domingo, 17 de julho de 2016

Forças de segurança realizam exercício de enfrentamento a ameaças terroristas em estação de trem em Deodoro


Por: Anderson Gabino

Terroristas armados invadem um trem da Supervia, e fazem reféns vários passageiros, em um ato de sobrevivência alguns dos reféns fogem de dentro dos vagões e os terroristas detonam uma bomba e simultaneamente começam a atirar contra os reféns que correm na plataforma na tentativa de obterem abrigo e proteção...com este enredo foi realizado no dia de ontem (16), o maior exercício integrado de enfrentamento a ameaças terroristas em terminais de transporte público na estação de trem da Supervia, em Deodoro. Diversas forças, agências e instituições treinaram juntas em um cenário que simulou ataque com arma de fogo e explosivos dentro de um vagão, incluindo reféns. Cerca de 800 profissionais civis e militares de 20 agências se envolveram no exercício, que é parte da preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Durante a ação, foram testados os fluxos de informação e os acionamentos operacionais. Verificou-se também a coordenação das ações no terreno, tais como a neutralização da ameaça, o isolamento da estação e o atendimento às vítimas.



Os órgãos envolvidos aproveitaram para treinar os protocolos elaborados e os diversos sistemas de Comando e Controle que possuem, aumentando, assim, a troca de experiências interagências e a capacidade de resposta de forma coordenada. A ação começou ainda na sexta-feira, após a simulação do recebimento de informação da existência de um núcleo de atividade terrorista em Gericinó. Depois da checagem pelo setor de inteligência e acionamento do Gabinete de Gestão de Crise, no Centro Integrado de Comando e Controle, equipes do Comando de Operações Especiais foram acionadas e conseguiram neutralizar a ameaça. Mesmo assim, no sábado, informações indicavam uma ameaça de bomba na rede ferroviária. Diante disso, houve isolamento da área, mas a explosão aconteceu, resultando na mobilização da força de contingência.


Participaram do exercício, em parceria com a Supervia: o Coordenador Geral de Defesa de Área (Forças Armadas); a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, do Ministério da Justiça e Cidadania; a Agência Brasileira de Inteligência; a Polícia Federal; a Polícia Rodoviária Federal; a Força Nacional de Segurança Pública; a Casa Civil do Governo do Estado do Rio de Janeiro; a Secretaria de Estado de Segurança; a Secretaria de Estado de Saúde; a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro; a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro; o Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Rio de Janeiro; a Secretaria de Defesa Civil; o Centro de Operações Rio; a Secretaria Municipal de Saúde; a Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio); a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GMRJ); e o Metrô Rio.


O exercício começou com uma equipe das forças de segurança, que estarão atuando na segurança das estações de trem, indo até o local onde se encontravam os terroristas para que os mesmos pudessem avaliar, entender a situação e poder assim avisar ao centro de controle o que se passava no local, feito este contato prévio, o centro de controle acionou as equipes Contra Terror (que se encontram em bases próximas aos CDS's), para a estação de trem. As equipes chegaram divididas em dois helicópteros do Exército Brasileiro, o desembarque das equipes se deram em um terreno nos fundos da estação de trem fora da visão dos terroristas.


Após o desembarque dos mesmos um dos helicópteros (um Pantera) retornou em voo rasante e simulando um desembarque de equipes via Fast Hope, na missão de iludir e desviar a atenção dos terroristas, enquanto as duas equipes Contra Terror (Bravo 1 e Bravo 2) chegavam pelo lado oposto da simulação de desembarque aero móvel, para conseguirem, assim invadir e tomar o trem. Após a invasão foi feita uma varredura onde se constatou a presença de uma mochila e foi acionado um grupo de militares do 1º Btl. DQBRN e Policiais Civis do Esquadrão Anti bomba.


Além das atividades em campo, todo o monitoramento foi feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle Regional, no CICC, na Cidade Nova, já ativado para acompanhar os preparativos finais da segurança para o evento. Entre os muitos objetivos de cada participante, buscou-se identificar os procedimentos a serem aplicados por tropas militares em situações semelhantes; avaliar o emprego de Forças de Operações Especiais; e realizar o adestramento de integrantes dos centros de operações de órgãos de segurança pública, do Esquadrão Antibomba, da equipe de perícia e da equipe de pronta resposta em operações de resgate, busca, salvamento, combate a incêndio e atendimento pré-hospitalar.


De acordo com o General de Divisão Mauro Sinott Lopes, Comandante do Comando Conjunto de Prevenção e Combate ao Terrorismo, “o exercício foi muito proveitoso, porque permitiu o trabalho com parâmetros reais de acionamento e de emprego de tropa. Um exercício dessa natureza é fundamental para que tenhamos a prática de atuação conjunta, visando a integração entre as forças. Tudo isso dentro de um processo de melhoria contínua dos procedimentos".


Para diretor de operações da Supervia João Gouveia, "a concessionária terá um papel fundamental no transporte do público durante os Jogos. Este é o quinto simulado realizado no sistema ferroviário em parceria com a 1ª Divisão de Exército e forças públicas de segurança com foco em possíveis ameaças externas. Em paralelo a esse trabalho, teremos cerca de 1.500 funcionários mobilizados no atendimento ao passageiro nos trens e estações".

Galeria de fotos 

Clique para expandir



















































Nenhum comentário: