sábado, 20 de agosto de 2016

Maioria das medalhas do Brasil vem de atletas militares


Por: Redação OD
Doze das medalhas conquistadas pelo Brasil vieram de atletas que fazem parte de um programa das Forças Armadas. Nesta semana, o repórter Carlos de Lannoy foi conhecer esse trabalho. Os donos das medalhas são sargentos. Tem o ouro da Força Aérea, a prata do Exército, e vitórias da Marinha nas areias, no tatame, no ringue, e na baía de Guanabara.

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

NDCC Almirante Sabóia estará aberto a visitação neste final de semana no Porto de Vitória


Por: Redação OD

Retornando da missão de levar suprimentos ao Posto de Observação da Ilha da Trindade (P.O.T.I) o Navio de Desembarque de Carros de Comabate (NDCC) Almirante Sabóia estará aberto a visitação neste fim de semana no Porto de Vitória (ES). A visitação ao navio se dará neste sábado dia 20/08 e no domingo 21/08, das 14 às 17 horas. O acesso dos visitantes aos navios será realizado pelo portão de pedestres do Porto de Vitória, localizado em frente ao Palácio Anchieta. A entrada é franca.

Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em seis pontos da cidade do Rio de Janeiro


Por: Redação OD
Representando a Força Aérea Brasileira em um evento esportivo de grande repercussão mundial, a Esquadrilha da Fumaça irá se apresentar em cinco momentos durante a programação dos Jogos Olímpicos 2016 que acontecem no Rio de Janeiro até o dia 21 de agosto. Esta é a primeira vez que o evento acontece no Brasil e na América do Sul.

Tudo que você precisa saber sobre Reabastecimento em voo (REVO)


Por: Redação OD
Já viu um avião entrar em contato com outro durante o voo? Isso é reabastecimento em voo, ou, simplesmente, REVO!  Já tentou abastecer um carro em movimento?!?! Imagina abastecer uma aeronave, com adversidades como o tempo. E você deve estar se perguntando: Por que abastecer em voo? Quer saber como acontece? Quais aeronaves são capazes de fazer isso? Se liga!! Primeiramente, você deve saber porque ocorre o reabastecimento em voo, já que uma aeronave pode abastecer em terra.

Exército mantém segurança nas vias expressas do Rio


Por: Redação OD
A Força-Tarefa do 29º Batalhão de Infantaria Blindado (FT 29º BIB), Batalhão Olímpico integrante do Comando de Defesa Setorial (CDS) Maracanã, sob a coordenação da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), prossegue nos patrulhamentos motorizados e na ocupação dos postos de segurança nas Linhas Amarela e Vermelha, no contexto dos Jogos Rio 2016.

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Rio 2016: Segurança é aprovada por 87,1% dos brasileiros e 88,4% dos estrangeiros


Por: Redação OD
A segurança dos Jogos Olímpicos Rio 2016 foi aprovada por 87,1% dos brasileiros e 88,4% dos turistas estrangeiros que estiveram no Rio ou circularam pelos aeroportos Tom Jobim e Guarulhos, e cidades na fronteira da região Sul do país, como Foz do Iguaçu (PR), Uruguaiana (RS)e São Borja (RS). Este resultado foi divulgado hoje (18) pelos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e interino do Turismo, Alberto Alves, em entrevista coletiva no Rio Média Center, e consistem na soma das avaliações muito bom e bom da atuação nos eixos segurança pública, defesa e inteligência.

