segunda-feira, 22 de agosto de 2016

Forças Armadas estudam manter policiamento no Boulevard Olímpico

Força Nacional patrulhou as Arenas dos Jogos - Daniel Marenco / Agência O Globo
Por: Redação OD
O ministro da defesa Raul Jungmann e o General de Exército Fernando Azevedo Silva, comandante Militar do Leste (CML), participam de uma coletiva no CML para avaliar a segurança durante os Jogos Rio-2016. Também estiveram presentes o Vice Almirante Leonardo Puntel, Comandante do 1º DN e o Major Brigadeiro José Euclides da Silva Gonçalves, Comandante do III Comar. O comando estuda manter o policiamento reforçado no Boulevard Olímpico após a Olimpíada. Segundo o almirante Puntel, o reforço, quando houver necessidade, será próximo ao distrito naval nos finais de semana e feriados.

Forças Armadas vão permanecer no Rio para as eleições
Durante a coletiva o ministro da defesa, Raul Jungmann, confirmou que as Forças Armadas irão permanecer na cidade durante as eleições, “A permanência dos militares na cidade é para atender um pedido formal do ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral”, segundo o ministro, os militares irão garantir a segurança dos eleitores, das urnas e dos candidatos em regiões dominadas pelo tráfico e pela milícia.

Militares do Exército patrulham a entrada do Maracanã, durante o ensaio geral da cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio-2016 - Alexandre Cassiano / Agência O Globo

O general Fernando Azevedo Silva, comandante militar do leste (CML), esclareceu que é preciso aguardar o pedido formal para saber quantos militares serão empregados e onde eles atuarão. O ministro e o general participaram de uma coletiva de imprensa no CML para avaliação da segurança nos jogos do Rio. 


Ao encaminhar o pedido a Jungmann, Mendes atendeu a um pedido do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, desembargador Antônio Jayme Boente. “Há muita insegurança no Rio de Janeiro. O próprio presidente (do TRE) nos pediu que fizesse intervenção. E nós cuidamos de traduzir essa preocupação ao ministro Raul Jungmann, da Defesa, para que pelo menos parte dessas forças lá permaneçam depois das Olimpíadas e alcancem o período eleitoral”, afirmou o presidente do TSE, na nota divulgada pela Corte eleitoral.
FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: