quinta-feira, 26 de maio de 2016

Fragata 'Libertad' da Armada Argentina, faz seu retorno triunfal aos mares

A 45ª Viagem de Instrução do Navio-Escola ARA Libertad, símbolo da Marinha Argentina, será uma jornada de 196 dias, dos quais 133 no mar e 63 em portos estrangeiros. [Foto: Armada Argentina]

Por: Redação OD
O Navio-Escola Fragata ARA Libertad, símbolo da Marinha Argentina, voltou a navegar livremente pelos mares. No dia 23 de abril, a embarcação iniciou a sua 45ª Viagem de Instrução, levando à bordo 351 tripulantes em uma viagem que dura até o dia 5 de novembro. A tripulação é formada por 27 oficiais, 192 suboficiais/praças e 132 Guardas-Marinha da Argentina, Brasil, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai, dos quais 20% são mulheres. “A viagem da Fragata Libertad é um gesto significativo no processo de consolidação da presença argentina nos portos por onde passa”, disse o Capitão de Mar e Guerra Enrique Balbi, chefe da Assessoria de Comunicação da Armada Argentina. A missão do navio é completar a formação dos GM, fortalecer os laços de amizade com os países visitados e fomentar a integração com os convidados nacionais e estrangeiros, disse o CMG Balbi. “Em especial, [a viagem] busca reforçar a cooperação e os vínculos de confiança mútua com as respectivas Marinhas.”

Pesquisa sobre a imagem do Exército Brasileiro, revela que a população o tem como uma fonte segura e confiável


Por: Redação OD

O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), seguindo orientação do Comando do Exército, contratou, no final de 2015, a empresa MK Pesquisa, de Belo Horizonte, para planejar, conduzir, executar e tabular dados de uma pesquisa de opinião de âmbito nacional, a fim de identificar o conhecimento e a imagem que a sociedade brasileira possui do seu Exército. O trabalho foi dividido em duas fases: qualitativa e quantitativa. Na primeira fase, foram estabelecidos grupos de discussão em cinco Capitais brasileiras (Campo Grande, Manaus, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro). Na segunda, foram aplicados questionários estruturados, que abrangeram todo o território nacional. Os resultados alcançados foram expressivos, destacando-se que o Exército Brasileiro (EB) caracterizou-se como a instituição com maior disciplina, moral e credibilidade.

63 anos da PAF-Patrouille de France.


Por Yam Wanders

Nesse dia 26 de maio, a exatos 3 anos atrás a Patrouille de France, ou simplesmente "PAF", como é conhecida na França, completava seus 60 anos. Como a data certa ainda hoje é motivo de polêmica que envolvem a história e a administração interna da Armée de L'Air (Força Aérea Francesa) que conflita datas diversas desde as primeiras esquadrilhas de demonstrações nos primórdios da aviação militar francesa, nós da Orbis Defense & Avionweb International preferimos efetuar a homenagem nesse dia 26 pois a data ficou marcada pelas homenagens a nível mundial bem como sendo o dia da realização de um evento oficial onde autoridades civis e militares de todo o mundo estiveram presentes no lar atual da Patrouille de France para lhes render justa homenagem em seu sexagésimo aniversário.

The T-346 Reaches the 1000 Flight Hour Milestone


By Wording OD

On Monday, May 23, during a flight piloted Lt. Col. Alessandro O., commander of the 212th Flight Group, the 61st Wing passed the milestone of the first 1,000 hours flown by the T-346 aircraft supplied to the air force. The main players of this significant event -- the instructors of the 212th Group, students, specialists, Leonardo-Finmeccanica staff stationed in Galatina and a staff representative of the Flight School – celebrated the event.  The story of the T-346 in the Italian air force began in August 2014, when the first type qualifications were issued to the Wing’s pilots. On October 2 of the same year, the first training mission was flown on aircraft with a "temporary" registration by two of the school’s instructors. On Feb 26, 2015 Col. Paul Tarantino, the Commander of the School, took delivery at Venegono of the first of the production aircraft assigned to Galatina Air Base. 

Esquadrão Arara faz ressuprimento aéreo para tropa do Exército na Amazônia


Por: Redação OD

Uma tripulação do Esquadrão Arara (1º/9º GAV), sediado na Base Aérea de Manaus, realizou (22/05) um ressuprimento aéreo real a partir da aeronave C-105 Amazonas. Com um alvo aquático, a missão era suprir uma tropa do Exército Brasileiro que realizava um curso de operações na selva. Totalizando 1.040 quilos de carga a bordo, composta por rações operacionais e munições, o hidropallet - suporte onde a carga é acondicionada - teve sua montagem e supervisão executada em conjunto com os mestres de cargas do próprio esquadrão da Força Aérea Brasileira e a equipe de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (DOMPSA) do Exército.

Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia realizou o seu tradicional evento de ‘Portões Abertos’


Por: Anderson Gabino Fotos: Anderson Gabino e Yam Wanders
Em alusão ao Centenário da Aviação Naval o qual será comemorado no dia 23 de agosto, o Comando da Força Aeronaval realizou no último dia 21 de maio nas dependências da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA) o seu tradicional evento de ‘Portões Abertos’, o site ORBIS DEFENSE traz a todos o que de melhor aconteceu via as lentes dos seus editores. O evento proporcionou não somente ao público da Região dos Lagos, mas como de várias partes do Rio de Janeiro um dia de lazer no Complexo Aeronaval, onde as famílias puderam acompanhar de perto demonstrações aéreas e estáticas das aeronaves da Marinha, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira tendo a Esquadrilha da Fumaça como seu representante.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Táticas militares serão matéria curricular nas escolas da Rússia.



O vídeo acima é antigo, mas demonstra as habilidades de adolescentes russos que já se familiarizam com algumas das mais básicas atividades bélicas que é a desmontagem e montagem de um fuzil de combate.

Por: Redação OD 

Alunos de escolas russas devem começar a aprender em breve uma série de táticas militares. A iniciativa partiu do Ministério da Defesa do país. O treinamento será realizado pela Yunarmiya ─ ou Exército Jovem ─ uma organização que existiu durante a União Soviética e foi ressuscitada pelo governo atual. Segundo a agência de notícias russa RIA-Novosti, a iniciativa será lançada como projeto piloto na cidade de Yaroslavl antes de ser replicada nacionalmente em setembro.

Solar Impulse 2 flight from Dayton to Lehigh Valley Postponed

By writter OD
Solar Impulse with Bertrand Piccard at the controls was planned to fly from Dayton towards Lehigh Valley KABE on Tuesday morning (Dayton Time) May 24 Th.
We experienced a brief cabinet failure which distributes the fan power needed to keep the mobile hangar inflated.
This lasted approximately 2.5 minutes. During the time it took to reboot the system, some parts of the airplane were lightly touched by the deflating hangar fabric.
After a first check by the engineers, we do not see any damage. However this will have to be studied more carefully over the next few days and as such the flight from Dayton to LeHigh Valley has to be postponed.
Let’s remember that airplane safety and risk mitigation is of paramount importance and hence we want to ensure that the structures that were touched are in perfect working order.
We will continue to update you in the coming days, make sure to get our flight updates here.

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Militares Venezuelanos fazem treinamento de defesa mesmo durante o estado de exceção decretado no País




Por: Redação OD

As Forças Armadas da Venezuela concluíram no último sábado dia 21,  dois dias de exercícios militares "Independência II 2016", insistindo no treinamento de civis para garantir a ordem interna e a defesa do país, em meio ao estado de exceção decretado pelo presidente Nicolás Maduro. Os militares se mobilizaram em sete dos principais estados do país, situados na zona norte costeira. Lá, foram realizados testes de defesa diante do suposto desembarque de tropas inimigas e de ataques a instalações de distribuição do sistema elétrico. O governo anunciou ter mobilizado 520.000 combatentes entre tropas militares e milícias civis treinadas. 

domingo, 22 de maio de 2016

Estágio de Caçador de Operações Especiais realiza tiro em plataforma não convencionais



Por: Redação OD

Não é somente pela origem dos alunos - todos formados no ramo das operações especiais - que o Estágio de Caçador de Operações Especiais se distingue dos demais no país. Além do fato de ser a única atividade de ensino no país que contempla as competências do atirador de precisão agregadas aos conhecimentos de Operações Especiais e ao planejamento e execução de Operações de Reconhecimento e Caçador, o Estágio utiliza grande gama de meios - todos orgânicos do Exército Brasileiro - para que o Caçador possa executar seu tiro de diversas formas, sendo possível adequá -lo a qualquer missão, a qualquer hora, em qualquer lugar e de qualquer maneira.

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Forças Armadas podem substituir PM na segurança de vias durante a Rio 2016



Por: Redação OD

As Forças Armadas poderão atuar na segurança de vias expressas do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos para que a Polícia Militar seja liberada para outras funções no período. Entre os locais de atuação dos militares estão a Avenida Brasil e a Linha Vermelha. “O governador [Francisco Dornelles] nos informou que enviará um pedido ao presidente [interino] Michel Temer de que as Forças Armadas venham a cuidar de algumas vias, Transolímpica, Linha Vermelha, talvez, liberando o pessoal de segurança pública do estado para cumprir outras missões”, disse hoje (20) o ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião no Palácio Guanabara. Ao todo, 38 mil homens da Forças Armadas atuarão na segurança pública durante a Rio 2016, de 5 a 21 de agosto deste ano.

Marinha do Brasil realiza transporte marítimo de seus militares como adestramento para as olimpíadas RIO2016



Por: Redação OD

O Comando de Defesa Setorial (CDS) Copacabana realizou, nesta quarta (18), mais um adestramento para os Jogos Rio 2016. Dessa vez, o Grupo-Tarefa Marítimo fez o translado de um pelotão de fuzileiros navais do Comando da Divisão Anfíbia, na Ilha do Governador, para a Escola Naval, localizada no centro da cidade do Rio de Janeiro, utilizando uma Embarcação de Desembarque de Viaturas e Materiais (EDVM).

Novo Ministro do Gabinete de Segurança Intitucional General Etchegoyen, diz que Comissão da Verdade tirou direito de defesa dos militares



Por: Redação OD

O General Sérgio Westphalen Etchegoyen, que assumiu como ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República de Michel Temer, disse hoje lamentar o trabalho realizado pela Comissão Nacional da Verdade (CNV) durante o governo Dilma. Para o militar, que representa a terceira geração de uma família com integrantes do Exército, a investigação sobre os crimes cometidos por agentes do estado brasileiro durante a ditadura não permitiu o direito à defesa e ao contraditório. Em entrevista ao programa Agora, da Rádio Guaíba, Etchegoyen defendeu que o grupo deveria ter tentado encontrar um consenso entre os dois lados.

Vídeo da Dassault, vôo em formação Rafale, Falcon 8X e Patrouille de France



A l’occasion du centenaire de Dassault Aviation, la Patrouille de France et le Rafale « solo display » de l’armée de l’Air ont rejoint le Falcon 8X pour un vol dans le ciel de la méditerranée. Cette superbe formation illustre les compétences militaires et civiles que Dassault Aviation met au service des armées et de l’économie françaises depuis un siècle. Ce sont les racines de notre futur. http://www.dassault-aviation.tv/vol_patrouille_de_france_rafale_et_falcon_8x-1390-fr.html

Por Redação OD

Nesse mês de maio tivemos o aniversário não só da Dassault como também da Patrouille de France, e sendo assim seguindo uma tradição de belas imagens aéreas que são produzidas por ambas as instituições, temos mais um vídeo de excelente qualidade que já está no site da Dassault para comemorar esse mês especial para a aviação francesa.

Cerimônia marca despedida de militares que seguem para missão no Haiti



Por: Redação OD

Em 18 de maio, mais de 300 militares do Exército Brasileiro, integrantes do 24º Contingente Brasileiro de Força de Paz no Haiti – BRABAT 24 – participaram de uma cerimônia no Batalhão da Guarda Presidencial. O evento marcou a despedida de homens e mulheres que, em breve, seguirão para o Haiti.A solenidade contou com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, de integrantes do Alto-Comando, do Comando Militar do Planalto e também das famílias dos militares que representarão o Brasil na Missão de Paz. O General Villas Bôas destacou o sucesso da participação do Soldado brasileiro em Operações de Paz e o compromisso que vem demonstrando: “o uniforme que vestem indica que cada um professa valores históricos, que nos identificam e nos comprometem com as nossas missões. Indica também que estão preparados para as tarefas que vão cumprir”.