Super Tucano da FAB sobrevoa Jundiaí e intercepta aeronave causando um grande alvoroço na cidade


Por: Redação OD

O voo de uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) no céu de Jundiaí causou alvoroço, na tarde desta quarta-feira (17). Segundo testemunhas, os militares teriam interceptado aeronave civil e a feito pousar no aeroporto de Jundiaí, Comandante Rolim Amaro. Contudo, a assessoria de imprensa da FAB nega a ordem de pouso. Uma testemunha que mora próximo ao aeroporto ouviu um barulho estridente enquanto estava em sua casa. “Saí e olhei para o céu. Vi o caça brasileiro acompanhando um jato executivo. Como tenho rádio de comunicação, consegui sintonizar a frequência e ouvi a conversa. Os militares mandaram a aeronave pousar e caso a ordem fosse recusada, seria abatida”, comenta o entusiasta, que pede para não ser identificado. Ainda segundo a testemunha, o piloto da aeronave civil chegou a questionar a torre de controle do aeroporto de Jundiaí sobre a situação.

quarta-feira, 17 de agosto de 2016

BRABAT desencadeia Operação “A Paz deve Continuar” no Haiti


Por: Redação OD

No dia 5 de agosto, o Batalhão Brasileiro de Infantaria de Força de Paz (BRABAT) – Batalhão Porto Príncipe – realizou a Operação “Lapé dwé Continye II” (A Paz deve Continuar II), em conjunto com a Polícia das Nações Unidas (UNPOL) e com a Polícia Nacional do Haiti (PNH), no âmbito da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH). A Operação teve por finalidade intensificar a presença do BRABAT em toda a sua área de responsabilidade, por intermédio de patrulhamentos motorizado e a pé, bem como, pelo estabelecimento de static point, com foco nas regiões de Martissant e GrandRavine. 

11 coisas que todos precisam saber sobre o Boeing 767 da Força Aérea Brasileira



Por: Redação OD
Você já conhece a mais nova aquisição da Aviação de Transporte da FAB? O Boeing 767-300ER pousou em solo brasileiro no dia 10 de julho deste ano e é o mais novo vetor estratégico da Força Aérea Brasileira! Aí você pergunta: "mas e daí?". E daí que a aeronave será usada já agora nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. E daí que ela tem muito mais autonomia de voo; daí que vai ser usada em missões de ajuda humanitária, diplomáticas e de transporte aerologístico por todos os continentes do nosso planeta!

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Marinha do Brasil mantem as buscas pelo piloto desaparecido


Por: Redação OD

A Marinha do Brasil, em complemento às Notas publicadas anteriormente, informa que as buscas ao piloto e à aeronave AF-1B, desaparecidos no mar desde terça-feira (26/07), prosseguem de forma contínua. O Navio de Socorro Submarino “Felinto Perry”, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” e o Navio da Petrobrás “Fugro Aquarius” permanecem no local com equipes de apoio empregando aeronaves, lanchas e viaturas, estendendo as buscas pelas praias das regiões de Maricá, Saquarema, Arraial do Cabo e Cabo Frio.Na quarta-feira (17/08), está prevista a chegada de um barco pesqueiro que vai utilizar redes de arrasto nas buscas. A embarcação vai percorrer áreas com profundidade menor, em complemento às varreduras que estão sendo realizadas pelos demais navios.

Submarinos russos, uma nova geração mais sorrateiros, rápidos e mortais estão prestes a entrar em serviço para reforçar as unidades da Marinha russa

Submarino de classe Akula nas águas de Vladivostok 
Por: Redação OD
A intensidade das operações de submarinos russos no oceano Pacífico é a maior em décadas, segundo o relatório “O reequilíbrio asiático da Rússia”, do Instituto Lowy de Política Internacional, na Austrália. Além disso, pela primeira desde a Guerra Fria, a frota russa dispõe de submarinos mais silenciosos e com armas mais poderosas.De acordo com o estudo australiano, a guinada da Rússia em relação à Ásia provocou uma renovação em grande escala da Frota do Pacífico do país, que durante a próxima década atingirá seu maior número em termos de recursos navais.

