quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Navio Doca Multipropósito “Bahia” é aprovado em inspeção operativa

NDM “Bahia” foi recentemente incorporado à Esquadra brasileira
Por: Redação OD
No dia 14 de outubro, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” foi aprovado pela Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIAsA), do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão. Durante a inspeção operativa foram realizados diversos exercícios, tais como: simulação de combate a incêndio, lançamento e recolhimento de Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e de Embarcações de Desembarque e atuação com helicópteros.

Carro Lagarta Anfíbio preparando-se para ser acolhido pelo NDM “Bahia”
A aprovação do navio pela CIAsA representa que o “Bahia” está pronto para operar com os demais meios da Esquadra em Grupo-Tarefa e, assim, atender com eficácia às tarefas que lhe forem atribuídas. No período de 3 a 13 de outubro, alguns dias antes da aprovação do NDM “Bahia”, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, empregando um helicóptero UH-15, participou do Programa de Adestramento no Mar III e Verificação de Eficiência do “Bahia”, realizado pela CIAsA.
Helicóptero UH-15 operando no Navio Doca Multipropósito “Bahia”
A aeronave “Pégasus” N-7106 participou de uma série de exercícios, dentre os quais transporte de tropa de fuzileiros navais durante movimento navio para terra por helicóptero, operação de esclarecimento de alvos de superfície e qualificação e requalificação em pouso a bordo, tendo sido alcançada a qualificação de três aviadores navais. Outro fato de relevância foi a realização, após homologação, do primeiro pouso no SPOT 1, localizado mais avante no convoo. A participação nesse tipo de missão contribui para a elevação operacional e melhoria no adestramento de todos os meios envolvidos durante a realização de operações embarcadas.
FONTE: CCSM

Nenhum comentário: