segunda-feira, 11 de abril de 2016

100 anos de Dassault Aviation - 1a parte.

Por Yam Wanders

Hall exclusivo para protótipos Dassault Aviation no Musée de L'Air et Espace de Le Bourget, France.

É impossível falar de aviação sem lembrar a França, o país que mais contribuiu nos primórdios do século XX, para que a técnica e a ciência aviatória pudesse se desenvolver e assim se propagar pelo mundo, fato esse que certamente teria sofrido atrasos consideráveis se não fosse a contribuição francesa para o apoio não só de seus pesquisadores natais como do nosso bem conhecido Santos=Dumont e outros que lá estavam, os quais encontraram o campo propício para o desenvolvimento de seus inventos.
Sendo assim, na França é impossível falar de aviação sem falar de Dassault Aviation
entre outros, e a justa homenagem que ocorre nessa semana ao engenheiro, político e industrial francês Marcel Dassault (Paris, 22 de janeiro de 1892 – Neuilly-sur-Seine, 17 de abril de 1986) no que é centenário de atividades das Industrias Dassault é um evento único em importância para a industria aeronáutica desse país e que está entre os que mais prestaram ajuda ao aparelhamento de defesa do Brasil.
Atualmente, produtos da Dassault Aviation são utilizados em mais de vinte países.

domingo, 10 de abril de 2016

Vídeo incrível de uma B-52 Stratoforterss realizando uma passagem baixa



Por Redação OD
Ver uma demonstração aérea com passagem baixa sempre nos dá um frio na barriga, especialmente se eles são velozes e barulhentos, mas isso também depende do tipo de avião. Nós já vimos em abundância caças modernos fazerem isso sempre em shows aéreos pelo mundo, no entanto ver uma B-52 Stratofortress fazer isso, se torna algo maravilhoso. 

Misterioso laboratório com segredos nucleares da Rússia completa 70 anos




Por Redação OD 
O dia 9 de abril marcou o 70º aniversário de criação do instituto nuclear em Sarov, que se tornou uma das mais importantes instalações militares dos séculos XX e XXi na história da Rússia. O local, formalmente conhecido como Centro Nuclear Federal Russo do Instituto Russo de Pesquisa Científica para Física Experimental (RFNC-VNIIEF), foi construído em 1946, em Sarov, uma cidade no centro da Rússia. Ele se tornaria o coração do programa de pesquisa nuclear soviético e, posteriormente, russo. A instalação era tão secreta que até 1991 a cidade era mencionada apenas como Arzamas-16 e não constava em nenhum mapa público.

Comandante do CCOPAB participa da Reunião Preparatória para a VIII Assembleia da ALCOPAZ




Por Redação OD 
O Comandante do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), Coronel Carlos Augusto Ramires Teixeira, participou, no período de 28 a 31 de março, da Reunião Preparatória para a VIII Assembleia Geral da Associação Latino-americana dos Centros de Treinamento de Operações de Paz (ALCOPAZ), em Assunção, Paraguai. No encontro, que teve por finalidade elaborar a agenda da próxima assembleia, o Coronel Ramires apresentou as atividades realizadas pelo CCOPAB e suas metas de curto e médio prazos no âmbito regional. 

Militares de Infantaria da Força Aérea, recebem instrução sobre medidas de controle de solo


Por Redação OD 
Como preparação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, cerca de 20 militares de Infantaria da Aeronáutica de várias regiões do País participam, entre os dias 11 e 15 de abril, em Brasília (DF), do Estágio Básico de Medidas de Controle no Solo (MCS). O procedimento é utilizado quando uma aeronave interceptada é abordada após o pouso obrigatório para averiguação de irregularidades. A coordenação do treinamento está a cargo do Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial de Brasília (BINFAE-BR).  

10 de Abril - Dia da Arma de Engenharia



Por Anderson Gabino 

Atualmente, com os olhos voltados para o amanhã, os integrantes da Arma Azul Turquesa buscam pelo conhecimento, habilidade e versatilidade, associados aos eternos valores e tradições que norteiam a atuação da Força Terrestre, objetivos mais amplos que se descortinam num futuro bem próximo e marcham unidos por um mesmo ideal de aperfeiçoar a atuação da Arma de Engenharia, tornando-a cada vez mais coesa e capacitada a acompanhar as mudanças que estão sendo implementadas em decorrência do Processo de Transformação do nosso Exército de Caxias!!! Xingu, Engenharia!!!