12º Batalhão de Infantaria realiza exercícios de Adestramento em Operações Aeromóveis e de “Fast Rope”


Por: Redação OD

Militares do 12º Batalhão de Infantaria (12º BI), integrantes da Força Terrestre Componente Alterosa, do Comando de Defesa de Área de Belo Horizonte (CDA-BH), realizaram, dia 9 de agosto, o adestramento em Operações Aeromóveis, com o apoio da aeronave Cougar, do 4º Batalhão de Aviação do Exército. Uma das ações treinadas foi a Fast Rope, técnica utilizada para desembarque rápido de combatentes e/ou fração de tropa em ambiente hostil.

Aeronave de patrulha P-3 AM completa cinco anos de operação no esquadrão Orungan


Por: Redação OD

O Esquadrão Orungan (1º/7° GAV) celebrou, no início de agosto, os cinco anos de operação da aeronave P-3 AM Orion pela Força Aérea Brasileira (FAB). O avião turboélice de fabricação americana foi modernizado na fábrica da Airbus Military, em Sevilha, na Espanha, e começou a ser entregue à FAB em 2011. Hoje, a instituição conta com uma frota de nove P-3 AM Orion sediados no esquadrão Orungan, em Salvador (BA). O P-3 AM é utilizado na vigilância e proteção de áreas marítimas e dos recursos naturais da Amazônia Legal e, de modo especial, à região do pré-sal. Além disso, a aeronave apoia as atividades de busca e salvamento no Atlântico Sul sob responsabilidade do Brasil.

segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Soldado Pinheiro: das ruas à farda verde-oliva


Por: Redação OD

O Soldado do Exército Brasileiro Herick Patrick Carvalho Pinheiro nasceu em Barcarena (PA), tem 21 anos, serve (e mora) no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS). Apesar da pouca idade, teve uma trajetória de vida sofrida. Aos cinco anos, o Sd Pinheiro perdeu o pai, vitimado pelo câncer. Sem apoio da família e sem dinheiro, ele e sua mãe precisaram morar na rua. Três meses após o falecimento de seu pai, a tragédia, mais uma vez, bateu-lhe à porta, levando sua mãe, vítima de forte pneumonia.

A-29 Super Tucano entra na concorrência para substituir os A-10 Thunderbolt da USAF

Por: Redação OD
Ninguém tem mais amigos em Washington do que o A-10 Thunderbolt, um antigo avião de combate que ficou famoso por seu canhão Gatling de 30 milímetros e por sua durabilidade --em batalhas no Oriente Médio e em conflitos entre o Congresso e a Força Aérea dos EUA. O avião, apelidado de "warthog" ("javali") por seu aspecto deselegante, data do início dos anos 1970 e foi construído para dizimar tanques soviéticos que nunca surgiram por trás da Cortina de Ferro. Essa besta com asas sobreviveu a numerosos combates contra a aposentadoria porque seus aliados políticos repeliram os vários esforços do Pentágono para derrubá-lo.

Militar usa experiência em Missão de Paz na formação de novos sargentos


Por: Redação OD

Depois de quase oito meses integrando o 23º Contingente Brasileiro na Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (MINUSTAH), o Major de Infantaria Pedro Antonio Garcez usa a experiência no Batalhão Brasileiro de Força de Paz (BRABAT 23) para incrementar a formação dos alunos da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP).  “Considero meu dever transmitir aos alunos da EEAR os conhecimentos aprendidos durante a missão, de modo a motivá-los para os desafios e oportunidades da carreira”, avalia o oficial, que agora comanda um dos esquadrões de alunos da maior escola de ensino técnico militar da América do Sul e a Subseção de Ensino da Especialidade Guarda e Segurança.

SH-16 POUSA NO NDM Bahia


Por: Redação OD
No dia 03 de agosto, foi realizado o primeiro pouso da aeronave SH-16 no Navio Doca Multipropósito Bahia. A missão ocorreu em prol do apoio à Vistoria de Segurança de Aviação (VSA) do Navio, além de realizar ainda, a primeira qualificação de pouso a bordo de dois pilotos de SH-16.