terça-feira, 12 de julho de 2016

Percepção contra o terrorismo, você sabe o que fazer???


Por: Redação OD
Os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro no período de 5 a 21 de agosto. O Brasil está inserido no contexto global como um país pacífico e colhe de seu relacionamento com as outras nações o fruto saudável da paz. A conjuntura mundial conturbada, porém, pode trazer para nosso território eventos indesejáveis como atos terroristas. Para contribuir com o ambiente de segurança dos Jogos Olímpicos de 2016, a ADESG-RJ preparou este material de sensibilização para que possamos compreender e evitar o fenômeno em nosso país.

O que é? Terrorismo pode ser explicado como o uso ilegal da força ou violência contra pessoas ou propriedades para intimidar ou coagir um governo, uma população civil ou um segmento dela, em apoio a objetivos políticos, sociais ou religiosos.
Como identificar um terrorista? A história nos traz exemplos doe terroristas das mais diversas classes sociais, grupos étnicos, culturas e religiões e não devemos nos deixar levar por estereótipos ou preconceitos. Terroristas são pessoas para quem os objetivos a serem alcançados justificam o emprego de quaisquer meios, independentemente do quão covardes ou violentos eles possam ser.
Como diferenciar terrorismo de crime comum? No Terrorismo, sequestros, assassinatos, danos ao patrimônio e desmoralizações são empregados segundo a metodologia de "agir contra um e intimidar o maior número possível de pessoas". A maneira de agir dos terroristas por vezes é copiada por outros atores, como o crime organizado, indivíduos desequilibrados ou, até mesmo, por movimentos reivindicatórios de caráter declaradamente social.

Quais são os alvos mais visados? Terroristas procuram alvos de grande visibilidade, que possam atacar sem serem previamente detectados, tais como aeroportos, estações rodoviárias, ferroviárias, de barcas, metros, shopping centers, eventos com grande concentração de público, hotéis, pontos turísticos etc. Locais abertos, facilmente acessíveis ao público e onde não haja revista rigorosa são bastante apreciados como alvos para terroristas.
Que armas os terroristas utilizam? Modernamente, terroristas tem empregado armas de fogo em grande parte de seus ataques, preferindo sempre locais onde a segurança seja deficiente e não haja risco de revide por parte de agentes ou de cidadãos armados. Em caso de ataque com armas de fogo, Fuja! Se não for possível, Esconda-se!
Como o terrorista prepara seus ataques? Antes de atacar, terroristas buscam informações sobre seus alvos e sua segurança para conhecer sua rotina e poder definir o melhor momento para atacá-lo. 7 - Como lidar com o ataque? A melhor maneira de lidar com um incidente terrorista é tentar preveni-lo antes que ele ocorra. E preciso estar atento ao que está acontecendo à sua volta. Se detectar eventuais sinais da preparação de um ataque, comunique às autoridades.
Como lidar com o ataque? A melhor maneira de lidar  com um incidente terrorista é tentar preveni-lo antes que ele ocorra.É preciso estar atento  ao que está acontecendo a sua volta. Se detectar eventuais sinais de preparação de um ataque, comunique imediatamente as autoridades.
Como se prevenir? Esteja atento. Pessoas, veículos, volumes e tudo que não pertença ao local ou dê a impressão de que não são próprios do ambiente deve despertar desconfiança.
Quais as principais pistas? Pessoas estranhas observando e fotografando detalhes de segurança, que parecem estar disfarçadas como pedintes, como ambulantes ou motociclistas parados e fazendo anotações, usando binóculos próximos a locais que sejam alvos potenciais de terrorismo devem provocar desconfiança.
Como terroristas procedem com os sistemas de segurança? Eles sempre tentam testar os sistemas para encontrar falhas a explorar. Qualquer tentativa de testar ou burlar sistemas de segurança existentes deve ser motivo de desconfiança, mesmo quando perpetradas por pessoas aparentemente inocentes e insuspeitas. Terroristas podem empregar idosos, crianças, mulheres bonitas ou deficientes físicos.

Em que detalhes prestar atenção? Roupas destoantes do nosso clima, como jaquetões e casacos compridos ou mochilas muito grandes, podem ajudar a esconder armas de fogo como fuzis e submetralhadoras. Veículos estranhos ao local podem e devem levantar suspeitas. Procure fixar-se nas fisionomias e procure associá-las a pessoas conhecidas, pois isso vai ajudar na identificação ou na eventual confecção de retratos falados.
Que outras armas os terroristas usam? As bombas são um dos instrumentos mais empregado por terroristas. Normalmente, são colocadas em locais de grande movimentação pública (como saguões de prédios, corredores e calçadões), bem como ser instaladas em locais estratégicos como transformadores, geradores ou estações de controle de energia, próximo a estoques de gás ou combustíveis, painéis de controle e todo lugar onde sua detonação puder ampliar danos ou mortes.
Como identificar uma bomba? Embora possam ser camufladas, normalmente uma bomba será um objeto suspeito, que aparentemente destoe na paisagem de um referido local. Na maioria dos casos, será uma caixa, pacote ou mochila aparentemente esquecidos no local.Atenção: Não manuseie o objeto encontrado! Mantenha distância em local abrigado e acione imediatamente a polícia.
Redes Sociais são um bom canal de denúncia? Não. Você não tem certeza nem controle sobre quem vai ver o seu conteúdo postado, que se espalhará rapidamente pelas redes sociais. A sua postagem pode, inclusive, servir de alerta a um terrorista de que ele foi descoberto. Por isso, se você fotografar ou filmar algo ou alguém, encaminhe para as autoridades competentes.
Dica: Mantenha listagens atualizadas com os telefones do Batalhão da Polícia Militar e da Delegacia de Polícia responsáveis pela área e comunique de imediato qualquer anormalidade.

Telefones Úteis: 
Polícia Militar: 190 
Esquadrão Antibombas: (21)2582­7972 | (21)2582­7976 
Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro: (21) 2203­4000 
Disque­ Denúncia: (21) 2253­1177 
FONTE: ADESG - Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Nenhum comentário: