terça-feira, 25 de outubro de 2016

Base secreta nazista é descoberta em ilha no Ártico

A base foi de vital importância durante a Segunda Guerra 

Por: Redação OD
Pesquisadores russos anunciaram a descoberta dos escombros de uma base secreta nazista instalada numa ilha no Círculo Polar Ártico durante a Segunda Guerra Mundial. A expedição recolheu cerca de 500 artefatos, incluindo uniformes militares, munições, armamentos e equipamentos meteorológicos. A presença das forças alemães na região era conhecida por registros históricos, mas sua localização era um mistério guardado por mais de sete décadas.

Foram encontrados cerca de 500 artefatos que comprovam a presença de forças nazistas no Círculo Polar Ártico - Yulia Petrova/Parque Nacional Ártico Russo

Até então, ela só era conhecida por fontes escritas, mas agora nós temos uma prova real celebrou Evgeny Ermolov, pesquisador do Parque Nacional Ártico Russo. Podemos inserir esses dados no conhecimento científico para expandir e esclarecer as operações do exército alemão na região ártica durante a guerra.
Foram encontrados cerca de 500 artefatos que comprovam a presença de forças nazistas no Círculo Polar Ártico - Yulia Petrova/Parque Nacional Ártico Russo

Batizada como Schatzgräber (caçador de tesouro, em alemão), a base foi instalada na Terra de Alexandra, uma grande ilha do arquipélago de Francisco José, no Oceano Ártico, região hoje pertencente à Rússia. A estrutura ocupava uma grande área a cerca de 500 metros da costa, com espaço suficiente para um campo de pouso temporário.
Embalagem de cartuchos para sinalizadores datado de 1941 - Yulia Petrova/Parque Nacional Ártico Russo

Segundo os pesquisadores, o complexo nazista era composto por uma estação meteorológica, uma rede de fortificações na costa, um campo reserva em Cape Nimrod e um aeródromo temporário. Registros históricos indicam que a base foi instalada em novembro de 1943 e funcionou até julho do ano seguinte. Durante este período, foram produzidos mais de 700 boletins meteorológicos, que foram transmitidos para o comando militar nazista.

Com base em fontes históricas autênticas, incluindo as memórias de um dos membros do grupo de meteorologistas alemães, nós conduzimos um estudo sobre a estação — disse Ermolov. Agora nós podemos reconstruir os eventos e dissipar falsos mitos. Os dados coletados pelos meteorologistas serviam para apoiar cruzadores e submarinos nazistas que realizavam ataques na rota marítima do norte, bastante utilizada por embarcações russas. Entre os artefatos descobertos estão pertences pessoais, documentos e outros itens com o símbolo nazista, alguns datados de 1942.
Equipamentos de metal sofreram com a corrosão ao longo do tempo - REPRODUÇÃO/POLIT RUSSIA/YOUTUBE

A base foi abandonada em julho de 1944, após todos os membros da equipe nazista adoecerem com triquinelose, causada pela ingestão de carne de urso polar. Eles foram evacuados e a estação foi deliberadamente destruída, o que dificultou a sua localização. Os artefatos descobertos foram catalogados e transportados para a cidade de Arkhangelsk, no norte da Rússia, para serem analisados. Uma exposição aberta ao público está programada ainda para este ano.
Entre os vestígios encontrados estão cartuchos de munição e outros armamentos - REPRODUÇÃO/POLIT RUSSIA/YOUTUBE

FONTE: O Globo

Nenhum comentário: