terça-feira, 26 de abril de 2016

Marinha do Brasil realizou o exercício UANFEX I sob Águas Jurisdicionais Brasileiras




Por Redação OD

“Essa projeção anfíbia deu aos fuzileiros navais a oportunidade de colocar em prática as suas competências”. As palavras proferidas pelo Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante (FN) Alexandre José Barreto de Mattos, ressaltaram a importância da UANFEX I-2016, a primeira Operação Anfíbia deste ano. A fase de mar da UANFEX I-2016 teve início, no dia 28 de março, com o suspender da Base Naval do Rio de Janeiro do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, navio capitânia, a transportar a Força de Desembarque, composta por elementos do Comando da Tropa de Desembarque, do 1º Batalhão de Infantaria de Fuzileiros Navais e do Batalhão de Viaturas Anfíbias; e dos demais meios navais envolvidos: Fragata “Greenhalgh”, Navio Patrulha Oceânico “Apa” e o Rebocador de Alto Mar “Tridente”, estes últimos do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste (COMGPTPATNAVSE).

CIBld realiza capacitação dos Instrutores e Monitores no Reparo de Metralhadora Automatizado X (REMAX)



Por Redação OD
O Centro de Instrução de Blindados (CIBld) realizou, no mês de março, a capacitação dos instrutores e monitores na operação do REMAX. O treinamento foi dividido em um módulo teórico em sala de aula de 40 horas e uma parte prática ministrada no Campo de Instrução Barão do São Borja, onde foram realizadoexercícios de tiro com as MetralhadorasNa jornada em campanha foi realizada a prática da conversão do reparo da metralhadora MAG (7,62 mm) para a metralhadora pesada.50, a colimaçãooperação que consiste em alinhar o cano da metralhadora e os optrônicos do reparo utilizando o colimador digital (Boresight), correção em zero que tem o objetivo de ajustar todo o sistema e possíveis erros quanto aos efeitos da munição, cano, salto, etc...

PROSUB avança na construção do segundo submarino convencional


Chegada da seção S3 do S-BR2 na ICN

Por Redação OD
A Marinha avançou em mais uma etapa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB). No início do mês de abril, a Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A. (NUCLEP) concluiu a entrega a Itaguaí Construções Navais (ICN) das duas seções de vante do casco resistente do S-BR2, o Submarino “Humaitá”. O casco resistente do SBR-2 é o primeiro, com tecnologia francesa, integralmente produzido no Brasil. A prontificação das seções S3 e S4 marca o início de uma série de entregas programadas que será concluída até o final deste ano.

Navios da Esquadra realizam manobras táticas e Marinha do Brasil finaliza a Operação MISSILEX 2016


Navios da Esquadra realizam manobras táticas nas águas da “Amazônia Azul”

Por redação OD
No dia 19 de abril, foram realizados exercícios de manobras táticas, envolvendo os quatro navios do Grupo-Tarefa (GT) MISSILEX 2016. O propósito deste evento, do qual participaram as Fragatas “União”, “Constituição” e “Rademaker”, além do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia”, é adestrar Oficiais de Quarto e Equipes dos Centros de Operações de Combate dos Navios na interpretação de sinais táticos e em manobras de mudança e manutenção de postos. Neste mesmo dia, também foi realizada a Qualificação e Requalificação para Pouso a Bordo (QRPB), ocasião em que as tripulações das aeronaves embarcadas no GT incrementaram seu nível de adestramento. Foram executados, ainda, exercícios inopinados de controle de avarias e de combate a incêndio a bordo dos navios. 

A Ópera do Danilo, uma das maiores tradições da Força Aérea Brasileira



Por Anderson Gabino

Como parte da tradição que demanda na FAB desde 1945, foi mais uma vez tocada, cantada e representada pelos “Caçadores” à tradicional e famosa “Ópera do Danilo”, no auditório da Base Aérea de Santa Cruz (BASC) no dia 21 de abril, antes do também tradicional “Almoço do Caçador”. Só quem já teve a sorte e o prazer de assistir a ela, pode entender como a história ajuda a traduzir o que pensam os pilotos da aviação de combate. No auditório da BASC, pilotos de várias gerações e heróis da história da Aviação de Caça cantaram em tom uníssono a letra da aventura vivida pelo Tenente Danilo Moura durante a Segunda Guerra Mundial, esta ópera se construiu em uma forma de se homenagear o então Tenente Danilo Moura, que tinha sido abatido e depois de trinta dias de caminhada, o mesmo retornou ao Grupo de Caça, na Itália, os já falecidos, mas sempre lembrados nas festividades, Major Brigadeiro Meira de Vasconcelos e o Major Brigadeiro Rui Moreira Lima foram dois coautores da ópera, escrita em março de 1945, e neste clima de saudosismo e embalados pela mesma paixão, plateia e atores foram os protagonistas do mesmo espetáculo musical.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

KC-390 acumula 170 horas de voo na campanha de ensaios em voo



Por redação OD
O KC-390 - o futuro jato de transporte militar da Força Aérea Brasileira já soma mais de 170 horas de voo, dado contabilizado no mês de abril. Dois protótipos da aeronave participam da campanha de ensaios, considerada a fase de testes do cargueiro. A maior aeronave já desenvolvida no Brasil segue o cronograma da campanha de ensaios em voo. Todo o trabalho é acompanhado por pilotos de teste e engenheiros da fabricante da aeronave, a Embraer, instalada em Gavião Peixoto (SP). 

Novo "Cisne Branco" promete superar bombardeiros modernos




Por redação OD
Devido à prorrogação do prazo de criação do Complexo Perspectivo de Aviação de Longo Alcance (bombardeiro estratégico da nova geração PAK DA), o Ministério da Defesa da Rússia anunciou estar decidido a construir a médio prazo um substituto para o bombardeiro soviético Tu-160. O projeto poderá ser um dos programas mais caros do Ministério da Defesa da década de 2020, segundo fonte do complexo militar industrial que não quis ser identificada. Segundo ela,seu custo poderá se equiparar ao da construção dos novos submarinos nucleares Borei com mísseis de classe Bulava, que pode alcançar os 7 bilhões de dólares.
"Ainda não sabemos até que ponto o avião será modernizado. O Ministério pode renovar apenas equipamento eletrônico e de rádio ou criar novos motores, munições, sistemas de refrigeração e navegação. O preço do projeto Tu-160M2 irá variar dependendo desses aspetos", disse a fonte.

A logística da Aviação do Exército nas operações de amplo espectro


Visão ampla do Centro de Manutenção da Aviação do Exército

Por Cel QMB Antônio Geraldo Rodrigues, SCmt CIAvEx
A dinâmica do espaço de batalha exige a constante avaliação das capacidades necessárias para que a Força Terrestre possa atuar nas operações no amplo espectro. Tal consideração traz implícito o desafio de conceber uma logística que seja capaz de ajustar-se à multiplicidade de situações de emprego, com suas nuances e especificidades. Essa “logística na medida certa” deve ser capaz de prever e prover o apoio em materiais e serviços necessários para assegurar a essa força liberdade de açãoamplitude do alcance operativo e capacidade de durar na ação.

Instrução de Condução Auto a VBC Gepard M1A2



Por Redação OD

No dia 13 de abril de 2016, os Oficiais e Sargentos Alunos do Estágio de Operação da VBC AAe GEPARD M1 A2, concluíram com êxito a Instrução de Conduta Auto no Campo de Instrução de Gericinó, onde realizaram as diversas manobras básicas a mobilidade do Blindado, conforme previsto na Disciplina – Sistema de Armas AAe – VBC GEPARD – Conduta Auto.

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (Brigada Guaicurus) tem um novo comandante


A troca de comando, realizada pelo general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira, do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu no sábado pela manhã na 4ª Brigada, em Dourados. (Foto: Marcos Ribeiro)

Por Redação OD

A 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Brigada Guaicurus - sediada em Dourados – tem novo comandante. O general Lourenço William da Silva Ribeiro Pinho assumiu o comando da unidade em substituição ao general Rui Matsuda. A troca de comando, realizada pelo general de Exército Paulo Humberto César de Oliveira, do Comando Militar do Oeste (CMO), ocorreu no sábado pela manhã na Brigada. O Gen Matsuda deixa o cargo após 2 anos de intenso trabalho frente à Brigada Guaicurus, responsável pela implantação do projeto piloto do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteira (Sisfron). Foi durante a gestão dele que o Sisfron foi lançado, com a vinda de ministros, do vice-presidente Michel Temer e de representantes de órgãos de segurança de vários países. Matsuda segue para a Assessoria de Planejamento e Gestão do Departamento Geral de Pessoal, em Brasília (DF).

domingo, 24 de abril de 2016

Força Aérea Brasileira realizou sua tradicional formatura em comemoração ao Dia da Aviação de Caça na Base Aérea de Santa Cruz



Por Anderson Gabino e Yam Wanders

Celebrado na manhã da última sexta-feira (22), o lema “voar, combater e vencer” ecoou na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, como parte das comemorações alusivas ao Dia da Aviação de Caça, onde o legado deixado pelos nossos heróis da 2ª Guerra Mundial continua sendo a inspiração pelos seus exemplos e os seus ensinamentos, que traçaram ­­o caminho sólido, que começou a ser pavimentado na Itália e serve de base até os dias atuais, para as novas gerações de pilotos e de pessoal de manutenção que continuam a serem forjadas dentro de um mesmo espírito, uma mesma doutrina, e que seguem sempre sendo exaltada e lembrada a cada 22 de abril.

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Dia da Polícia Militar do Brasil.


Brasões das Polícias Militares de todos os Estados do Brasil.
Por: Yam Wanders. 

Data de grande importância para o Brasil, pois nossas Polícias Militares são a nossa linha de frente na nobre missão da segurança pública agindo não só na prevenção e combate a criminalidade como com as atividades dos Corpos de Bombeiros Militares estaduais. 
Brasão Padrão das
Polícias Militares do Brasil
O dia 21 de abril é considerado o dia da Polícia Militar do Brasil por estar correlacionado com a morte heróica de um de nossos mais importantes Patronos Cívicos, o Alferes Joaquin José da Silva Xavier, o "Tiradentes", que sendo Alferes(atualmente posto de 2o tenente) de milícia ( umas das forças que deram origem as atuais Polícias Militares estaduais).
É importante citar que cada corporação de Polícia Militar no Brasil tem suas histórias bem particulares e únicas, e sendo assim cada uma delas tem suas datas específicas de criação e um histórico de ações heróicas tão especiais quanto as nossas forças armadas, valendo citar o 1o resgate aerotransportado em território brasileiro e a 1a ação de tropas de Commandos em regate de reféns, efetuado pela PMESP, assuntos estes que em breve serão matérias aqui na OD.

CENIPA comemora 45 anos de atividades.


Por Redação OD

CENIPA - 45 ANOS PELA SEGURANÇA DE VOO NO BRASIL
Um compromisso com a vida
CENIPA cria selo especial para marcar os 45 anos em defesa da Segurança de Voo no Brasil. O órgão central do SIPAER (Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), desde 1971, destaca a prevenção como um desafio que exige dedicação integral de todas as pessoas comprometidas com os princípios do SIPAER.
FILOSOFIA SIPAER SOB A ÓTICA DA SEGURANÇA DE VOO
De acordo com a Norma do Sistema do Comando da Aeronáutica (NSCA 3-3/2013), as atividades de prevenção de acidentes, incidentes aeronáuticos e ocorrências de solo devem ser planejadas e executadas com base em oito Princípios da Filosofia SIPAER:
a) todo acidente aeronáutico pode ser evitado;
b) todo acidente aeronáutico resulta de vários eventos e nunca de uma causa isolada;
c) todo acidente aeronáutico tem um precedente;
d) a prevenção de acidentes requer mobilização geral;
e) o propósito da prevenção de acidentes não é restringir a atividade aérea,mas estimular o seu desenvolvimento com segurança;
f) a alta direção é a principal responsável pela prevenção de acidentes aeronáuticos;
g) na prevenção de acidentes não há segredos nem bandeiras; e
h) acusações e punições de erros humanos agem contra os interesses daprevenção de acidentes.

Bombardeiro B-52 faz a sua estreia no Iraque na luta contra o Daesh



Por Redação OD
O B-52 que é o principal bombardeiro dos EUA, e ele continuará a sua atuação nos ataques aéreos no Iraque, revelou o comandante Steve Warren em entrevistas a jornais locais. ”Em seu primeiro voo, na última segunda-feira (18), onde o alvo foi um armazém perto da cidade de Qayyarah, o bombardeiro conseguiu grande êxito, já que o alvo foi completamente destruído” salientou o comandante. Contudo, o comandante não divulgou informações sobre os armamentos que foram utilizados na operação.

22 de Abril | Dia da Aviação de Caça



Por redação OD
Nesta sexta-feira dia 22 de abril, comemora-se o Dia da Aviação de Caça. A data é considerada o Dia da Aviação de Caça porque foi nesse dia, no ano de 1945, que o Primeiro Grupo de Aviação de Caça realizou o maior número de surtidas na Itália: foram 44 missões de guerra, tendo destruído mais de 100 alvos. Para celebrar a data, a Força Aérea Brasileira (FAB) preparou uma reportagem especial que contém fotos, vídeos, textos e áudios sobre a Aviação de Caça, mostrando desde os novos rumos da aviação, operações realizadas pelos esquadrões, as aeronaves de caça e muito mais. Para conferir, é só acessar o endereço eletrônico www.fab.mil.br/avca2016.
FONTE: CECOMSAER

Conheça o porta-aviões Chines "Liaoning" na versão 3D


Por Redação OD
Um grupo de análise do Center for Strategic and International Studies (CSIS ou Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais) com sede em Washington (DC), publicou uma nova avaliação do futuro porta-aviões Chines “Liaoning”, incluindo um gráfico interativo em 3D onde se pode andar por todo o navio.

Solar Impulse 2 decola hoje do Havaí para os EUA às 03:00UTC.


Por Yam Wanders
Fotos: Projeto Solar Impulse2

O Solar impulse 2, um incrível avião solar que está a dar a volta ao mundo, finalmente está com sua decolagem agendada para as 03:00PM-UTC do dia 21 de abril rumo ao EUA.
Após 9 meses de espera devido a problemas inesperados de manutenção nos motores e replanejamento de vôo, na chegada ao Havaí no aeroporto de Kalaeloa, vindo de Nagoya-Japão, finalmente existem condições atmosféricas adequadas para garantir a melhor performaçe e segurança ao vôo até os EUA, que estima-se durar em torno de 62 horas até a chegada à Moffet Airfield, localizado em  Moutain Wiew na Califórnia.
Apesar de não haver possível correlação com o mundo da defesa, a tecnologia de vôo autônomo por energia solar já é pesquisada não só para a aviação civil como para aeronaves das categorias dos UAV´s, drones e outros, todos com finalidades militares e atividades de busca e salvamento.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Protótipos do T-14 Armata estão sendo submetidos as avaliações operacionais finais nas unidades de combate Russas



Por redação OD

Um lote de 20 protótipos do MTB T 14 Armata estão passando por avaliações operacionais, sendo esta a última fase que precede a produção em larga escala e assim poderem ser colocados no serviço ativo do Exército Russo, explicou Alexander Zharich vice-diretor geral da empresa russa de blindado Uralvagonzavod, em entrevista ao Izvestia Daily. Os testes do Armata estão dentro do cronograma planejado e nenhum problema foi encontrado até o momento,  disse Zharich salientando: "A entrega em larga escala pode começar a qualquer momento assim que o cliente der o OK para seguir em frente "Segundo ele cerca de 20 T-14s estão em avaliação operacional em unidades de combate. O T-14 vai participar na parada do Dia da Vitória na Praça vermelha, juntamente com outros projetos em desenvolvimento da empresa russa Uralvagonzavod, que é a responsável pela concepção e o desenvolvimento do T-14 Armata.  Um total de 2.300 MBTs são esperados para serem fornecido as Forças Armadas Russas até o ano de 2020.

50 anos da Cheyenne Moutain.

Meio século mantendo a América mais segura...

Por Yam Wanders

Nesse dia 20 de abril o famoso complexo da Montanha Cheyenne completa 50 anos de atividades operacionais e isso nos obriga a escrever uma pequena matéria sobre essa enigmática instalação subterrânea, uma das mais emblemáticas do mundo militar e tão famosa não só pelo seu importante papel na defesa dos EUA e Canadá na guerra fria como pela sua fantástica obra de engenharia militar.
Devido a políticas de contenções de gastos militares e adaptações à novas tecnologias, o complexo da Montanha Cheyenne chegou a ser parcialmente desativado em 2006 quando suas principais funções de controle e comunicação foram transferidas para a Base de Petersen em Colorado Springs, deixando o complexo como base secudária de comando e controle, mas finalmente em 2015 as instalações da Montanha Cheyenne foram reativadas e modernos equipamentos colocados em operação.