturação de projetos para financiar investimentos de longo prazo em infraestrutura de geração nuclear pode ser, hoje, a alternativa para o Brasil retomar o desenvolvimento nacional. “O alto grau de desenvolvimento tecnológico e científico necessário para o domínio da tecnologia nuclear abrange diversas ramificações estratégicas da indústria (metal-mecânica, eletro-eletrônica, química, ensaios não destrutivos etc.), que poderiam alavancar a inovação tecnológica no País na geração de energia via nuclear e na produção de radioisótopos para uso na indústria, medicina e agricultura”.

Cadetes da Academia da Força Aérea conhecem atividades da FAB na Amazônia

Esquadrões aéreos receberam os cadetes
Por: Redação OD
Conhecer as peculiaridades da Amazônia Ocidental e o trabalho do Comando da Aeronáutica na região. Essas foram as atividades, entre os dias 12 e 15 de setembro, de 138 cadetes da Academia da Força Aérea (AFA) que participaram de um programa de estudos na região Norte. Durante esta semana, os alunos das áreas de aviação, de infantaria e de intendência estiveram em Manaus (AM) e aprenderam como as organizações da Força Aérea Brasileira (FAB) sediadas na capital amazonense realizam seus trabalhos e cumprem suas missões.

Arsenal de Guerra do Rio recebeu a visita de representantes da Empresa Suiça RUAG e da Diretoria de Fabricação


Por: Redação OD

O Arsenal de Guerra do Rio (AGR) recebeu, ao longo da manhã do dia 5 de setembro, a visita de uma comitiva de representantes da Empresa Suiça RUAG e da Diretoria de Fabricação. A visita teve como foco verificar a capacidade do AGR na fabricação de armamento pesado, principalmente do Morteiro 120 mm e do Morteiro 81 mm, assim como a possibilidade de participar do desenvolvimento do Sistema de Armas da Viatura Morteiro da Nova Família de Blindados sobre rodas do Exército Brasileiro.

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

10 Coisas que você precisa saber para concluir um exercício de sobrevivência

Por: Redação OD
Elas já foram assunto de vários filmes e seriados. Alguns, bastante famosos, como “Tropa de Elite” e “Até o limite da Honra”. Estão no imaginário de quase todos quando se fala em treinamento militar. Levam os militares a vivenciarem situações de guerra. São elas, as “temidas” sobrevivências e atividades de campanha.

EsACosAAe ministra aula de Disciplina Eletiva de Artilharia Antiaérea a cadetes da AMAN


Por: Redação OD

No período de 8 a 26 de agosto, a Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) ministrou pela 1ª vez nos seus 82 (oitenta e dois) anos de existência a Disciplina Eletiva de Artilharia Antiaérea (AAAe) para 22 (vinte e dois) Cadetes do 4° ano do Curso de Artilharia da Academia Militar das Agulhas Negras.

Passagem de Comando da Força Aeronaval


Por: Redação OD

Em cerimônia militar realizada no dia 06 de setembro, o Contra-Almirante Sérgio Nathan Marinho Goldstein passou o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) ao Contra-Almirante Paulo Ricardo Finotto Colaço. A solenidade foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Celso Luiz Nazareth. Estiveram presentes diversas autoridades militares e civis, além dos Comandantes das Organizações Militares subordinadas e militares que servem no Complexo Aeronaval de São Pedro da Aldeia.

terça-feira, 13 de setembro de 2016

O emprego de Viaturas Blindadas de Combate Fuzileiros, e de Transporte de Pessoal (VBTP) em área humanizada

Por: Thales Ferreira da Silva 
O emprego de blindados em área humanizada está inserido no contexto atual de operações de amplo espectro no manual de campanha EB 20 – MF 10.103 (Operações). O manual destaca a participação da tropa blindada em operações ofensivas, defensivas e de estabilização. A análise dos tipos de operações com blindados em área humanizada é muito abrangente, carecendo de uma limitação teórica. Limita-se pois o estudo nas viaturas blindadas de combate fuzileiro (VBC Fuz) ou blindadas de transporte de pessoal (VBTP) em área humanizada.

COTER acompanhou a 2ª competição internacional de patrulha no Centro de Instrução Guerra na Selva

Por: Redação OD
A atividade refere-se a uma competição de pequenas frações, envolvendo diversos países e as Forças Armadas Brasileiras, e teve como objetivos: aumentar a cooperação multinacional; a confiança mútua; aperfeiçoar o treinamento; permitir a observação de melhores práticas; a interoperabilidade das tropas de operações na selva no mundo; incrementar os atributos da área afetiva, em especial, a liderança; melhorando a doutrina do combate em ambiente de selva e projetar internacionalmente o CMA e o Exército Brasileiro; Militares da Colômbia, Bolívia, México, Timor Leste, Canadá, Siri Lanka, Alemanha, China, Venezuela e Guiana participaram da competição.

NDM “Bahia” realiza sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação

Simulação de atendimento à vítima de acidente aeronáutico
Por: Redação OD
Com o intuito de garantir e elevar a segurança nas operações aéreas, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” realizou sua primeira Vistoria de Segurança da Aviação (VSA) pela Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos do Comando da Força de Superfície. Com a presença do Esquadrão HU-2, que opera o Super Cougar (UH-15), foram realizados diversos exercícios de pouso e decolagem, emergência de aeronaves – com simulações de acidentes e resgates - além de exercícios de pick-up e VERTREP.

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Marinha vai utilizar magnetômetro para retomar buscas por caça e piloto

Foto Ilustrativa: Como é utilizado e o que é um Magnetômetro!
Por: Redação OD
A Marinha vai utilizar um magnetômetro, equipamento utilizado em medidas de intensidade de um campo magnético, para tentar encontrar vestígios do caça A-4 (AF-1) Skyhawk e, consequentemente, do piloto, que desapareceram no mar de Saquarema, RJ, no dia 26 de julho, após um acidente aéreoSegundo a Marinha, as buscas, que foram paralisadas na semana passada, serão retomadas nos próximos dias, assim que os navios receberem o equipamento, com características especiais, que irá ampliar as capacidades das embarcações em procurar a aeronave. 

Aviões russos extiguem mais de 50 incêndios florestais em Portugal

Photo by Pavel Vanka.
Por: Redação OD.

Aviões de combate à incêndios russos ajudaram a combater mais de 50 focos de incêndios florestais (totalizando uma área de mais de 3 mil hectares) em todo o território de Portugal durante essa temporada do verão europeu. Os aviões são dois Beriev´s BE-200 do Ministério de Emergências da Rússia.
A operação já dura um mês e 10 dias, com mais de 53 incêndios extintos em uma área de aproximadamente 3.200 hectares, que preveniu a difusão do fogo entre três parques nacionais, salvando pelo menos 24 comunidades (vilarejos e cidades) com uma população de mais de 78 mil habitantes.