sábado, 9 de abril de 2016

Vídeo Institucional do Esquadrão Gavião



Por Redação OD 

Vídeo Institucional do Esquadrão Gavião - o Esquadrão de Instrução de Asas Rotativas da Força Aérea Brasileira - cujo lema é: "Nós ensinamos a voar e manter helicópteros"

Comandante Militar da Amazônia, General Guilherme Theóphilo critica a falta de recursos para operações na fronteira


Comandante MIilitar da Amazôani, General de Exército Theóphilo, criticou o governo federal e o Ministério da Justiça, e reclamou de falta de recurso para operações nas fronteiras (Foto: Gledson Albano/Arquivo Pessoal)

Por Rredação OD
Em tom de desabafo, o comandante militar da Amazônia, General Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, fez críticas ao governo federal e ao Ministério da Justiça, alegando falta de estrutura e recurso para realizar operações nas fronteiras. O desabafo ocorreu durante uma coletiva nesta quinta-feira (7) sobre a 'Operação Traíra', no 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS), em Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Ao G1, o Ministério da Justiça rebateu alegando que o governo federal já adotou diversas ações para melhorar as condições das unidades da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal nas regiões de fronteira em todo o Brasil. A Justiça informou ainda que a Polícia Federal realiza em média cerca de 40 operações especiais por ano. 

Força Aérea Canadense, pinta aeronave em homenagem ao seu passado




Por Redação OD

A Força Aérea Canadense, pintou uma aeronave CF-18 com as cores utilizadas no passado, numa forma de homenagear a sua historia, e manter viva a chama de seus heróis.





O Ártico não é o limite!! US Navy operando com submarinos nucleares na calota polar (Vídeo e Fotos)


Por Redação OD
Não há como destacar uma única missão estratégica como a mais importante de um submarino, pois com os mais variados tipos de missões que eles podem realizar, podemos citar desde a escolta de comboios, proteção dos porta-aviões, patrulhando as águas territoriais, observando a movimentação dos navios de guerra e mercantes dos inimigos, executar um bloqueio, reunir dados de inteligência (diretamente ou por meio de drones , mesmo lançado a partir de uma posição submersa ), infiltrar forças especiais, lançar mísseis de cruzeiro balísticos ou convencionais diante de um cenário de ataque terrestre. É por isso que eles são frequentemente operados perto das águas mais disputadas e terras do globo, incluindo o Círculo Ártico. Não um, mas dois submarinos da classe Los Angeles fizeram uma “visita” ao acampamento Sargo, uma estação temporária no topo da camada de gelo flutuante no Ártico. 

sexta-feira, 8 de abril de 2016

EUA se unem a parceiros latino-americanos na Feira Internacional Aérea e Espacial do Chile

O bombardeiro B-52 Stratofortress da Força Aérea dos EUA foi a atração mais popular da FIDAE 2016. A aeronave integrou o conjunto de 146 aviões de combate, comerciais e de treinamento militar em exibição. [Foto: FIDAE/Comunicação e Ministério da Defesa do Chile]

Por Carolina Contreras


O caça F-22 Raptors e o bombardeio B-52A da Força Aérea dos EUA (USAF) encantaram a multidão ao sobrevoar Santiago, no Chile, durante a 19ª Feira Internacional de Ar e Espaço do Chile (FIDAE), realizada de 29 de março a 3 de abril. O evento foi organizado pela Força Aérea Chilena (FACh) e contou com a participação de 146 aviões de combate, comerciais e de treinamento militar de 60 países. A FIDAE é considerada a maior feira comercial do gênero na América Latina, e sua 19ª edição foi realizada nas instalações da 2ª Brigada Aérea Pudahuel da FACh, cobrindo uma área de 9.508 metros quadrados.

O Porta aviões russo, Almirante Kuznetzov irá retornar ao Mar Mediterrâneo no verão de 2016



Por: Redação OD
A Marinha russa planeja retornar em breve com as atividades de seu porta-aviões o Almirante Kuznetsov, atualmente é o navio capitânia da frota russa no Mediterrâneo. O Kuznetsov deverá partir de sua base atual em Murmansk para o Mediterrâneo no próximo verão, conforme relatou a agência Tass. O navio está em Murmansk, onde está passando por uma certa “reforma” e sendo reaparelhado para retornar as suas operações no Mar Mediterrâneo. A Marinha russa está desde o início em 2013 com uma presença permanente no Mar Mediterrâneo onde possui dez ou mais navios de guerra (em média) em constante patrulha, oriundos de bases do Mar do Norte e do Mar Negro. De acordo com a TASS, o grupo atual inclui o cruzador de mísseis Varyag, armado com o sistema de defesa aérea Fort-M e o navio Almirante Kulakov, que conta com uma grande capacidade ASW (Guerra Anti Submarina).

Helicópteros russos Ka-52 'Alligator' em ação na síria (Fotos & Vídeo)




O primeiro protótipo do KA-52 foi uma modificação do KA-50 para testes estáticos. Em novembro de 1996 foi concluída a construção de uma versão atualizada do modelo, que realizou seu primeiro voo em 25 junho de 1997, tendo seu contínuo desenvolvimento e aperfeiçoamento sido realizado até 2008, ano em que se iniciou sua produção em série.

Tiroteio deixa ao menos 2 mortos em base da USAF no Texas


Lackland fica a 250 de km de Fort Hood, onde, em 2009, foi realizado o maior massacre em uma base militar norte-americana Reprodução/twitter.com
Por: Redação OD
Um tiroteio ocorreu dentro das dependencias de uma base da Força Aérea norte-americana, no Texas o qual deixou pelo menos dois mortos nesta sexta-feira (8). Os dois corpos foram encontrados dentro de um edifício na base conjunta San Antonio-Lackland, informaram as forças de segurança locais, que acreditam se tratar do agressor e de uma vítima.

Vídeo do exercício realizado entre a FAB e a US Navy de combate aéreo, por ocasião da UNITAS 2015



Por Anderson Gabino

O exercício UNITAS aconteceu na passagem pela costa brasileira do porta-aviões norte-americano USS George Washington em novembro de 2015, durante o deslocamento do Sul para o Sudeste do Brasil, contornado o continente Sul-Americano durante viagem do Japão até a costa leste dos Estados Unidos. Aproveitando-se desta situação a FAB realizou exercícios aéreos com as aeronaves do porta aviões GW.

Avibras irá expor pela primeira vez na LAAD Security e apresentará a viatura Guará 4WS





Reconhecida mundialmente pela excelência e pela qualidade de seus produtos e sistemas de defesa, a Avibras Indústria Aeroespacial fará apresentação oficial do protótipo da viatura Guará 4WS 4X4, versão para emprego policial, na LAAD Security (Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa) de 12 a 14 de abril, no Riocentro – Exhibition & Convention Center, no Rio de Janeiro. A feira reúne empresas nacionais e internacionais que fornecem tecnologias, equipamentos e serviços para Segurança Pública, Forças Policiais, Forças Especiais, Forças Armadas, Law Enforcement, Homeland Security e gestores de segurança de grandes corporações, concessionárias de serviços e infraestrutura crítica do Brasil e América Latina. 

Exército Brasileiro reforça sua presença nas fronteiras do Acre em operação


Exército faz operação nas área sde fronteira do Acre sem data para terminar (Foto: Jhonatas Fabrício/Arquivo pessoal)
O Exército Brasileiro iniciou, na última segunda-feira (4), a Operação Traíra, que tem como objetivo a intensificação da presença da Força Terrestre na faixa de fronteira, com prioridade para o combate aos ilícitos transfronteiriços e ambientais na região. As ações ocorrem nos estados do Amazonas e do Acre, tendo como prioridades de atuação as regiões como a Serra do Divisor, que fica na fronteira do Peru com o Brasil. Segundo o major Gustavo de Lima, o responsável pela parte de comunicação, a operação vai trazer mais segurança à comunidade.

RIOgaleão realizou exercício simulado de emergência aeronáutica visando a segurança durante os Jogos Olímpicos Rio 2016


O consórcio RIOgaleão realizou no último dia 30/03, na área do Aeroporto Internacional Tom Jobim, um Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica (ESEAC), que é um dos testes obrigatórios previstos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para avaliar a eficiência do aeroporto em casos de acidentes aéreos. O simulado, que envolveu a equipe de resposta à emergências, contou com a colaboração de profissionais do Hospital da Força Aérea do Galeão (HFAG), do Batalhão de Infantaria Especial (BINFAE), do Grupamento Aéreo Militar (GAM) e do Batalhão de policiamento em Áreas Turísticas (BPTUR), além de voluntários da concessionária, membros do Corpo de Bombeiros Militar, da Cruz Vermelha Brasileira e de 11 companhias aéreas.