terça-feira, 5 de julho de 2016

Força Nacional assume segurança dos Jogos a partir desta terça

Agentes da Força Nacional de Segurança Pública: maior preocupação nas Olimpíadas é com segurança, diz ministro dos Esportes - Antônio Cruz / Agência Brasil
Por: Redação OD
A um mês do início da Olimpíada, a Força Nacional assume a segurança dos Jogos a partir desta terça-feira. Segundo o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, a segurança das arenas olímpicas será responsabilidade da Força Nacional. Moraes garantiu ainda que já foram liberados R$ 2,9 bilhões pela União para ajudar o governo estadual a pagar os salários de policiais civis e militares, além da primeira parcela atrasada do RAS (Regime Adicional de Serviço). Nesta terça-feira, será ativado o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). A função do SICC é coordenar a integração da Operação de Segurança dos Jogos Rio 2016.

As forças de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC-RJ) e das demais cidades do futebol até o fim dos jogos, a fim de garantir a segurança da população, atletas e espectadores. Além da Força Nacional, durante os Jogos, as Forças Armadas no estado deverão reforçar o policiamento nas estações de trens e em todas as principais rotas olímpicas, como vias expressas (Linhas Vermelha e Amarela), terminais de passageiros (como aeroportos e rodoviárias), túneis e avenidas da Zona Sul. 
A Marinha anunciou ainda que estará presente nas ruas, reforçando o patrulhamento da orla, de São Conrado ao Caju, juntamente com a Força Nacional e as polícias Militar, Civil e Federal. A mudança na atuação das Forças Armadas, que durante a Copa do Mundo foi discreta, leva em conta o cenário internacional, com a possibilidade de uma ação terrorista durante o evento.
FORÇAS ARMADAS TERÃO 22 MIL MILITARES NA SEGURANÇA DOS JOGOS
O ministro da Defesa, Raul Jungmann, anunciou na manhã desta terça-feira que as Forças Armadas vão atuar na segurança da Olimpíada do Rio com cerca de 22 mil homens. Esse efetivo, anteriormente previsto, era de 18 mil. Do total dos 22 mil, cerca de 500 vão compor uma força reserva. O ministro disse que os militares vão atuar na segurança do Aeroporto Tom Jobim e nas vias principais das cidades, como a Linha Amarela, Avenida Brasil e toda faixa costeira, além da Transolímpica e ferrovias.
FONTE: O Globo

Nenhum comentário: