segunda-feira, 1 de agosto de 2016

O sistema UT-30 BR e sua utilização nas Viaturas 6x6 Guarani do Exército Brasileiro


Por: Rangel Panichi Flores

Ao adquirir a UT-30BR (Unmanned Turret 30mm Brazil), uma torre não tripulada, estabilizada em direção e elevação, blindada, montada externamente na VBTP-MR (Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média de Rodas) 6x6 Guarani e que pode ser integrada a outros tipos de viaturas blindadas, o Exército Brasileiro aumentou suas capacidades de combate. A empresa israelense Elbyt Systems Ltd. é a fabricante da família UT-30 e além do Brasil, vários países já a adquiriram, tais como Eslováquia, Bélgica e Portugal. Em uma torre não tripulada o atirador permanece protegido dentro do blindado, observa o campo de batalha por um monitor LCD e opera-o através de um punho semelhante a um joystick, não havendo a necessidade de se expor ao meio externo.


Esse equipamento foi adquirido para mobiliar as Brigadas de Infantaria Mecanizada (Bda Inf Mec) do EB. Inicialmente, as VBTPMR 6x6 Guarani, dotadas deste SARC (Sistemas de Armas Remotamente Controlado) serão distribuídas para os Batalhões de Infantaria Mecanizados (BI Mec) e para o Centro de Instrução de Blindados (CI Bld). Nos BI Mec, as VBTP farão parte dos Pelotões de Apoio de Fogo, das Companhia de Comando e Apoio de cada Batalhão. Um passo importante em um projeto ambicioso como este é a capacitação dos recursos humanos que irão experimentar seu emprego tático, disseminar o conhecimento de operação, manutenção e avaliar tecnicamente o Produto de Defesa (PRODE).


Portanto, visando as futuras atividades de experimentação doutrinária, instrução, avaliação técnica e operacional, o EB designou militares da 15ª Bda Inf Mec, do CI Bld e do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) para realizarem o Curso de Operação e Manutenção de 1º Escalão e o Curso de Atirador Avançado da UT-30BR. Os cursos foram ministrados por técnicos da empresa (israelense) Elbit Systems e (brasileira) ARES Aeroespacial e Defesa S.A, entre 15 de maio e 7 de junho de 2016 nas instalações do CAEx, no Rio de Janeiro. Durante os cursos foram ministradas diversas instruções teóricas e práticas sobre a torre, seus armamentos, equipamentos e técnicas avançadas de tiro. Pode-se destacar a apresentação e operação do monitor, dos punhos do Atirador e do Comandante, e a realização do tiro real com munição 30mm e 7,62mm.


O Guarani com UT-30BR tem três tipos de armamentos: o canhão automático 30mm ATK BushMaster MK44, a metralhadora coaxial 7,62mm e o lançador de granadas fumígenas 76mm. O canhão possui funcionamento elétrico, tipo Chain Gun, onde o conjunto ferrolho do canhão se movimenta através do movimento cíclico de uma corrente, não sendo necessária a utilização dos gases oriundos dos disparos. Este modo de funcionamento proporciona um índice muito baixo de incidentes de tiro e fácil manutenção. A torre possui dois cofres de munição 30mm, um com capacidade para 50 cartuchos e outro para 150, então, é possível alimentar o canhão com até dois tipos de munição simultaneamente. Sua cadência inicial de tiro é de 200 tiros por minuto e é controlada por uma central eletrônica dedicada ao canhão.


Quanto ao seu alcance efetivo, se utilizada munição perfurante, é de 3000 metros e quando empregada a munição explosiva, o alcance efetivo é de 2000 metros. Uma vantagem é que a munição é toda estocada na parte externa da viatura, aumentando as chances de sobrevivência da tropa, caso seja atingida por disparos de anticarro ou mina terrestre. A metralhadora automática coaxial 7,62mm proporciona alta expectativa de impacto a 500 metros e possui uma cadência de tiro de aproximadamente 700 tiros por minuto, porém pode ser alterada de acordo com o ajuste do regulador de gases. Diferente do canhão, os gases dos disparos são aproveitados para o funcionamento da metralhadora. O terceiro armamento que poderá ser empregado pela guarnição é o lançador de fumígenas, que pode lançar 08 granadas a aproximadamente 30 metros de distância, formando uma cortina de fumaça de cerca de 100 metros de frente, que obscurece as vistas sobre a viatura e a protege contra a telemetria laser dos armamentos inimigos. 


O operador pode disparar quatro ou oito granadas simultaneamente. O dispositivo de segurança de detecção de ameaça laser chamado ELAWS (Elbit's Laser Warning System) é uma importante possibilidade que alerta o comandante e o atirador quando a torre recebe uma ameaça laser inimiga, informando a direção de origem. Em uma situação de combate, quando detectada a ameaça, o operador pode configurar a torre para apontar automaticamente para a direção ou manualmente, bastando pressionar um botão para realizar o apontamento. O Automatic Target Tracking (Acompanhamento Automático de Alvos), também conhecido como “auto tracking”, é um recurso muito útil disponível na UT-30BR e ao optar pela utilização deste, o comandante ou o atirador podem realizar o acompanhamento, sem a necessidade de interferência humana. Ademais, a opção denominada “HunterKiller” (Caçador-Matador) possibilita ao comandante trazer o armamento para a direção em que ele estiver observando, independente da vontade do atirador.


Por exemplo, suponha-se que o atirador esteja apontando o canhão para uma determinada direção e o comandante observando em outra. Caso o comandante decida engajar o seu alvo, traz o canhão para seu comando e executa o disparo, sem a interferência do atirador. A guerra é antes de tudo, um combate interior. É na alma do soldado que a batalha é ganha ou perdida. Por mais inovações tecnológicas que estejam à disposição das nossas tropas, está na mão de um combatente a responsabilidade por executar o disparo. O CI Bld está diuturnamente comprometido em criar as condições para que o recurso humano tenha todo o conhecimento e competência para o melhor uso dos atuais meios de emprego militar.

ORGULHO DE SER SARGENTO ! AÇO, BOINA PRETA, BRASIL!

Rangel Panichi Flores – 2º Sgt Turma de 2001 Monitor da Seção de Ensino de Operação de Blindados do CI Bld / Leo Machado Botelho – S Ten Adjunto de Comando do CI Bld / Aprovado pelo TC Ádamo Luiz Colombo da Silveira Cmt CI Bld

FONTE: Centro de Instrução de Blindados

Nenhum comentário: