segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Comemoração do Dia do Aviador e da Força Aérea revive história de Santos Dumont

O marcante voo de Santos Dumont é celebrado pelos integrantes da FAB
Por: Redação OD
Na manhã deste último domingo (23), a Base Aérea de Brasília sediou as comemorações do Dia do Aviador, data do primeiro voo realizado por Alberto Santos Dumont – patrono da Força, e dos 75 anos da Força Aérea Brasileira (FAB). O presidente Michel Temer compareceu à solenidade e participou da entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA). Em texto alusivo, Temer ressaltou as ações da Força Aérea no cumprimento da missão constitucional e a participação em atividades vitais para o país.

“Por suas asas, vítimas de calamidades são resgatadas de volta à segurança. Por suas asas, tecidos e órgãos são rapidamente transportados para viabilizar cirurgias e transplantes. Por suas asas, partes remotas do nosso território recebem assistência e proteção. São asas que salvam vidas,” disse. A Ordem do Mérito Aeronáutico é a maior condecoração concedida pela FAB. Em todo país, foram 453 agraciados e 58 no exterior. 
Mensagem de Temer destacou o papel da aeronáutica para salvar vidas em todo o País
Só em Brasília, 170 pessoas foram homenageadas, entre elas os ministros da Justiça e Cidadania, Alexandre Moraes; da Educação, Mendonça Filho; e das Cidades, Bruno Araújo.  Também foram condecorados estandartes de organizações militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou a preparação da FAB para o futuro e o papel da Defesa. 
“Nesse contexto, a indispensável incorporação de novos vetores e armamentos, a modernização da estrutura organizacional, o domínio de tecnologias e a plena integração com as Forças coirmãs, centrada em um Ministério da Defesa estruturado e coeso, concorrerão para o sucesso da nossa missão”. Cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), vindos de Pirassununga (SP), fizeram parte do desfile da tropa, ao som da Banda da Base Aérea. 
A AFA é o estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira
Durante a solenidade, foi anunciado pelo Comando da Aeronáutica o projeto Força Aérea 100, cujo objetivo é a centralização de atividades administrativas e a otimização do emprego operacional de seus vetores, que se procederá dentro de 25 anos, quando a Força completará o centenário de criação. Participaram da cerimônia o ministro chefe do GSI, general Sergio Etchegoyen; o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira; o comandante do Exército, general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
Passados 110 anos, Santos Dumont revive
A solenidade na Base Aérea surpreendeu o público, quando, na sequência da formatura militar, surgiu a figura de Santos Dumont indo ao encontro de um piloto da época atual. A encenação uniu o passado e o presente e, como descreveu o locutor, “sonhar não é um ato descolado da realidade”. Em 23 de outubro de 1906, o feito de Santos Dumont se reflete, hoje, na aeronáutica universal.  O breve reviver teve como protagonistas o coronel Francisco Garonce, ex- chefe do cerimonial da Aeronáutica, no papel de Santos Dumont;  e o capitão Ramon Forneas, primeiro piloto do caça Gripen formado na Suécia.


Por major Sylvia Martins Assessoria de Comunicação Social (Ascom)/Ministério da Defesa- Fotos: Tereza Sobreira

Nenhum comentário: