sábado, 23 de julho de 2016

Forças Armadas e órgãos de segurança pública fazem demonstração em Brasília

Cerca de 4 mil integrantes das Forças Armadas, de órgãos de Segurança Pública e de agências participaram do demonstração interagências

Por: Redação OD

O comandante militar do Planalto, general César Leme Justo, acompanhou, nesta sexta-feira (22), o apronto operacional realizado no estacionamento do Estádio Nacional Mané Garrincha, com o objetivo de apresentar os meios empregados por ocasião das partidas do futebol olímpico, no Distrito Federal. Cerca de 4 mil integrantes das Forças Armadas, de órgãos de Segurança Pública, de agências governamentais e da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), participaram da demonstração operacional interagências.

Coordenado pelo Comando Militar do Planalto (CMP) e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Paz Social (SSP-DF), a ação teve início, às 10h30min, com a apresentação das tropas das Forças Armadas ao governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Esse evento dá uma demonstração inequívoca de que estamos unidos e preparados para garantir que a Olimpíada possa se realizar de forma pacífica, tranquila e segura, no Distrito Federal, e no Brasil”, disse Rollemberg.


O comandante militar do Planalto ressaltou a importância da ação para mostrar as tropas, agências e órgãos de segurança pública atuando de forma conjunta. “Num ambiente com tantas agências e forças operando a integração é fundamental. Prova disso foi essa demonstração de hoje”, declarou Leme.De acordo com ele, a fase de preparação foi finalizada hoje e as Forças Armadas terão como atribuições a defesa de estruturas estratégicas, aeroespacial, aeroportuária e lacustre durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016.
O integrante do 22⁰ Batalhão de Infantaria de Palmas (TO), major Marcelo Costa de Abreu, permanecerá na capital federal durante os Jogos Olímpicos com a finalidade de contribuir para a promoção de um ambiente seguro e estável. “Após o adestramento e preparação ao qual fomos submetidos, não tenho dúvidas que cumpriremos as missões constitucionais para a realização das Olimpíadas na cidade de Brasília”, disse.
Militares permanecerão na capital com a finalidade de contribuir para a promoção de um ambiente seguro e estável

O Batalhão de Operações Especiais (Bope), da Polícia Militar, estava entre os 35 órgãos do DF presentes no evento. O sargento da Polícia Militar lotado no Bope, Vicente de Sousa Caetano, explicou que irá atuar com possíveis desarmamentos de artefatos explosivos. “Nós faremos de desativação até inspeções, para isso contamos com o apoio de um robô de origem americana, utilizado no trato com esses artefatos”.
Após a formatura militar, houve apresentação dos grupamentos das Forças de Segurança e de Defesa, exposição temática com viaturas, aeronaves, armamentos especiais, cabine de comando e controle. Participaram da demonstração tropas da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, representações do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Departamento de Estradas de Rodagem, Detran, Polícia Civil, Polícia Militar, Samu e as forças conjuntas de enfrentamento ao terrorismo.
FONTE: Assessoria de Comunicação Social (Ascom), Por Lane Barreto | FOTOS: Tereza Sobreira 

Nenhum comentário: