quarta-feira, 20 de abril de 2016

Protótipos do T-14 Armata estão sendo submetidos as avaliações operacionais finais nas unidades de combate Russas



Por redação OD

Um lote de 20 protótipos do MTB T 14 Armata estão passando por avaliações operacionais, sendo esta a última fase que precede a produção em larga escala e assim poderem ser colocados no serviço ativo do Exército Russo, explicou Alexander Zharich vice-diretor geral da empresa russa de blindado Uralvagonzavod, em entrevista ao Izvestia Daily. Os testes do Armata estão dentro do cronograma planejado e nenhum problema foi encontrado até o momento,  disse Zharich salientando: "A entrega em larga escala pode começar a qualquer momento assim que o cliente der o OK para seguir em frente "Segundo ele cerca de 20 T-14s estão em avaliação operacional em unidades de combate. O T-14 vai participar na parada do Dia da Vitória na Praça vermelha, juntamente com outros projetos em desenvolvimento da empresa russa Uralvagonzavod, que é a responsável pela concepção e o desenvolvimento do T-14 Armata.  Um total de 2.300 MBTs são esperados para serem fornecido as Forças Armadas Russas até o ano de 2020.

50 anos da Cheyenne Moutain.

Meio século mantendo a América mais segura...

Por Yam Wanders

Nesse dia 20 de abril o famoso complexo da Montanha Cheyenne completa 50 anos de atividades operacionais e isso nos obriga a escrever uma pequena matéria sobre essa enigmática instalação subterrânea, uma das mais emblemáticas do mundo militar e tão famosa não só pelo seu importante papel na defesa dos EUA e Canadá na guerra fria como pela sua fantástica obra de engenharia militar.
Devido a políticas de contenções de gastos militares e adaptações à novas tecnologias, o complexo da Montanha Cheyenne chegou a ser parcialmente desativado em 2006 quando suas principais funções de controle e comunicação foram transferidas para a Base de Petersen em Colorado Springs, deixando o complexo como base secudária de comando e controle, mas finalmente em 2015 as instalações da Montanha Cheyenne foram reativadas e modernos equipamentos colocados em operação.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Base Aérea de Anápolis recebe treinamento da Aviação de Transporte


Por redação OD
Meteorologia favorável, infraestrutura de apoio completa e um tráfego aéreo sem muitos movimentos na área. É esse o cenário que tornou a Base Aérea de Anápolis (BAAN), no interior de Goiás, o cenário considerado ideal por muitos esquadrões da Força Aérea Brasileira (FAB) para a realização dos seus exercícios operacionais. Até a próxima terça-feira (19/4), é a vez do Araronça, que reúne os esquadrões Arara (1°/9° GAV) e Onça (1°/15° GAV), as duas unidades operadoras dos aviões de transporte tático C-105 Amazonas.

domingo, 17 de abril de 2016

Marinha do Brasil realiza a Operação MISSILEX 2016, com lançamento de Mísseis PENGUIN pelo Esquadrão HS-1


Missil PENGUIN sendo lançado pelo SH-16 do esquadrão HS-1
Por Redação OD
A Marinha do Brasil realiza, no período de 11 a 20 de abril, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES), a Operação MISSILEX 2016, sob coordenação do Comando da 1ª Divisão da Esquadra (ComDiv-1). A Operação tem como objetivo realizar exercícios no mar, de caráter estritamente militar, concernentes às tarefas básicas do Poder Naval, executar lançamentos de mísseis sobre o casco de uma ex-corveta, com o propósito de afundá-lo, além de efetuar testes exploratórios em proveito da Avaliação Operacional da aeronave SH-16.

Salto Livre Avançado: Entenda as fases para se habilitar a este tipo de salto (Vídeo)



Por Redação OD

O Estágio de Salto Livre visa habilitar oficiais, subtenentes e sargentos, pára-quedistas da ativa, ao desempenho dos cargos e funções de saltador livre operacional, capacitando-os a aplicar técnicas de utilização de instrumentos e equipamentos de salto livre, técnicas de execução de salto livre (SL), e de Salto Livre Operacional (SLOp), a pequena ou grande altitude e,ainda, equipados com mochila e armado, visando seu emprego em operações militares.

Conclusão do estágio de Motopatrulhamento para policiais subordinados ao 1º CPA


Por Redação OD

Ao todo, 27 policiais motociclistas da Policia Militar do estado do Rio de janeiro, pertencentes às unidades subordinadas ao 1º CPA, concluíram o Estágio Básico de Moto patrulhamento (ESBAM), nesta sexta feira (15/04). Durante o período de uma semana, foram ministradas instruções sobre técnicas de patrulhamento, condução da motocicleta e abordagem, que permitiram o aumento da capacitação profissional dos concludentes.

O céu é o limite: Campanha de ensaios do KC-390 apresenta um novo recorde



Por Redação OD
A rotina de pousos e decolagens do primeiro protótipo do KC-390 é intensa. Em média, são dois voos por dia. O futuro jato de transporte militar da Força Aérea Brasileira já ultrapassou 150 horas de voo. A montagem da segunda unidade foi concluída e deve se juntar à campanha de ensaios em voo em breve. A fase é acompanhada por pilotos e engenheiros de diversas áreas da Embraer, fabricante da aeronave instalada em Gavião Peixoto (SP).

Incidente no Báltico entre um SU-27 Russo e um RC-135 da USAF, faz aumentar a tensão entre os dois Governos



Por Redação OD

Um avião de reconhecimento da Força Aérea dos Estados Unidos foi interceptado por um caça russo SU-27 de forma "insegura e pouco profissional", sobre o espaço aéreo internacional do Mar Báltico, revelou em nota o Pentágono neste sábado (16). "A aeronave estava operando sobre o espaço aéreo internacional e em nenhum momento cruzou o território russo", ratificou Laura Seal porta-voz do Pentágono, sobre o fato. Este incidente ocorreu logo após que caças russos sobrevoaram o USS Donald Cook, incluindo o voo de um caça russo Su-24 a cerca de 30 pés (nove metros) acima do navio de guerra em um "perfil de ataque simulado," de acordo com a nota do Comando Europeu dos EUA.

sábado, 16 de abril de 2016

EUA divulgam vídeo com o voo 'agressivo' de 2 caças Su-24


Por Redação OD

Ao ver o navio, os pilotos se afastaram, como as regras exigem, disse o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia, Igor Konashenkov. A autoridade também afirmou que o incidente ocorreu perto de uma base militar russa. Os pilotos da Força Aeroespacial da Rússia realizavam um voo no mar Báltico, em conformidade com todas as regras e normas de segurança, disse o porta-voz do Ministério da Defesa, major-general Igor Konashenkov, comentando a declaração dos Estados Unidos de que caças russos Su-24 teriam sobrevoado de forma “agressiva” um destróier estadunidense.

Maior parte do equipamento aéreo do Corpo de Fuzlieiros Navais dos EUA não está operacional



Por Redação OD
Desde 1775, os fuzileiros navais norte-americanos sempre tiveram o orgulho de serem os “melhores do mundo”. Enquanto o governo tem reduzido as suas despesas militares, os generais estão em estado de alerta pois a aviação naval do Corpo de Fuzileiros Navais (Marines) está atingindo um quase ponto de ruptura. De acordo com a informação da rede Fox News, o corpo de infantaria naval norte-americano tem sofrido com a falta de sua frota de helicópteros e aviões de combate.

Exercício Araronça simula operações em ambientes hostis e treinam para atuar em missões de paz


Por Redação OD
No fictício país Azul, o Brasil participa de uma recém-instalada missão de paz com o objetivo de acabar com um conflito armado. Aeronaves C-105 Amazonas precisam lançar paraquedistas e cargas em zonas de combate, e para isso precisam enfrentar ameaças como mísseis antiaéreos, lançadores de granadas e até atiradores de precisão ("snipers") posicionados para alvejar os pilotos durante as decolagens e pousos. É esse o cenário simulado até a próxima terça-feira (19/4) em Anápolis (GO), onde os Esquarões Arara (1°/9° GAV) e Onça (1°/15° GAV) treinam para capacitar seus tripulantes para missões desse tipo. As atividades aéreas envolvem três aeronaves C-105 Amazonas e um C-98 Caravan e acontecem durante o dia e também à noite, quando são utilizados óculos de visão noturna (NVG, sigla para o inglês Night Vision Googles).

Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” G 40 chega ao Rio de Janeiro


Por Redação OD
O Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” chegou à Base Naval do Rio de Janeiro, na última segunda-feira, dia 11 de abril. Familiares e amigos aguardavam pelos militares. O Comandante do navio, o Capitão de Mar e Guerra Luís Felipe Monteiro Serrão, e parte da tripulação estavam fora do Brasil desde outubro de 2015, quando viajaram para a cidade de Toulon, na França. Em terras francesas, os militares passaram por adestramentos para conhecer o navio, até a incorporação do NDM “Bahia” pela Marinha do Brasil, em 17 dezembro de 2015.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE - MS) ministrou instrução para o efetivo do PARA-SAR da FAB



Por Redação OD

Com escopo de promover o nivelamento interagencias, o Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, realizou instrução de rapel e entrada Tática Vertical ao Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS) da Força Aérea Brasileira e mais conhecido como PARA-SAR (‘PARA’ de paraquedistas, ‘SAR’ do inglês Search and Rescue, “busca e salvamento”)...

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Exército Brasileiro seleciona o LMV Defence da Iveco como vencedor do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LR)



Por Redação OD
O Exército Brasileiro selecionou o veículo blindado LMV (Light Multirole Vehicle) Iveco Defence como o vencedor do programa Viatura Blindada Multitarefa Leve Sobre Rodas (VBMT-LR), informou o Escritório Projetos do Exército (EPEX) ao em 14 de abril. O Exército deve entrar em negociações com a empresa vencedora em breve para a assinatura de um contrato que contemplará 32 veículos iniciais em configurações multifunção. 

11º Grupo de Artilharia de Campanha, comemorou o 71º aniversário da Tomada de Montese


Por Anderson Gabino
Na última quinta-feira, dia 14 de abril de 2016, o 11º Grupo de Artilharia de Campanha (11º GAC) realizou sua tradicional formatura da Tomada de Montese.... passados 71 anos desde o dia 14 de abril de 1945, onde a “A COBRA FUMOU” pela primeira vez, para nos fazer lembrar sempre dos 70 heróis que tombaram sob a neve italiana, durante a batalha. 

Forças de Auto Defesa do Japão em ação após terremoto.

Bell UH1-J da JADF empregados nas atividades de resgate e suprimentação
das operaçõesde socorro às vítimas do terremoto dessa madrugada em Kumamoto.

Por Redação OD

Como sabemos, o Japão é constantemente atingido por catástrofes naturais, sendo a mais recorrente o terremoto. Ontem a ilha de Kyushu no sul do Japão, um terremoto que atingiu a escala richter de 6.4 deixou pelo menos 9 mortos, aproximadamente 700 feridos e milhares de habitações danificadas entre outros danos que deixaram em torno de 16 mil pessoas desabitadas devido aos riscos de novos tremores, até o momento já foram registrados aproximadamente 100 outros tremores menores e ondas de reflexo.Dentro dos planos iniciais de resposta a emergências em conjunto com a Defesa Civil do Japão foram acionadas as seguintes unidades militares para apoio, totalizando em torno de dois mil homens, 12 aeronaves e 9 embarcações.

F-22 da USAF já em prontidão na Europa.

Ares de "Guerra Fria"?



Por redação OD

Uma esquadrilha composta de 12 F-22 "Raptors" chegaram a base da RAF de Lakenheath, usada também pela 48th Fighter Wing da USAF (conhecida como "Liberty Wing") que opera três esquadrões de caças na referida base.

USAF desloca mais F-15 Eagles para países aliados da NATO/OTAN.

F-15A da 104th Fighter Wing, ANG de Barnes/Westfield.
Foto via 104th Fighter Wing by Master Sargent Mark Fortin.

Por redação OD

Dentro do esforço de aumento progressivo de deslocamento de efetivo e material para reforço das defesas dos integrantes da aliança NATO/OTAN, hoje foi anunciado pela USAF o deslocamento para a Islândia de quatro aeronaves F-15A da 104th Fighter Wing,unidade da Air National Guard de Barnes/Westfield, Massachussets. Acompanham os equipamentos um efetivo de 200 homens para a operação. Outras informações ainda não confirmadas especulam o deslocamento de mais equipamentos de vigilância e defesa aérea, incluindo mísseis de defesa anti-aéreo.


LAAD Security 2016 discutiu os rumos do setor e tendo como foco a inovação de armas e sistemas

Autoridades no momento de abertura da LAAD 2016.

Por Anderson Gabino
A LAAD Security 2016 sediou reuniões de alguns dos principais conselhos e colegiados de segurança do País. A questão da segurança é um dos pontos críticos de todas as esferas da administração pública e também da iniciativa privada, onde os mesmos estão procurando sempre capacitar e dar mais eficiência aos seus agentes e os órgãos de governo aumentaram o volume de investimentos na área de segurança.Com vista neste seguimento crescente, e para atender a essas demandas do setor público, assim como as do mercado de segurança corporativa, que investe em soluções para preservar seus ativos é que acontece a LAAD Security 2016 — Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa, onde pelo menos esteve presente algo em torno de 12 mil profissionais do Brasil e da América Latina, que discutiram as principais tendências, fomentando o intercâmbio de tecnologias e incentivando a integração entre segurança pública e segurança privada.